ONU-Habitat Brasil debate cenário pós-COVID-19 nas cidades ao longo do mês de outubro

softelec
  • O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) iniciou oficialmente o  Circuito Urbano 2020 no dia 1º de outubro de 2020. 
  • A 3ª edição do Circuito Urbano tem sido realizada de forma totalmente virtual e em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, centrando-se no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) iniciou oficialmente o  Circuito Urbano 2020 no dia 1º de outubro de 2020.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A 3ª edição do Circuito Urbano tem sido realizada de forma totalmente virtual e em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, centrando-se no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”.

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês – este ano, no dia 5 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos setores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos.

Em 2020, o Dia Mundial do Habitat abordou o tema da “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores.

Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano tem sido realizada de forma totalmente virtual. Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, esta edição tem sido realizada em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Dessa forma, o Circuito Urbano 2020 tem focado o tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona” e os eventos têm abordado como subtemas as questões trazidas pelo Dia Mundial do Habitat e o Dia Mundial das Cidades.

Alguns dos eventos do Circuito Urbano 2020 têm contado com facilitações gráficas feitas por artistas visuais voluntários de todo o Brasil. A facilitação gráfica é uma ferramenta visual que captura e organiza as informações apresentadas em eventos através de palavras-chaves e desenhos, de modo a facilitar a compreensão e retenção da informação. As peças criadas pelos artistas estão em exibição na galeria de arte virtual do site do Circuito Urbano – www.circuitourbano.org.

O Circuito Urbano deste ano tem mais de 200 eventos na programação, 6 países lusófonos participantes e mais de 1.000 painelistas. Todas as informações sobre os debates programados, incluindo as Sextas Urbanas (sendo a próxima no dia 16 de Outubro) e o Dia Mundial das Cidades (no dia 31 de outubro), podem ser encontradas no site www.circuitourbano.org. As transmissões dos eventos são feitas através do canal Circuito Urbano no YouTube.

Sobre o ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todas e todos.

Para mais informações, acesse www.circuitourbano.org ou entre em contato via e-mail circuitourbano@onuhabitat.org.’

Crédito:
ONU Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!