Nugali Chocolates conquista prêmio por embalagem biodegradável inédita

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2023 – A Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), conquistou nesta semana o 29º Prêmio Expressão de Ecologia, um dos mais importantes da área no Brasil. A premiação deve-se à embalagem de chocolates 100% biodegradável, criação inédita no país e que ajudou a indústria catarinense a alcançar o selo Lixo Zero. A entrega da honraria será em maio.

O objetivo do prêmio é divulgar e incentivar ações de sustentabilidade no país. Nesta edição, 161 cases ambientais participaram da disputa, com inscrições de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os vencedores estão empresas como General Motors, Engie Brasil Energia, Toyota e Portonave.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Para desenvolver a embalagem capaz de decompor-se totalmente e ainda assim proteger delicados chocolates, a Nugali precisou de 18 meses de testes em laboratório. O resultado é um produto composto de matérias-primas não tóxicas, como papel kraft e biopolímero, que leva em média de 4,5 anos para desaparecer no meio ambiente. Ele envolve desde barras até os tradicionais ovos de Páscoa.

Com o projeto, desenvolvido em parceria com a Sulprint, a Nugali reduziu em mais de 80% o uso de plásticos descartáveis. Associada a outras medidas, a embalagem biodegradável diminuiu a emissão de resíduos a níveis tão baixos que a empresa obteve o selo Lixo Zero. Em 2022, as ações inovadoras e de sustentabilidade foram reconhecidas pelo Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, em que o fabricante controla a produção desde a plantação de cacau até o consumidor, a Nugali desenvolveu uma cadeia produtiva permeada pela sustentabilidade. O cacau vem de plantadores que respeitam o meio ambiente (e recebem mais por isso), a energia da fábrica é limpa, a geração de lixo está perto de zero e as atividades industriais estão integradas à natureza e às comunidades do entorno.

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a empresa conquistou lugar no mercado premium, antes restrito aos importados. A fábrica está localizada em Pomerode (SC), na Rota do Enxaimel, eleita pelas Nações Unidas entre as melhores vilas turísticas do mundo. O tour de fábrica, inaugurado em 2021, recebeu cerca de 150 mil visitantes no último ano.

Crédito: Divulgação

Site oficial: https://www.nugali.com.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4939 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!