LATAM inicia novo projeto de Economia Circular no Brasil e chega a 30 toneladas de uniformes reutilizados em menos de um ano

softelec

Imagem: Divulgação | Ag. Cria Brasil

  • Após transformar 25 toneladas de uniformes usados com a consultoria gaúcha Revoada, companhia fecha agora parceria com a Costurando Sonhos Brasil, de São Paulo
  • Inicialmente, nova parceria vai transformar 5 toneladas de uniformes por meio do trabalho de upcycling (reutilização criativa) realizado por 70 costureiras de Paraisópolis
  • Além do impacto social, projeto apoia LATAM em sua jornada para eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma empresa zero resíduos para aterros sanitários até 2027
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, dezembro de 2022 – Em sua jornada pela Sustentabilidade, a LATAM acaba de fechar a sua segunda parceria no Brasil para upcycling (reutilização criativa) de uniformes usados. Trata-se da Costurando Sonhos Brasil, de São Paulo. Em fevereiro deste ano, vale lembrar, a LATAM havia iniciado um projeto pioneiro no setor aéreo nacional e similar com a consultoria gaúcha Revoada, responsável até agora por transformar 25 toneladas de roupas da empresa. Inicialmente, a Costurando Sonhos Brasil vai transformar um primeiro lote de 5 toneladas. Como resultado imediato, os projetos combinados vão totalizar 30 toneladas de uniformes da LATAM reutilizados no Brasil de forma criativa em menos de um ano.

Ao todo, a nova parceria da LATAM com a Costurando Sonhos Brasil contará com o trabalho de 70 costureiras moradoras de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da capital paulista. O projeto nasceu para transformar a vida de mulheres vítimas de violência doméstica no bairro, que são capacitadas pela própria Costurando Sonhos Brasil. A iniciativa oferece a oportunidade de uma nova profissão e de uma fonte de renda por meio da atividade de upcycling (reutilização criativa).

O processo com os uniformes usados consiste em duas frentes: doação de peças em bom estado para pessoas da própria comunidade e desenvolvimento de uma coleção de roupas e acessórios. Nas duas frentes as peças são totalmente descaracterizadas e o viés central é a geração de impacto social positivo.

Como explica Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil, “além de impactar de forma positiva muitas mulheres em situação de vulnerabilidade, projetos de Economia Circular desse tipo são baseados na cooperação e nos auxiliam em nossa própria jornada de Sustentabilidade. Agradecemos a confiança da Costurando Sonhos Brasil e das costureiras de Paraisópolis porque somente com o trabalho em equipe vamos conseguir repensar, reduzir, reusar e reciclar os nossos materiais para contribuir com o desenvolvimento sustentável.”

Já Suéli Feio, co-fundadora do Costurando Sonhos Brasil destaca: “estamos muito contentes em poder contar com a parceria da LATAM, que é uma empresa reconhecida por realizar os sonhos de tantas pessoas. Temos certeza que essa parceria abrirá portas para a chegada de mais oportunidades de negócios com empresas do mesmo potencial da LATAM. Isso, para nós, é fundamental, pois possibilita que o Costurando Sonhos Brasil consiga capacitar mais mulheres e transformar a vida de mais famílias com a geração de renda. Estamos muito empolgadas com esse novo projeto e enxergamos um mundo de possibilidades.”

A jornada sustentável da LATAM

Em seus compromissos de sustentabilidade, o grupo LATAM tem como metas de Economia Circular eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.

No primeiro lote doado pela LATAM para a Revoada, em fevereiro de 2022, 10 toneladas de uniformes usados foram transformados em 2,5 mil produtos para a empresa, beneficiando e gerando mais de R$ 45 mil de renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social. Em contrapartida, o trabalho das artesãs produziu bolsas dos modelos shoulder bag e ecobag que foram utilizados pela LATAM em eventos como o Rock in Rio Brasil 2022 e o Festuris Gramado 2022, além de kits de boas vindas para os novos funcionários da empresa no Brasil.

Mais recentemente, em novembro deste ano, a LATAM doou mais 15 toneladas de uniformes usados para a Revoada, que continuam a gerar renda para 65 artesãs do Rio Grande do Sul.

Sobre a LATAM

LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.

O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 16 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 20 aeronaves cargueiras em 2024.

Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes.

Para mais informações financeiras, consulte https://www.latamairlinesgroup.net/

Sobre a Costurando Sonhos Brasil

A iniciativa Costurando Sonhos Brasil é um negócio de impacto social, que em parceria com o G10 Favelas, promove o empoderamento feminino e a geração de emprego e renda às mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica, por meio da capacitação em corte e costura. Além disso, a iniciativa defende a sustentabilidade, como a preservação do meio ambiente com o uso de materiais de descarte das indústrias para a produção das peças, e a diversidade, com a inclusão de mulheres trans na capacitação de corte e costura para a inserção no mercado de trabalho.

Em 2017, a paraense Suéli Feio e a maranhense Maria Nilde fundaram a Costurando Sonhos Brasil com o objetivo de ajudar mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica, proporcionando a essas mulheres capacitação e o empreendedorismo por meio da moda.

Juntas, as idealizadoras fazem de Paraisópolis, e outras comunidades do país, um lugar de potência e empoderamento para que mulheres se sintam mais confiantes e sejam donas de suas próprias finanças e de suas histórias.

A Costurando Sonhos Brasil já capacitou cerca de 960 mulheres por meio da especialização em corte e costura, nas comunidades do Brasil onde atua, e conta com o apoio de importantes parceiros, contribuindo para a capacitação e o empreendedorismo feminino para que até dezembro de 2022 possa ter capacitado mais 1.000 mulheres.

Site oficial: https://www.costurandosonhosbrasil.com.br/

Crédito:
Imprensa | LATAM

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!