Vasart reforça sua relação com a sustentabilidade com a chegada dos vasos biodegradáveis

softelec

Imagem: Divulgação/NagmoBio – O vaso biodegradável deve ser utilizado no período inicial de plantio e cultivo | Em parceria com a empresa NagmoBio, a Vasart apresenta uma linha de vasinhos e sementeiras feitos com papel reciclado e fibra vegetal

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Para dar continuidade ao seu portfólio sustentável, a Vasart, empresa de vasos contemporâneos no mercado há 18 anos, acaba de fechar uma parceria especial com a NagmoBio, para a venda de produtos biodegradáveis. A partir de agora, tanto o site (www.lojavasart.com.br), como as lojas físicas (no Mercadão das Flores e em Holambra) e revendedores autorizados, passam a oferecer vasos e bandejas para mudas e sementeiras, todos produzidos com papel reciclado e fibra vegetal. Essa composição dos vasos torna o cultivo de plantas mais fácil e sem a geração de lixo.

A tecnologia empregada permite que os vasos se decomponham em contato direto com o solo, entre dois e quatro meses. Essa característica evita o transplante e auxilia o crescimento mais saudável e rápido das plantas.

As fibras presentes nos vasos servem de matéria orgânica para o solo, sem gerar qualquer tipo de lixo
Crédito: Divulgação/NagmoBio

Nos últimos anos, cresceu consideravelmente o número de pessoas interessadas em cultivar espécies, assim como a preocupação com o impacto de suas ações no planeta. Dessa forma, as duas empresas se uniram com o intuito de oferecer novas alternativas sustentáveis, motivando a todos por uma consciência da proteção e preservação ambiental.

“É muito importante contar com esse tipo de produto em nosso mix. Os vasos e bandejas biodegradáveis casam perfeitamente com o nosso portfólio, assim como agregam ainda mais valor à nossa proposta de trabalho”, conta Silvana Novaes, diretora da Vasart.

Para a especialista da NagmoBio, Carolina Braida, os produtos trazem inúmeros benefícios, tanto para quem cultiva quanto para as plantas. “Conseguimos reunir várias características nos nossos vasos que permitem um cultivo mais ágil, econômico e que ainda proporciona mais qualidade da espécie cultivada”.

Bandeja biodegradável com sementeiras que proporciona o cultivo de várias espécies ao mesmo tempo. Depois que elas estiverem maiores, basta destacar os quadradinhos, plantá-los na terra ou colocá-los em um vaso maior
Crédito: Divulgação/NagmoBio

Pensando no futuro

Esse é mais um passo da empresa que aposta em um futuro mais verde. Dessa forma, a novidade vem para complementar o seu mix de produtos. Para se ter uma ideia, a Vasart já possui mais de 30 coleções de vasos com uma avançada tecnologia de rotomoldagem – em que a empresa é pioneira no Brasil – com a utilização do Polietileno Verde, matéria-prima 100% reciclável e que ajuda na redução das emissões de gases do efeito estufa. Além disso, todos os produtos são de material 50% reciclado (a expectativa é que até 2025 esse número chegue a 100% também), com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

Como funciona?

Da esq. para a dir. Vasos para mudas, vasos florais em diferentes tamanhos e sementeiras
Créditos: Divulgação/NagmoBio

O processo de cultivo com o vaso biodegradável é muito simples. Seja usando mudas ou sementes, o produto pode ser considerado como o “primeiro lar da planta”. Por meio dele, é possível acompanhar o crescimento das raízes, que podem romper as paredes do vaso, indicando que precisam de mais espaço.

Portanto, a sua principal diferença é que ele pode ir na terra junto com a espécie escolhida ou ser transportado para um vaso maior depois.

Redução do lixo

Ponto forte do vaso biodegradável: pode ir na terra junto com a espécie escolhida, ou ser transportado para um vaso maior depois
Crédito: Divulgação/NagmoBio

Os vasos biodegradáveis se degradam rapidamente em contato com o solo (em média de 2 a 4 meses), eliminando a etapa de transplante e transformando-se em matéria orgânica. Também evitam a deformação das raízes (como a formação de nós, espirais e distribuição desiquilibrada), pois elas podem romper suas paredes, estimulando a formação de raízes secundárias. Tornam também todo processo de plantio muito mais eficaz, poupando tempo, mão de obra e reduzindo perdas.

As fibras presentes nos vasos ainda servem de matéria orgânica para o solo, sem gerar qualquer tipo de lixo.

Plantio Sustentável

As diferentes técnicas e conceitos do plantio sustentável não servem apenas para a agricultura ou cultivo comercial de plantas. Eles também podem ser aplicados no cotidiano de um jardim residencial ou em uma hortinha caseira, melhorando o aproveitamento dos recursos e evitando desperdícios.

Entre as técnicas que podem ser adotadas estão a compostagem, isto é, a transformação do lixo orgânico doméstico em húmus para o solo, e o uso de vasos biodegradáveis – como citado acima – que, além de não gerar lixo plástico, ainda facilita o transplante da muda e permite o crescimento livre da planta.

Sementeiras biodegradáveis
Crédito: Divulgação/NagmoBio

Sobre a Vasart

A Vasart é uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. Um de seus principais objetivos é a produção de peças que transformam os ambientes em locais de bem-estar e prazer, como coleções de vasos contemporâneos, acessórios e móveis exclusivos, assinados e patenteados.

Fundada em 2004, é a primeira marca no Brasil, na área de vasos roto-moldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I’m green. Além disso, também utiliza 50% de material reciclado na composição de todas as suas peças, com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

Site: https://www.vasart.com.br/
Loja online: https://www.lojavasart.com.br/
Instagram: @vasart_oficial
Telefone: (11) 4161-8070 / (11) 97061-2466

Sobre a NagmoBio

A NagmoBio foi criada com o objetivo de atuar no mercado com inovação e oferecer alternativas de produtos sustentáveis, motivando as pessoas a terem a consciência da proteção e preservação ambiental. A empresa trouxe para o Brasil os únicos vasos 100% biodegradáveis, totalmente desenvolvidos e produzidos na América Latina. Sua parceira Maple Vila é uma empresa uruguaia que, há 50 anos, desenvolve tecnologia a favor do meio ambiente. A NagmoBio é a representante oficial desses produtos em território nacional.

Site oficial: https://nagmobio.com.br/

Crédito:
Imprensa | Vasart

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!