Novo estudo feito na Universidade Federal de Minas Gerais revela qual sistema fotovoltaico é o mais eficaz

softelec
Comparativo sobre a eficácia dos sistemas fotovoltaícos em funcionamento - por Toniangelo Vieira, especialista em energia solar fotovoltaica, pós-graduado em Energias Renováveis (UFMG), Diretor da T8M Energia Solar
Comparativo sobre a eficácia dos sistemas fotovoltaícos em funcionamento - por Toniangelo Vieira, especialista em energia solar fotovoltaica, pós-graduado em Energias Renováveis (UFMG), Diretor da T8M Energia Solar

Imagem: Divulgação | Trabalho acadêmico testou as taxas de produtividade e desempenho energético de 33 tecnologias fotovoltaicas diferentes conectadas à rede

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2022 – Um novo estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concluiu recentemente qual sistema fotovoltaico de telhado é o mais eficaz. A pesquisa avaliou e comparou as taxas de produtividade e desempenho energético de 33 tecnologias fotovoltaicas que estão conectadas à rede, usando diferentes módulos e inversores.

O estudo de dois anos de sistemas fotovoltaicos instalados, a maioria deles instalados na região leste de Minas Gerais, testou sistemas com diferentes tipos de tecnologia de inversores, a saber: inversores string (da ABB, B&B Power, Fronius e GOODWE), micro inversores (APSystems e Micro Reno), bem como inversores com otimizadores DC (da SolarEdge).

O autor do trabalho é Toniangelo Vieira, empresário, engenheiro eletricista, com MBA em Gestão de Projetos (FGV), especialista em energia solar fotovoltaica, pós-graduado em Energias Renováveis (UFMG) e Diretor da T8M Energia Solar.

A metodologia do estudo incluiu apenas locais reais de instalação, em diferentes tipos de coberturas, com sistemas em vários ângulos, orientações e azimute. O principal desafio do estudo foi a comparação entre esses diferentes sistemas. Para fazer uma comparação objetiva, o pesquisador aplicou uma série de fórmulas para poder normalizar os dados e, em seguida, poder comparar de forma confiável com base na produtividade do sistema, produtividade de referência e taxa de desempenho geral.

O resumo dos dados recebidos de todos os sistemas indicou que aqueles com inversores com otimizadores DC (SolarEdge Technology) tiveram os melhores resultados. O estudo confirmou que os sistemas MLPE apresentam melhor desempenho devido a sua tecnologia em nível de módulo que otimiza o desempenho do sistema eliminando perdas e proporcionando maior geração. Os sistemas inversores otimizados para CC da SolarEdge apresentaram os melhores resultados de desempenho, provavelmente devido à maior eficiência do equipamento e maior faixa de temperatura de operação dessa tecnologia.

A diferença de desempenho entre diferentes tecnologias e fabricantes enfatiza a importância de escolher a tecnologia do inversor com sabedoria, bem como reforça a importância de monitorar a confiabilidade do sistema para monitorar o desempenho do sistema.

ESTUDO COMPLETO: https://www.t8menergiasolar.com.br/post/9/veja-a-comparacao-da-eficacia-de-sistemas-fotovoltaicos-em-funcionamento

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!