Geração solar em alta: entenda como uma usina fotovoltaica faz a eletricidade chegar até você

softelec
Reverde, até 15% de desconto na luz e energia solar na sua casa. Tudo 100% online e sem precisar colocar placa solar.
Reverde, até 15% de desconto na luz e energia solar na sua casa. Tudo 100% online e sem precisar colocar placa solar.

Imagem: Divulgação | País ultrapassou em setembro a marca histórica de 6 GW de potência em usinas de grande porte. Geração distribuída também se expande, com boas soluções para tornar a energia solar mais acessível, inclusive para consumo residencial

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – A energia solar segue em crescimento no Brasil e dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) comprovam isso. Em agosto, a geração das usinas solares foi 82% maior que aquela registrada no mesmo período do ano passado. E segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou, no mês de setembro, a marca histórica de 6 GW de potência da fonte solar fotovoltaica em usinas de grande porte, que já representam 3,3% da matriz elétrica brasileira.

Mas como funciona uma usina solar na prática?

No caso das usinas fotovoltaicas, que são as mais comuns de serem encontradas no país, a engrenagem é simples: painéis solares convertem os raios do sol em uma corrente elétricae. Depois, essa corrente passa por um inversor solar, onde é convertida em corrente alternada para ser transmitida pelas redes de distribuição para as casas, apartamentos e empresas.

“A geração solar está em expansão e não apenas a partir das usinas de maior porte. É uma fonte que vem se popularizando. Além do crescimento da geração centralizada das usinas solares, a geração solar distribuída também se expande, beneficiando diversos setores e o consumidor final. No agronegócio, por exemplo, donos de pequenas e grandes porções de terra estão construindo usinas solares de pequeno porte, que podem ser usadas para abater o consumo de empresas e residências. Para o proprietário é uma forma de rentabilizar a sua terra e investir em um ativo de longo prazo com bons retornos.”, afirma Felipe Mattos, CEO da Reverde, energy tech que simplifica a utilização de energia solar.

A Reverde é um exemplo de empresa que aluga usinas solares de pequeno porte. Com isso, distribui energia limpa para seus clientes, sem que eles precisem instalar painéis solares em suas casas ou estabelecimentos comerciais. Assim, até mesmo moradores de apartamento podem consumir energia de geração solar. Quem adere ao serviço da energy tech alcança uma economia na conta de luz de até 15%. A adesão pode ser feita na plataforma da Reverde ou pelo WhatsApp.

Sobre a Reverde

A Reverde é a forma simples de usar energia solar para economizar e ajudar a descarbonizar o planeta. A empresa aposta em uma conta verde que traz economia na conta de luz, sem que o consumidor necessite de investimento ou instalação de placas solares. Para isso, basta assinar um dos planos, de forma gratuita, e o usuário passa a fazer parte da rede de produtores de energia solar 100% limpa.

Site oficial: https://www.reverde.com.br/

Crédito:
Imprensa | Reverde

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!