Plano Amazônia anuncia edital para alavancar startups com foco em bioeconomia

softelec
Imagem: Santander
Imagem: Santander

Imagem: Divulgação

  • Prazo de inscrição para o programa Sinapse vai até 30 de junho e pode ser feita clicando aqui.
  • Startups selecionadas receberão capital no valor de R$ 70 mil e rodadas de mentoria de capacitação com workshops, consultorias e conexões para aproximação com o mercado.
  • Poderão se candidatar ao programa Sinapse Pessoa Física, Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI) que tem como foco a bioeconomia
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – As inscrições para o primeiro programa de 2023 da Jornada Amazônia, o Sinapse, iniciativa que investe e capacita startups com foco em bioeconomia foram abertas na quarta-feira (10/5). O programa, coordenado e executado pela Fundação CERTI, conta com coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú-Unibanco e Santander, se enquadrando no Plano Amazônia, aliança entre os três bancos, e no Programa de Bioeconomia do Fundo Vale. O propósito é atuar na base da geração de conhecimento, fortalecendo a cultura de inovação e empreendedorismo. Além disso, pretende incentivar a ideação de novas soluções, que consideram oportunidades locais, demandas de mercado e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da floresta amazônica.  

O projeto Sinapse vai destinar R$ 70 mil a startups que gerem economia com a floresta em pé.

Durante seis meses, as empresas pré-incubadas receberão suporte tecnológico, empresarial, de negócio e gestão, por meio de capacitações online, workshops virtuais e presenciais, orientações e acompanhamento a partir de avaliações considerando seis eixos: Produto, Mercado, Impacto, Equipe, Gestão e Capital.

Para participar, os interessados devem ter mais de 18 anos e constituir uma empresa (CNPJ) com sede em um dos municípios pertencentes à Amazônia Legal, como Pessoa Física, Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI) . No total, serão escolhidas 200 startups que passarão por três edições do Sinapse.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho pela página do programa.

“Procuramos jovens talentos para despertá-los para o empreendedorismo. A Jornada Amazônia é um motor de inovação que visa promover negócios sustentáveis que respondam às demandas tecnológicas, necessidades e oportunidades em diversos setores. Dessa forma, vamos ampliar a quantidade e qualidade de empreendimentos promotores de inovação na Amazônia Legal”, destaca Marcos Da-Ré, diretor de Economia Verde da Fundação CERTI.

O Programa Sinapse oferecerá aos empreendedores rodadas de reuniões:

  • para analisar a evolução técnica da empresa ao longo da pré-incubação;
  • acompanhamento físico e financeiro para verificar a adequação dos recursos financeiros solicitados e utilizados (não se configura como prestação de conta);
  • workshops “mão na massa” para tirar ideia do papel e transformá-la em uma empresa;
  • promover conexões para aproximá-la do mercado, investidores e fontes de fomento.

Ao fim do período de pré-incubação, será realizada uma Feira de Negócios ou Demoday, que tem por objetivo promover conexões entre empreendedores, parceiros, potenciais clientes e investidores focado em startups sustentáveis e compatíveis com a floresta em pé.

Sobre a Jornada Amazônia

A Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia, realizada pelo Bradesco, Fundo Vale, Itaú-Unibanco e Santander, integra a iniciativa Jornada Amazônia, coordenada e executada pela Fundação CERTI.

Tem como tese estimular um ecossistema pujante de negócios inovadores e escaláveis da bioeconomia na Amazônia, de forma a promover a competitividade da floresta em pé, tanto conservada como restaurada. Até 2025 pretende contribuir para a mobilização de mais de 20.000 talentos empreendedores no país e promover a criação de 200 startups de impacto na região amazônica, capacitando e financiando, ainda, as startups com soluções mais promissoras.

Sites oficiais: https://www.santander.com.br | https://certi.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!