Sistema de cogeração de energia da YANMAR pode atingir até 50% de economia operacional anual em condomínios residenciais

softelec
Foto: YANMAR | O CHP (Combined Heat and Power) da YANMAR é um sistema de micro cogeração que produz energia elétrica e térmica em um único equipamento.
Foto: YANMAR | O CHP (Combined Heat and Power) da YANMAR é um sistema de micro cogeração que produz energia elétrica e térmica em um único equipamento.

Imagem: Divulgação | Redução acontece por meio da produção de água quente e energia elétrica, em uma única solução

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Reconhecida mundialmente pela expertise em motores industriais, a YANMAR – multinacional japonesa fabricante de maquinário compacto para os mercados agrícola e de construção civil, grupos geradores e motores marítimos, também integra em seu amplo portfólio de produtos, soluções em sistemas de energia, como o CHP (Combined Heat and Power), sistema de micro cogeração que produz energia elétrica e térmica em um único equipamento. Por meio dele, condomínios residenciais, hotéis, hospitais, clubes, academias, indústrias de pequeno e médio porte podem atingir de 20 a 50% de economia por ano no consumo de eletricidade e/ou gás natural.

“O micro CHP da YANMAR utiliza motor de combustão interna, alimentado por gás natural, para produzir água quente e energia elétrica de forma simultânea. Na prática, o calor que normalmente é perdido no sistema de escapamento do motor do gerador é recuperado para fornecer água quente, por exemplo, algo bastante demandado em condomínios ou hospitais”, explica Cristiano Maeda, supervisor de Vendas da YANMAR no Brasil.

Condomínios que utilizam centrais de água quente e/ou piscinas climatizadas têm investido no produto, visando a redução dos custos com gás natural e energia elétrica.

“Em muitos projetos as construtoras adotam o uso da central de água quente para dar mais conforto e segurança aos moradores. Aplicando o CHP nos projetos, na maioria dos casos, é possível “zerar” a fatura de energia elétrica do condomínio e ainda gerar créditos na fatura de cada apartamento”, conclui Maeda.

Em São Paulo, na capital, um condomínio residencial de alto padrão, com 84 apartamentos e cerca de 300 moradores, que buscava redução de custos com gás natural na central de água quente, apostou no CHP que também irá reduzir os custos de energia elétrica na área comum e privativa. A solução deve oferecer um retorno de investimento entre dois e quatro anos.

A solução para o condomínio foi apresentada em conjunto com os parceiros da Ativa Energia – uma empresa do Grupo Prime Energy, criada para acelerar resultados a partir de inovações e inteligência, focada em soluções tecnológicas e modelos de negócio inovadores para rentabilizar negócios, minimizar riscos e impactos ambientais e pela Efficient Way, empresa que atua no ramo de consultoria em geração distribuída e eficiência energética.

“O projeto que executamos faz parte de um programa mais abrangente, que chamamos de Condomínios Inteligentes. Além de garantir água quente e energia elétrica com custos mais baixos, a cogeração dá ao condomínio maior autonomia para gestão de seus recursos. Outras iniciativas além da cogeração estão sendo estruturadas para tornar o empreendimento um exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, explica Jônatas Lima, Diretor Executivo da Ativa Energia.

“A solução CHP oferece o que há de mais eficiente na utilização do gás natural pois é possível atingir eficiência global (energia elétrica + energia térmica) superior a 85%. O equipamento é modular, compacto e praticamente “plug and play” podendo atender projetos de pequeno a médio porte”, afirma Donizete Martins, Consultor da Efficient Way.

Sobre a YANMAR

Fundada em 1912 em Osaka, no Japão, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca possui 65 anos de atuação e está localizada em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.

Como pioneira na indústria de motores a diesel, a YANMAR é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e de motores industriais, maquinário agrícola, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos. Para isso, investe na melhoria contínua dos seus produtos para que eles possam trabalhar com excelência dentro dos seus segmentos e em todos os seus processos.

Guiados pelo espírito pioneiro de liderança mundial em tecnologia, a YANMAR conta com seis centros de pesquisa espalhados pelo mundo todo. Ao longo da sua história, realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre como compromisso o bem-estar social e ambiental.

Site oficial: https://www.yanmar.com/br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!