Em parceria com a ONG Naia, voluntários da Samsung coletam cerca de 300kg de resíduos eletrônicos

softelec

Imagem: Membros da Samsung que participaram da ação | Ação com foco em logística reversa, que aconteceu em São Paulo, foi criada por meio do programa de voluntariado da Samsung

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – No mês de setembro, a Samsung, em parceria com a ONG Naia, concluiu uma ação de coleta e reciclagem de lixo eletrônico. A iniciativa ocorreu por intermédio da plataforma Atados para colocar em prática um projeto que nasceu do programa de voluntariado da marca, o Conectados pelo Futuro, reunindo 28 voluntários.

A temática foi decidida pelos próprios jovens da ONG, que optaram por uma ação relacionada à sustentabilidade e reciclagem.

A partir disso, a equipe observou uma oportunidade de reforçar a iniciativa em logística reversa da Samsung por meio do programa Re+, que tem por objetivo coletar, reciclar e dar um destino correto à resíduos eletrônicos que seriam descartados de forma inadequada, gerando impacto negativo no meio ambiente. No primeiro semestre de 2022, o Re+ apresentou um crescimento de quase 190% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A primeira etapa da ação aconteceu em 10 de agosto e foi marcada pela visita dos voluntários à ONG Naia, que está localizada na região do Brooklin em São Paulo. Esse primeiro momento foi pensado para a criação de um planejamento da missão e para que os adolescentes e participantes do Conectados pelo Futuro pudessem se preparar para a coleta de resíduos eletrônicos na comunidade. Os jovens da ONG e os voluntários da Samsung se uniram para repassar o funcionamento e regulamento do programa Re+, bem como para planejar a entrega de brindes ecológicos na comunidade e a instalação das Gaiolas e Urnas de Coleta.

A ação foi composta por um dinâmica na qual os membros da comunidade local descartaram resíduos eletrônicos nas Gaiolas ou Urnas de Coleta, montadas dentro da ONG Naia.

Os adolescentes participantes ficaram responsáveis por divulgar a iniciativa por toda a comunidade, entre suas famílias, amigos, escola e redes de contato através das plataformas digitais, como Facebook, Instagram e WhatsaApp.

O segundo encontro da missão foi marcado pela conferência e contagem dos resíduos eletrônicos coletados pelos jovens da ONG. Foram coletados aproximadamente 300kg de resíduos eletrônicos na comunidade e, como retorno, 435 brindes ecológicos foram distribuídos pelos participantes da ação. No mesmo dia, ainda houve uma palestra e quatro atividades hands on de reciclagem. O evento contabilizou um total de 100 pessoas, entre elas 64 crianças e adolescentes, 28 voluntários e mais educadores e gestores da ONG Naia. Os jovens participantes da ação também ganharam brindes com kits contendo mochila, caderno, canetas, bloco de notas, squeeze e fones de ouvido Samsung, bem como uma medalha e troféus pela classificação do pódio para os três primeiros grupos que coletaram mais resíduos.

“A sustentabilidade tem sido um tema de muita relevância para a Samsung e, por isso, tem sido tão importante trazer essa conscientização para as ações do programa de voluntariado. As pessoas precisam saber o impacto que o lixo eletrônico causa no mundo e que existem opções mais adequadas para esse descarte”, afirma Luiz Xavier, diretor sênior de Customer Service da Samsung Brasil. “O Conectados pelo Futuro é uma iniciativa pensada para que os colaboradores da Samsung possam contribuir, de forma ativa, em ações capazes de fazer do mundo um lugar cada vez melhor para se viver. Além disso, é um espaço para que cada voluntário possa aplicar seus conhecimentos e habilidades individuais de um jeito positivo”, explica.

A fase final da premiação aconteceu ao fim do mês de setembro, com a ida dos participantes à sede da Samsung, em São Paulo, para conhecer o dia a dia dentro do escritório da empresa, com reuniões, encontros e treinamentos. A visita também foi marcada por um almoço entre os participantes da ação e funcionários.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Site oficial: https://www.samsung.com/br/

Crédito:
Imprensa | Samsung

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!