Carro elétrico: Benefícios ambientais e financeiros batem recorde em 2022

softelec
Este é o quinto ano seguido de crescimento da frota, que já conta com 126.504 veículos, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).
Este é o quinto ano seguido de crescimento da frota, que já conta com 126.504 veículos, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

Imagem: Divulgação | Além de menos poluentes, podem aumentar a qualidade de vida nas cidades

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Janeiro de 2023 – Em 2022, foram vendidos 49.245 veículos elétricos no Brasil, número 41% superior ao de 2021. O mês de dezembro de 2022 registrou o emplacamento de mais de 5.500 carros elétricos, marcando também o segundo melhor mês do segmento desde 2012. Este é o quinto ano seguido de crescimento da frota, que já conta com 126.504 veículos, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Mais que uma tendência, a mudança de comportamento do consumidor para veículos de baixa emissão de poluentes (gases de efeito estufa) traz vantagens financeiras e ambientais. Segundo o engenheiro eletricista Luciano Carstens, gerente de Eletrônica do centro de pesquisa e tecnologia Lactec, a eletromobilidade é também uma forma de conceber cidades mais inteligentes e com mais qualidade de vida para seus cidadãos.

“O aumento nos preços dos combustíveis acabou impulsionando a adoção dos veículos elétricos, mas trouxe também críticas de que a geração de energia na Alemanha, por exemplo, feita em usinas termelétricas, significaria que as vantagens da eletromobilidade seriam falácias. Mesmo que toda a energia necessária para recarregar os novos veículos elétricos fosse produzida em termelétricas, o que não é verdade, os ganhos econômicos e socioambientais ainda seriam enormes”, defende.

De acordo com ele, esses ganhos são ainda mais expressivos quando considerada a realidade brasileira.

“Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cerca de 85% da nossa matriz elétrica é oriunda de fontes renováveis de energia, então podemos concluir o quão vantajosa e estratégica é a adoção dos carros elétricos“, pontua.

Na ponta do lápis

Entre as vantagens da eletromobilidade, Carstens destaca:

“Redução significativa nos custos da distribuição de combustíveis e lubrificantes, desde as refinarias até os postos de abastecimento, que se reflete no preço pago pelo consumidor”.

Também existe uma diminuição nos custos de manutenção, pois os veículos elétricos têm menos componentes mecânicos e um serviço de revisão mais barato, e uma economia superior a 80% nos gastos com abastecimento, já que a eficiência individual dos motores elétricos é melhor.

Por não possuírem motores de combustão interna que produzem vibrações e ruídos, os carros elétricos e os híbridos trazem uma redução significativa na poluição sonora. Isso pode se refletir em uma melhor qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanos.

Nos horários sem uso ou em caso de necessidade, os carros elétricos podem se tornar fontes de suprimento de energia em situações de emergência. Eles aumentam a qualidade da rede elétrica de distribuição, funcionando como “No-breaks” estratégicos.

Sobre o Lactec

O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Meio Ambiente, Indústria, Mobilidade Elétrica e Conectividade em todo o ciclo de inovação; desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há mais de 60 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia.

Site oficial: https://lactec.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!