Últimas notícias

SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E MEIO AMBIENTE DE SÃO PAULO E CERISO CELEBRAM PROTOCOLO PARA O DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DOS RESÍDUOS NA REGIÃO

Imagem: Divulgação|SIMA

Protocolo de Intenções é a 11° parceria celebrada com consórcios regionais do Estado de São Paulo

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, assinou na última terça-feira (13/10) um Protocolo de Intenção com o Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso) para o desenvolvimento da gestão dos resíduos sólidos na região. Recentemente, o Consórcio conquistou a elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos por R$ 1 milhão via Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

“Fico feliz em ver esse projeto de Governo plantando sementes que vão produzir frutos futuramente. Lixo é o que não serve para mais nada e os resíduos servem para muita coisa, por isso somos parceiros na busca de inovações e soluções”, disse Penido.

A parceria prevê encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, capacitação, programas e ações de assistência técnica para a implantação das determinações das Políticas Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos.

“Essa é uma conquista importante para as 27 cidades da região, somos uma referência graças ao espírito de consórcio existente que fortalece nossas ações”, destacou o presidente do Ceriso e prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli.

O plano de trabalho presume também o estabelecimento de condições de cooperação técnica entre os municípios para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, além de assuntos científicos e tecnológicos na construção de soluções.

“Precisamos melhorar a realidade na gestão dos resíduos de cada município. Temos em andamento a revisão do Plano de Saneamento e agora a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos que são como presentes para o consórcio que está completando 30 anos”, comentou a diretora-executiva do Ceriso, Maria Otília Garcia.

Fazem parte do CERISO os municípios de Alambari, Anhembi, Bofete, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Quadra, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

“A região tem puxado muito a questão da valorização do combustível derivado de resíduos e queremos avançar no uso de tecnológicas e capacitação para harmonizar a implementação da política nacional de resíduos com a estadual”, completou o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA, José Valverde Filho.

Participaram ainda da reunião virtual os assessores executivos da SIMA, Ivan Mello, Wagner Cabelho e Tana Bassi.

Imagem: Divulgação|SIMA

Crédito:
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo