O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e feira FITABES acontecem em BH

softelec
Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Imagem: Divulgação | Realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, acontecerá de forma presencial no Expominas, em Belo Horizonte, de 21 a 24 de maio, com mais de 50 painéis e destacados especialistas, que vão abordar as principais soluções e os desafios do setor sob diversas perspectivas.

Inscrições neste link: 
https://congressoabes.com.br/inscricoes/

Referência para a comunidade acadêmica, o Congresso da ABES terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos.

Confira a programação na íntegra: 
https://congressoabes.com.br/programacao/

O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão. Voltando ao seu formato totalmente presencial, o Congresso, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia

Abertura

A Cerimônia de Abertura do Congresso da ABES será realizada no Expominas – Plenária, dia 21 de maio, às 19h30, com presença de autoridades de governo, como o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, e representantes das associações do setor de saneamento.

Painel Inaugural

O Painel de Abertura, na segunda-feira, 22, às 10h30, na plenária, contará com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani. O moderador será Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES. Na ocasião, os especialistas trarão desafios e soluções relacionadas ao Saneamento no Brasil.

Além do secretário, estarão no debate Natália Resende, secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo; Marília Mello, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais; e Carlos Augusto Chernicharo, sócio-diretor do Centro de Referência em ETEs Sustentáveis e da Chernicharo & Bressani Consultoria e Capacitação em Saneamento.

Palestra Magna

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, ministrará a Palestra Magna do segundo dia de programação do 32° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES, na terça-feira, 23 de maio. O convidado abordará o tema “Os caminhos da universalização dos serviços de saneamento”, das 9h15 às 10h15.

Marco Legal do Saneamento

Na segunda-feira (22), às 16h15, o Diálogo Setorial 3 abordará os “Ajustes no Marco Regulatório do Saneamento”, com participação Munir Abud, vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) e presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Percy Soares, diretor executivo da Abcon Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto); Francisco dos Santos Lopes, advogado e secretário executivo da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento); e Wladimir Ribeiro, advogado sócio do Escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

O painel será moderado por Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES.

Universalização do Saneamento

Na terça-feira (23), às 16h15, especialistas discutem “Como incorporar favelas, áreas informais e saneamento rural nos contratos”. Para falar sobre o tema, o presidente da ABES/RJ, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, recebe:

  • Jorge Luiz Sellin, gerente do BNDES;
  • Caroline Soares Brisola, da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados; e
  • Wanderson José dos Santos, presidente da Fundação Rio-Águas.

No dia seguinte (24), às 10h30, as “Soluções para a Ampliação da Coleta de Esgotos rumo à Universalização: Experiências Brasileiras” entram na pauta. A meta de universalização do acesso aos serviços de esgotamento sanitário, explícita no novo marco legal do saneamento, impõe uma série de desafios a serem enfrentados pelas prestadoras de serviços, órgãos gestores, agentes reguladores, entidades e profissionais do setor.

Por isso, o painel se propõe a conhecer e discutir experiências, aprofundando o debate sobre como aplicar soluções às diferentes situações e realidades do País, especialmente frente às disparidades regionais e urbanas e às especificidades territoriais, topográficas, climáticas, ambientais, sociais e econômicas. Participam:

  • Paula Alessandra Bonin Costa Violante, diretora de Tecnologia Empreendimentos e Meio Ambientes da Sabesp;
  • Victor Diego Soares de Almeida, assessor da presidência da Cagece.

Também na quarta (24), às 10h30, especialistas debatem “Universalização: construção de uma base legal para o Saneamento Rural”. 

Financiamento

O financiamento no setor de saneamento será tema de um dos painéis do terceiro dia de programação do 32° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES, na quarta-feira- 24 de maio, das 10h30 às 12h15.

Com moderação de Selma Cubas, presidente da ABES Seção Paraná, o painel terá como palestrantes:

  • Eduardo Nali, especialista da área de Infraestrutura do BNDES,
  • Gustavo Méndez, especialista principal em Água e Saneamento do BID,
  • Catia Cristina Teixeira Pereira, diretora Econômico-Financeira e de Relações com Investidores da Sabesp, e
  • Luis Alberto Andres, especialista do Banco Mundial.

56 Painéis de Discussão Grandes Especialistas do Setor

Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento. 

As discussões contam com participação de presidentes e profissionais de empresas de saneamento públicas e privadas, órgãos públicos municipais, estaduais e federal e universidades. Alguns dos maiores especialistas do país estão presentes, como Léo Heller, ex-relator da ONU para o direto a Água e ao Saneamento.

Espaço StartUp

Três rodadas de inovação serão promovidas durante o Congresso, nos dias 23 e 24 de maio, com os temas Gestão, Monitoramento e Sensoriamento, Meio Ambiente e Saneamento e Resíduos e Gestão.

Jovens Profissionais do Saneamento

A ABES possui um programa que envolve os jovens estudantes e profissionais do setor. Durante o Congresso, eles promovem diversas atividades e o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil.

FITABES

Em conjunto com o Congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.

Carbono Neutro

O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/FitabesFeira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental será um evento carbono neutro, por meio de uma ação inovadora: em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a associação realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante congresso de saneamento ambiental do Brasil.

Serviço

32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

  • Quando: de 21 a 24 de maio – no Expominas, em Belo Horizonte/MG
  • Cerimônia de Abertura: 21 de maio, das 19h às 20h
  • Programação Técnica do Congresso: de 22 a 24 de maio
  • Para conhecer a programação e outras informações: https://congressoabes.com.br/ 
  • Fitabes – visitação gratuita – Dia 21 de maio, das 18h às 21h
    Dias 22, 23 e 24 de maio, das 11h às 20h (credenciamento no local)

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!