FURNAS destina R$ 3 milhões para edital de inovação com foco em startups

softelec
FURNAS lançou nesta terça-feira (9/11) o edital para o Desafio FURNAS Conecta – Startups.
FURNAS lançou nesta terça-feira (9/11) o edital para o Desafio FURNAS Conecta – Startups.

Imagem: Divulgação | Realizado em parceria com SENAI/RJ, o Desafio FURNAS Conecta – Startups recebe inscrições até o dia 23 de dezembro

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

FURNAS lançou em 9/11/21 o edital para o Desafio FURNAS Conecta – Startups. O orçamento total previsto para o financiamento de projetos é de R $3,3 milhões. Desenvolvida em parceria com SENAI/RJ e com apoio do Energy Future, hub digital de inovação do setor elétrico, a iniciativa vai identificar propostas inovadoras nas temáticas “Confiabilidade Energética”, “Hidrogênio Verde” e “Preço de Energia”.

O edital é voltado para startups e empresas de base tecnológica. As soluções podem ser inscritas até o dia 23 de dezembro, por meio da plataforma digital de inovação do Energy Future. 

“Esse é o segundo edital de inovação para startups lançado por FURNAS. O primeiro, em 2020, teve foco em iniciativas de combate ao coronavírus para trabalhadores do setor elétrico. Por meio do Programa de P&D ANEEL, procuramos estimular o ecossistema de inovação, através de parcerias com startups que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento econômico e social”, ressalta a superintendente de Estudos de Mercado e Inovações, Fabiana Teixeira.  

No pilar “Confiabilidade Energética”, FURNAS busca propostas que visem ao desenvolvimento de novas tecnologias, ou ferramentas de monitoramento (remoto e tempo real) de condições que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão. No tema “Hidrogênio Verde” a ideia é encontrar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma planta de Hidrogênio Verde, o que inclui diversas aplicações energéticas e não energéticas do hidrogênio. Neste aspecto enquadram-se propostas que reduzam os gases de efeito estufa e a consequente descarbonização da matriz elétrica. Já no tema “Preços de Energia”, a companhia procura soluções de inteligência artificial para prever o preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado associadas aos mapas de previsão meteorológica. 

“Com essa Chamada Pública esperamos selecionar startups para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolvam risco tecnológico, para solução de problema técnico específico ou obtenção de produto, serviço ou processo inovador. Buscamos projetos inéditos, que contribuam para solucionar os temas elencados, gerando valor para a empresa e para sociedade”, explica Luciana Iulianelli, gerente de Projetos de P&D de FURNAS

No âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, FURNAS pretende captar Projetos de P&D+I que proponham soluções tecnológicas inovadoras. 

O Desafio FURNAS Conecta – Startups está dividido em cinco etapas:  
Aplicação/Inscrições: de 09/11/2021 a 23/12/2021. 
Avaliação: de 03/01/2022 a 21/01/2022. 
Divulgação do resultado da Etapa de Avaliação: 25/01/2021. 
Seleção: de 31/01/2022 a 18/02/2022. 
Divulgação do resultado final: 15/03/2022. 

Para mais informações a respeito do cadastro de proposta, visite também o edital da chamada no site Desafio Furnas Conecta Startups (energyfuture.com.br) 

Crédito:
Imprensa | FURNAS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!