The smarter E Europe 2022 – maior evento global de energias renováveis na Alemanha foi sucesso de público

softelec
The Smarter E Europe 2022 | Solar Promotion
The Smarter E Europe 2022 | Solar Promotion

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Soluções pioneiras e inovadoras para garantir um fornecimento de energia sustentável e seguro se tornaram mais importantes do que nunca. As metas de proteção ao clima, o aumento de preços das fontes de energia fóssil e a evolução atual da geopolítica vêm acelerando o ritmo da transição energética. A The smarter E Europe apresentou as tecnologias, soluções e modelos de negócios para um novo mundo de energia totalmente fundamentado em fontes renováveis.

“Não se trata apenas de uma transição energética, mas de uma transição industrial. A atual situação política irá acelerar o processo de transição. Precisamos urgentemente retomar o ritmo e investir em todas as etapas das cadeias de valor. As perspectivas para as energias renováveis, especialmente a solar, são fantásticas. Temos as tecnologias de que precisamos, agora devemos estabelecer novos procedimentos de licenciamentos e planejamentos, para que possamos aumentar a escala muito mais rapidamente”, diz Ditlev Engel, diretor executivo de Sistemas de Energia da empresa de consultoria global DNV.

As soluções fotovoltaicas (PV) têm sido utilizadas com sucesso há duas décadas, o setor de armazenamento tem se expandido nos últimos dez anos e estamos assistindo a um boom na cobrança de infraestrutura e eletro-mobilidade. Embora as tecnologias, produtos e modelos comerciais para transformar os mundos da energia e da mobilidade existam, muitos obstáculos regulatórios ainda impedem a sua rápida implantação.

Aurelie Alemany, diretora executiva da Senec GmbH, uma subsidiária da EnBW utilities, acrescenta:

“Grandes setores da sociedade perceberam que temos a responsabilidade conjunta de fazer a transição energética acontecer. A melhor evidência é a demanda considerável e ainda em rápido crescimento por fotovoltaicos, sistemas de armazenamento de eletricidade e de e-mobilidade. Soluções e tecnologias para atender a esta demanda existem e foram apresentadas com grande sucesso em Munique”.

The smarter E Europe: pavimentando o caminho em direção ao futuro, a partir de agora

Quatro feiras de energia aconteceram no hub de inovação por novas soluções no mercado de energia de 11 a 13 de maio de 2022: Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe, acompanhadas por quatro conferências temáticas e quatro fóruns.

Imagem: Solar Promotion
Imagem: Solar Promotion
Imagem: Solar Promotion
Imagem: Solar Promotion

A maior plataforma para a indústria de energia da Europa apresentou tecnologias, produtos, soluções e modelos de negócios transsetoriais e intersetoriais de um inovativo mundo da energia, comprovando que já temos tudo o que precisamos. Agora é tempo de implementar essas tecnologias, produtos e soluções e, ao mesmo tempo, aprimorar as condições legais e regulamentares para impulsionar a transformação da mobilidade e do sistema energético globalmente.

Participantes da Conferência concordaram que as fontes renováveis são fontes de energia “seguras e confiáveis”, e que devemos acelerar urgentemente sua implementação.

“A Europa deve se tornar mais independente de outros países e continentes, e isto só será possível se a cadeia de produção de módulos solares for diversificada e se reforçarmos nossa indústria fotovoltaica européia”, afirma Matthias Taft, diretor executivo da BayWa r.e. AG.

União inteligente do setor: uma necessidade para uma transição energética bem sucedida

Contudo, apenas o fomento da geração de energia solar será insuficiente para uma transição energética bem sucedida. São necessárias soluções integradas que permitam um conjunto de soluções de energia composto inteiramente de fontes renováveis. Além de sistemas de armazenamento de baterias, outro elemento essencial que está atraindo cada vez mais atenção e que foi discutido exaustivamente nas demonstrações e fóruns é o hidrogênio verde.

“Se quisermos atingir as metas climáticas do Acordo de Paris, precisamos usar de todas as tecnologias”. A transição energética é uma combinação entre todas as áreas relacionadas ao setor de energia. Se quisermos cumprir as metas de Paris, não podemos contar apenas com as tecnologias solar e eólica, o hidrogênio e outras tecnologias têm que estar presentes na equação. O hidrogênio verde está se tornando uma opção importante para unir mais estreitamente os setores de produção de eletricidade, calefação e transporte por meio de energias renováveis”, explica Engel.

O centro de inovação apresentou o estudo Steel from Solar Energy, que fornece evidências de que a produção de aço a partir de minério de ferro, utilizando hidrogênio verde gerado a partir de fontes renováveis de energia é de fato viável.

Na Europa, a produção de aço é responsável por cerca de 4% de todas as emissões de gases de efeito estufa.

“O armazenamento é um fator importante. Devemos investir em redes de distribuição de energia, mas o que realmente fará a diferença é o uso em larga escala das tecnologias de armazenamento”. E precisamos de incentivos para ativar baterias de automóveis que são estacionadas a maior parte do tempo. E-mobilidade é mais do que carregar veículos, é também integrar em toda a infraestrutura de energia”.

Destaque para os tópicos mais importantes no cerne das energias sustentáveis e das indústrias de mobilidade

Um único evento reuniu quatro feiras, conferências e fóruns: um mix inteligente, integrado para promover os setores de energias sustentáveis e renováveis, que provem da natureza: disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano.

O maior evento de energias do mundo pôs em destaque as fontes de energias renováveis, mostrou que é possível a descentralização e a digitalização da indústria do setor de energia, bem como apresentou soluções intersetoriais dos segmentos de eletricidade, calefação e transporte. Energias renováveis e sistemas interconectados de energia estão estreitamente ligados ao objetivo de descarbonização no mundo, visando ainda a segurança energética de fornecimento; parâmetros que temos de dar atenção sempre.

The smarter E Europe apresentou este mundo de inovação e possibilidades no mapa, apontando quais soluções energéticas são necessárias e urgentes.

SAVE THE DATE – PRÓXIMO EVENTO JÁ TEM DATA CONFIRMADA

The smarter E Europe 2023 é o evento principal https://www.thesmartere.de/start e abrange:
1) Intersolar – Feira, Congresso e Fórum de Sistemas e Módulos fotovoltaicos https://www.intersolar.de/start
2) ees Europe – Feira, Congresso e Fórum sobre Baterias e Sistemas de Armazenamento de energias https://www.ees-europe.com/start
3) Power2Drive – Feira, Congresso e Fórum sobre Mobilidade elétrica https://www.powertodrive.de/start
4) EM Power – Feira, Congresso e Fórum de Infraestrutura e Gestão de energias https://www.em-power.eu/start

The Smarter E Europe 2023: de 14 a 16 de junho de 2023 na Messe München, na cidade de Munique, Alemanha.
Agende-se.

Crédito:
Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP), colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!