Estandes ecológicos são nova aposta em eventos corporativos sustentáveis

softelec
A NürnbergMesse Brasil, umas das maiores promotoras de encontros de negócios do mundo, firmou uma parceria com a USET para a utilização, em seus eventos, de estandes sustentáveis e reutilizáveis, com índices de geração de lixo quase zero.
A NürnbergMesse Brasil, umas das maiores promotoras de encontros de negócios do mundo, firmou uma parceria com a USET para a utilização, em seus eventos, de estandes sustentáveis e reutilizáveis, com índices de geração de lixo quase zero.

Imagem: Divulgação – Estandes ecológicos em eventos corporativos | NürnbergMesse Brasil firma parceria com USET para eliminar emissão de lixo das montagens de feiras e congressos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – A indústria de eventos corporativos gera um volume significativo de lixo. São embalagens, madeira, comida, papéis, carpetes… Pela própria natureza do negócio, administrar a geração de resíduos é uma tarefa complexa, porém necessária. Por isso, a NürnbergMesse Brasil, umas das maiores promotoras de encontros de negócios do mundo, firmou uma parceria com a USET para a utilização, em seus eventos, de estandes sustentáveis e reutilizáveis, com índices de geração de lixo quase zero.

A proposta é evitar ao máximo o desperdício. Estimativas do setor apontam que até 70% dos materiais usados nos estandes tradicionais são descartados após as feiras.

Considerando que geralmente vários eventos são realizados simultaneamente num mesmo espaço e num curto intervalo de tempo, é possível imaginar o volume dos resíduos produzidos e a importância de deixar o segmento mais “verde”. Os novos estandes ecológicos são montados em módulos. Blocos já pré-fabricados que assumem diversos formatos e tamanhos, dependendo do projeto e da proposta do expositor, e que são diferenciados pela decoração. O estande sustentável pode oferecer espaço para sala de reunião, bar, lounge, escada e até elevador, além de áreas internas de exposição e de holografia. Uma vez finalizada a feira, esses módulos voltam para a USET, que armazena esses materiais para serem usados em novos eventos.

Para garantir o conceito de sustentabilidade através do reaproveitamento, a USET opta sempre por materiais de alta durabilidade como aço carbono, vidro, pisos vinílicos, MDF laminados e até papelão.

“Se bem armazenados e cuidados, são produtos que podem ser usados por anos”, afirma o criador da ideia, Paulo Guarini. “A estrutura permite a montagem de estandes em diferentes e ilimitados tamanhos, possibilidades e experiências”, completa.

Este ano, a NürnbergMesse Brasil fez o seu primeiro evento com 100% dos estandes sustentáveis, o Catarina Aviation Show.

“A experiência foi um sucesso. Tanto a iniciativa como as estruturas foram muito elogiadas. Nos pavilhões, a montagem e a desmontagem são operações que ainda hoje geram excesso de descarte. Há anos, a gente se preocupa com essa questão e pensa em uma forma de ajudar a mudar essa realidade”, ressalta João Paulo Picolo, CEO da promotora de eventos.

Ele espera que a ideia seja absorvida pelo mercado e que os parceiros e expositores abracem também esse compromisso ambiental.

“É um ganho para todos. Para o meio ambiente, mas também para o cliente, que pode ver o seu estande pronto antes mesmo dele ser levado ao pavilhão, o que evita surpresas, e que tem a estrutura montada em um intervalo de tempo bem menor do que nas montagens tradicionais”, conclui.

Sobre a NürnbergMesse Brasil

A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. Com um portfólio composto por mais de 10 eventos, todos líderes em seus mercados de atuação, a companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência.

Site oficial: https://nuernbergmesse-brasil.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!