A PUC do Rio Grande do Sul oferece Mestrado e Doutorado na Área de Energia Solar Fotovoltaica

softelec
Mestrado e Doutorado na Área de Energia Solar Fotovoltaica
Mestrado e Doutorado na Área de Energia Solar Fotovoltaica

Imagem: Divulgação | O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais nucleou-se no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica com a inclusão, em 1998, de uma linha de pesquisa em Engenharia e Tecnologia de Materiais.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Com o estabelecimento de um grupo forte, coeso e qualificado, constituído por 10 doutores com formação na área de Materiais foi proposto à CAPES, em Maio de 2001, o credenciamento de um Programa de Pós-Graduação independente, chamado Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais, o qual foi recomendado por esta em 05 de Outubro de 2001 (Of. Ref. CAPES/CAA/CTC/106), com curso em nível de Mestrado.

O curso de Doutorado foi implantado em 2007.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia – PGETEMA da PUCRS, com cursos de mestrado e doutorado, tem como principal objetivo a formação de profissionais qualificados e comprometidos com o avanço do conhecimento, na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, para o exercício das atividades de ensino, de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico.

O curso de mestrado, criado em 2001/02, visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade investigativa, proporcionando a atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com enfoque maior na resolução de problemas científicos e tecnológicos na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais. Constitui-se também numa etapa inicial, para aqueles que apresentam vocação para a pesquisa, para se envolverem em estudos de maior profundidade no curso de doutorado.

O curso de doutorado, que iniciou em 2007/01, visa formar cientistas e docentes com capacidade de solução de problemas que se encontram na fronteia do conhecimento na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, por meio de pesquisa investigatória, inovadora e direcionada para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

O escopo

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) destaca-se pelo seu caráter interdisciplinar, fundamental para o estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais. Graduados de praticamente todas as especialidades, tais como engenheiros, químicos, físicos e matemáticos, participam do PGTEMA.

Devido ao caráter multidisciplinar da área, que envolve o estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais, o PGETEMA abriga graduados de um grande número de especialidades, especialmente engenheiros, químicos e físicos. A procura de alunos para desenvolver pesquisas na área de materiais no PGETEMA também tem sido crescente. Tal fato é decorrente não só das demandas regionais de formação de recursos humanos para atuação no ensino superior, mas também devido ao grande enfoque tecnológico das linhas de pesquisa do Programa, as quais estão alinhadas com as prioridades nacionais, que buscam atender também demandas de pesquisa e inovação com o setor produtivo.

O PGETEMA tem expandido a interação com outras instituições de pesquisa, tanto no Brasil como no exterior, e também com o setor industrial, o que tem contribuído significativamente com a qualificação do Programa, com a ampliação de bolsas para os alunos e melhoria da infraestrutura laboratorial.

Os docentes do PGETEMA demonstraram nos últimos anos uma ótima capacidade de captação de recursos para a pós-graduação via projetos de pesquisa, com um número expressivo de projetos aprovados que contemplam recursos superiores a 50 milhões de reais. A inserção internacional do Programa também tem sido intensificada, quer seja na ampliação da mobilidade (in e out) de alunos e pesquisadores como também no desenvolvimento de projetos conjuntos.

Ingresso e Processo Seletivo

O processo seletivo do PGETEMA visa atender graduados e mestres de um grande número de especialidades, especialmente engenheiros, químicos e físicos, devido ao caráter multidisciplinar da área que envolve o estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais. O ingresso de novos pós-graduandos ocorre semestralmente e a seleção dos candidatos ao mestrado e ao doutorado seguem as orientações apresentadas em Editais específicos de seleção. O processo seletivo do mestrado envolve a análise curricular e a apresentação oral do currículo e tema de tese para o desenvolvimento da pesquisa do candidato, enquanto que seleção dos doutorandos está embasada na análise curricular e na apresentação oral do plano de trabalho para doutoramento.

Informações e Contato

Programa de Pós Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Av. Ipiranga, 6681
Prédio 32, 5º andar – sala 507
Porto Alegre/RS – CEP 90619-900
Telefone: (51) 3353-4059 e (51) 3353-8150

Email: engenharia.pg.materiais@pucrs.br

Crédito:
Comunicação PUCRS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4895 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!