Família Schurmann na Nova Zelândia com a Voz dos Oceanos que encontrou poluição plástica em cerca de 100 destinos

softelec
Família Schurmann, líder da Voice of the Oceans
Família Schurmann, líder da Voice of the Oceans

Imagem: Divulgação | Os impactos nocivos dos hábitos humanos, mas também as centenas de iniciativas internacionais lideradas por pessoas comprometidas em reverter este cenário serão apresentados, em primeira mão, em Auckland, de 1º a 5 de novembro de 2023

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – No dia, 1º de novembro de 2023, Voice of the Oceans chegou em Auckland, após testemunhar a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Em mais de dois aos de navegação, a expedição, que tem o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, desembarca na Nova Zelândia trazendo em seu livro de bordo toneladas e toneladas de resíduos retirados do meio ambiente em mais de 35 limpezas de praias, mangue e barreiras flutuantes e mergulhos de coleta de lixo no Brasil e em Bahamas, Bermudas, Caribe, Estados Unidos, México e Polinésia Francesa. Quem vive – literalmente – no mar, comprova diariamente estatísticas alarmantes: até 2040, os mares devem receber entre 23 e 37 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, aponta o relatório Da Poluição à Solução: Uma Análise Global sobre Lixo Marinho e Poluição Plástica , do próprio PNUMA.

Paralelamente, Voice of the Oceans navega por águas de esperança. Em todos os locais por onde passou, encontrou também centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta.

“O trabalho em cooperativas de reciclagem tem libertado mulheres de situações de violência doméstica. A busca de um mundo melhor motivou um jovem estudante de 17 anos a criar um filtro de microplástico para redes de saneamento, reconhecido internacionalmente com um prêmio inédito para o Brasil. Resíduos viram matéria-prima para blocos de cimento, utilizados em conjuntos habitacionais. A defesa do Planeta Água é ativa e seus impactos vão além do meio ambiente: transformam a sociedade”, conta Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voice of the Oceans.

“O desafio é grande, mas este jogo ainda não está perdido! As centenas de histórias inspiradoras encontradas até aqui reforçam que podemos reverter esse cenário, contando com a mobilização e o empenho de todos os setores da sociedade”, complementa David Schurmann, CEO da Voice of the Oceans, lembrando de outro estudo mais recente do PNUMA, o Fechando a torneira: como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular .

“Segundo este relatório, essa poluição plástica, que vem sufocando nossos oceanos, pode ser reduzida em 80% até o mesmo ano de 2040, se países e empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes”, destaca Schurmann.

Até a chegada na Nova Zelândia, Voice of the Oceans vem impactando milhões de pessoas por meio de seus pilares e plataformas, entre elas, um quadro semanal no programa líder de audiência da tv brasileira, o Fantástico, que, só em 2022, alcançou 149 milhões de pessoas, ou cerca de 45 milhões de participantes das apresentações de Educação Ambiental da iniciativa no Brasil e nos Estados Unidos. Em Auckland, após uma desafiadora travessia de Fiji a Nova Zelândia, navegando 640 milhas administrando entrada contínua de água a bordo em 178 horas monitoradas pelas equipes de terra da iniciativa e do Rescue Coordination Centre New Zealand (RCCNZ), a tripulação Voice of the Oceans apresentará, em primeira mão, o compilado geral dessa jornada completa.

Mais que um porto seguro, a Nova Zelândia marca a conclusão da primeira etapa da Voice of the Oceans, iniciada em 29 de agosto de 2021, quando a Família Schurmann e sua tripulação zarpou do Brasil. Além disso, o país também será o ponto de partida da segunda fase, programada para começar no primeiro semestre de 2024 com a navegação pelos oceanos Pacífico (finalizando a jornada pela Oceania), Índico (Ásia e África) e Atlântico (África e América do Sul), retornando ao Brasil e, assim, completando uma volta ao mundo.

“A próxima etapa continuará sendo guiada pela invasão de resíduos, observando seus efeitos na perda da biodiversidade e danos à saúde humana. Mas navegaremos atentos também às consequências da crise climática, como o movimento de refugiados climáticos”, adianta o CEO da iniciativa.

Diante da relevância da Nova Zelândia para a Voice of the Oceans, a chegada da expedição deve ser marcada por uma programação especial de 1º a 5 de novembro de 2023. Durante os quatro dias de estadia, a tripulação participará de uma série de atividades especiais, como ações com estudantes, ampliando o impacto da Educação Ambiental nas novas – e mais conscientes e engajadas – gerações. Navegando pela grande onda da transformação, a iniciativa também é destaque do evento /Brazil and New Zeland: Sustainability & Innovation/, que acontecerá no dia 03 de novembro de 2023, das 16h às 18h (horário local), em VYC — 108 Customs Street West, Auckland. Gratuito, com acesso garantido via inscrições prévias no link , a programação contemplará debates sobre sustentabilidade, inovação e educação, reforçando a união entre Brasil e Nova Zelândia na defesa dos oceanos e do meio ambiente. O evento que marca a conclusão da primeira etapa da expedição é uma realização da Voice of the Oceans em parceria com LANZBD – Latin America New Zeland Business Council.

Foto: Família Schurmann, líder da Voice of the Oceans

Líder da Voice of the Oceans, a Família Schurmann foi a primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo a bordo de um veleiro. Com 40 anos de histórias e aventuras pelas águas do planeta, entre elas três circum-navegações completas, vem sendo reconhecida internacionalmente como um cruzamento moderno entre Robinson Crusoe e Jacques Cousteau. Testemunha, desde o final dos anos 1990, da crescente invasão de resíduos – principalmente plásticos de uso único – nos oceanos, decidiu liderar uma missão coletiva para conscientizar e mobilizar pessoas, empresas e governos em todo o mundo para reverter esse cenário.

Voice of the Oceans será a quarta volta ao mundo da Família Schurmann, que retorna à Nova Zelândia com esse propósito que, nos últimos anos, vem impactando milhões de pessoas alcançadas pelas mensagens, apresentações, encontros e conteúdos produzidos pela tripulação.

“Temos uma relação muito íntima com o país, que faz parte das rotas de todas as nossas grandes expedições. Aqui, nasceu minha irmã caçula Kat e eu desembarquei durante a primeira volta ao mundo da família para me formar em Cinema e iniciar minha carreira de diretor, por exemplo”, recorda David Schurmann. “Em 4 décadas de vivências locais e muitas idas e vindas, também sabemos e propagamos pelo mundo boas e inspiradoras práticas sustentáveis do país, entre elas, uma gestão exemplar de resíduos”, completa, ressaltando que o destaque da Nova Zelândia na missão da Voice of the Oceans vai além dos laços sentimentais, navegando por hábitos responsáveis e importantes para a conservação do meio ambiente.

Alguns impactos e destaques da Voice of the Oceans em sua jornada rumo à Nova Zelândia:

Comunicação | Expedição

O veleiro sustentável Kat e a expedição Voz dos Oceanos são a principal fonte de conteúdo para conscientização, mobilização e engajamento da sociedade, conferindo destaque, em seus canais diretos e indiretos, a centenas lideranças, ONGs, instituições e entidades nacionais e internacionais que atuam em diversas frentes de trabalho capazes de minimizar o impacto da invasão de plástico nos oceanos. Entre os resultados alcançados, estão mais de 20 episódios para o programa líder de audiência no Brasil, o Fantástico, que, só em 2022, alcançou 149 milhões de pessoas. São milhões de pessoas impactadas também pelos programetes nos intervalos comerciais da TV Globo, segunda maior emissora de TV do mundo; por uma série em canal por assinatura; pelos perfis oficiais e de parceiros, e por mais de 60 influenciadores brasileiros e internacionais com seus seguidores nas redes sociais.

Educação

Estimativa de 45 milhões de pessoas impactadas de escolas e núcleos de Educação de diferentes portes no Brasil e nos Estados Unidos.

Ciência

Parcerias estratégicas com a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – USP (luma das 100 melhores instituições listadas pelo QS World University Ranking 2024, da consultoria britânica especializada em ensino superior, Quacquarelli Symonds) e com a Universidade do Vale do Itajaí – Univali para realização de 4 pesquisas científicas.

Inovação

Apoio institucional a Equipe Cafeína, formada por jovens universitários, os primeiros brasileiros a ganhar a maior maratona de inovação do mundo, o Hackathon Nasa Space Apps Challenge, com a solução Ocean Ride; e experiência imersiva, criada pela Accenture, possibilitando um mergulho de impacto e conscientização em ações especiais.

Arte

Exposições de arte em Miami e Nova York; e lançamento de duas temporadas de arte NFT.

E mais!

  • Do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, à Times Square, em Nova York, 10 intervenções em monumentos icônicos do Brasil e do mundo.
  • Diálogos para sensibilização do poder público, inspirando ações como assinatura de compromissos com ações voltadas à preservação e conservação ambiental entre os municípios, e atuação em campanha para votação de Projeto de Lei federal.
  • Participação em eventos oficiais do Programa da ONU para o Meio Ambiente e da própria ONU, como a Conferência dos Oceanos, em Lisboa.
  • Patrocinadores Voz dos Oceanos: Corona, Natura Kaiak, Faber-Castell, Raia Drogasil e Sabesp.
  • Apoiadores: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)/ UN Environment Programme (UNEP) e Plastic Soup Foundation.

Site oficial: https://voiceoftheoceans.com

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!