ABRAMAT apoia UNICEF na estratégia Água, Saneamento e Higiene

softelec
UNICEF/BRZ/Alécio Cezar
UNICEF/BRZ/Alécio Cezar

Imagem: Divulgação | Por meio dessa parceria institucional, ABRAMAT vai contribuir para a divulgação, entre seus associados, da estratégia do UNICEF de água, saneamento e higiene

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), visando apoiar melhorias no acesso à água e ao saneamento nas populações mais vulneráveis e nas escolas, acaba de firmar uma parceria institucional com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) no Brasil. A parceria tem como objetivo divulgar, entre as empresas associadas da ABRAMAT, as ações do UNICEF na área de água, saneamento e higiene.

No Brasil, 3,5 milhões de crianças e adolescentes estão privados do acesso a água segura, ou seja, vivem em casas com água de poço, fonte, nascente ou não recebem água canalizada e têm apenas água da chuva ou sem procedência conhecida. Além disso, 21,3 milhões de meninas e meninos têm privação de saneamento, ou seja, vivem em casas com banheiro compartilhado, fossa rudimentar, casa sem banheiro ou com vala a céu aberto, segundo o estudo “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, publicado pelo UNICEF em 2023.

“Não podemos fechar os olhos para esse problema que atinge milhões de pessoas em todo Brasil. Queremos com essa parceria, trazer todo suporte para que cada vez mais ações estratégicas possam ser realizadas em comunidades de todas as regiões brasileiras”, explicou Rodrigo Navarro, presidente executivo da ABRAMAT.

O executivo ainda comentou que o setor da construção tem todas as condições de contribuir com o acesso seguro a água potável e ao saneamento básico.

“Nós, como um dos setores mais importantes da economia brasileira, temos capacidade de promover a manutenção da qualidade de vida, a redução das desigualdades e da pobreza”.

A estratégia do UNICEF de água, saneamento e higiene realiza capacitação para profissionais de saúde, assistência social e educação; promove acesso a estruturas de lavagem de mãos em escolas de diversos municípios brasileiros; envio de itens de higiene; e informações sobre saúde e prevenção de doenças, entre outras ações.

No ano passado foram implementadas ações para a melhoria no acesso à água potável em 63 comunidades indígenas, incluindo 59 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), e o fortalecimento de estratégias para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, beneficiando mais de 15 mil indígenas de diversas etnias, incluindo a capacitação de 381 profissionais de saúde de diversos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e parceiros implementadores em prevenção e controle de infecções (PCI).

Ainda em 2022, as ações de água, saneamento e higiene desenvolvidas pelo UNICEF impactaram cerca de 35 mil migrantes e refugiados venezuelanos em Roraima, Amazonas e Pará em abrigos, assentamentos informais e comunidades indígenas que recebem migrantes com abastecimento adequado de água, acesso ao saneamento, promoção de práticas de higiene e limpeza, higiene menstrual, gerenciamento de resíduos sólidos e por meio da doação de materiais para limpeza e desinfecção de ambientes.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Site oficial: https://abramat.org.br

Sobre UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Site oficial: https://www.unicef.org/brazil/agua-saneamento-e-higiene

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5026 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!