Festas juninas focam na sustentabilidade

softelec
Lançamento do projeto de sustentabilidade do São João de Caruaru
Lançamento do projeto de sustentabilidade do São João de Caruaru

Imagem: Divulgação | Prefeitura de Caruaru, responsável pelo maior evento da região, apresentou projeto inovador que pretende reduzir em 45% o consumo de energia.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Prefeitura de Caruaru, responsável pelo maior evento da região, apresentou projeto inovador que pretende reduzir em 45% o consumo de energia. O projeto São João Sustentável foi lançado esta semana pela Prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano. O objetivo da cidade, que se diz no slogan como responsável pelo “Maior e Melhor São João do Mundo”, é tornar as festas juninas mais sustentáveis, fortalecendo, não apenas a economia, como também o meio ambiente e a sociedade. O foco será a redução, reutilização e reciclagem dos materiais utilizados no evento que, este ano, deve atrair mais de 3 milhões de visitantes, do dia 28 de abril, quando começou, até o encerramento no dia 1° de julho. As metas estão inseridas na agenda 2030, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Com o tema “São João Sustentável, Cada Vez Maior, Melhor e Mais Sustentável”, o projeto tem as seguintes metas para 2023:

  • 45% na redução do consumo de energia;
  • qualificação de 100 catadores de materiais recicláveis;
  • arrecadação de 10 toneladas de alimentos; ações de manutenção e adoção de praças;
  • melhorias na mobilidade de mais de 50 ruas;
  • distribuição e plantio de 3 mil mudas de árvores; e
  • diversas ações inovadoras de educação ambiental por meio de parcerias com empresas e entidades.
Foto: Alonso Laporte | São João de Caruaru
Foto: Alonso Laporte | São João de Caruaru

O prefeito Rodrigo Pinheiro falou sobre a importância do projeto.

“Este é um tema que integra o global e o local. O grande desafio, atualmente, é estreitar os laços e conectar as pessoas, não só através de redes sociais. Quando realizamos ações sustentáveis, favorecemos o meio ambiente, a economia e a sociedade para termos um mundo melhor. O São João passa, mas o legado fica”, afirma.

Um dos participantes do projeto, o CEO da ONG Muda Mundo e do Transforma Brasil, Fábio Silva, falou sobre a iniciativa.

“O São João de Caruaru, com uma pegada sustentável, se torna um grande vetor de desenvolvimento econômico integrado ao desenvolvimento social. Isso significa que você está cuidando melhor das pessoas mais pobres, porque sustentabilidade é um tema que necessariamente atinge a vida das pessoas que mais precisam”, enalteceu Fábio.

“Parabéns para Caruaru, que, entrando na agenda 2030, além de gerar inspiração para o São João, que é o maior do mundo, vai deixar um legado”, celebrou.

Foto: Alonso Laporte | São João de Caruaru

Entre os parceiros do São João Sustentável, estão Compesa; Neoenergia; Asa; Associação de Mulheres Empreendedoras; Imoa e Associação de Catadores de Recicláveis de Caruaru.

A ação ainda está aberta para que outras empresas interessadas no tema possam fazer parte do projeto.

“Já é histórico. O São João de Caruaru 2023 já é o maior de todos os tempos, com a valorização de nossos artistas, incentivo à cultura popular e com grandes nomes da música nacional. Serão 25 polos, espalhados na cidade e zona rural, com mais de 60 dias de festejos juninos, o que gera economia, emprego e muita renda para a população caruaruense”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Para 2023, é esperada uma movimentação de cerca de R$600 milhões na economia. Já no turismo, o município se prepara para receber 3,5 milhões de pessoas.

No Instagram @saojoaocaruaru.oficial

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!