Energia solar compartilhada: 5 coisas que você precisa saber para entender o conceito

softelec

Imagem: Unsplash | Modelo é recente no Brasil e traz vantagens e economia no consumo de energia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – Você já ouviu falar no termo “energia compartilhada”? Ainda com cara de novidade em território nacional mas ampliando seu alcance entre os consumidores, a energia solar compartilhada traz diversas vantagens em relação ao consumo tradicional de energia — além de impactar positivamente no valor da conta de luz. 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), em 2021, mostrou que oito em cada dez brasileiros consideram alto ou muito alto o preço da energia elétrica no país. A constatação foi realizada por meio do estudo “Opinião do Brasileiro sobre Setor Elétrico“, que ouviu mais de duas mil pessoas de 130 municípios. 

Segundo o levantamento, 81% dos brasileiros desejam poder escolher a empresa fornecedora de energia.

De cada 10 entrevistados, sete afirmaram que trocariam o atual fornecedor de energia elétrica caso a medida de livre escolha fosse implantada, e 19% acreditam que o principal motivo dos preços elevados consiste na falta de concorrência no mercado ou na impossibilidade de se escolher a empresa fornecedora.

Por conta das resoluções normativas (ANEEL 482/2012 e 687/2015) e novas leis (14300/2022), o mercado de energia abriu a oportunidade para que empresas de tecnologia possam conectar fazendas solares e eólicas diretamente a residências ou empresas, utilizando a própria rede de distribuição das concessionárias existentes.

“Tanto o consumidor residencial quanto o empresarial podem se beneficiar com a energia solar compartilhada. Além de reduzir os impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas, a tecnologia promove uma redução na conta de luz todos os meses, beneficiando o consumidor brasileiro”, explica o CEO da Juntos Energia, José Otávio Bustamante. A startup mineira é a primeira do país a conseguir conectar usinas às redes das concessionárias lançando o modelo de energia compartilhada.

Quer entender melhor? Reunimos abaixo 5 coisas que você precisa saber para conhecer mais sobre a energia solar compartilhada. 

1) Não há necessidade de instalar placas solares na sua casa ou negócio

A energia é fornecida por meio da rede elétrica da distribuidora que atende sua região, sem necessidade de instalar nenhum equipamento adicional.

“É crucial democratizar o acesso à energia limpa e barata, e para isso é preciso tornar o processo mais fácil para o consumidor”, explica Bustamante.

2) Não é preciso mudar de concessionária de energia

O consumidor não precisa mudar de concessionária ou distribuidora. O que muda é o valor pago na conta final, que é mais barata, e o abastecimento da matriz da concessionária, que recebe energia mais limpa e sustentável. 

3) A migração muda o fornecimento de energia elétrica para energias 100% renováveis

Ao contratar o serviço de energia limpa compartilhada, o consumidor passa a receber energia 100% renovável, como energia solar, eólica, biomassa entre outras, diretamente de fazendas solares para a sua residência/empresa. O cadastro é realizado e a concessionária é comunicada sobre a adesão.

4) É possível gerar uma economia considerável na conta de luz

Segundo Bustamante, a economia é garantida em cima do valor da energia gerada pelas usinas. “Importante ressaltar que não há desconto em cima de impostos e taxas da conta de luz ou valor mínimo que são cobrados pela concessionária. Mas o consumidor consegue perceber que a parte mais cara da sua conta de luz é justamente a energia gerada. Logo, vai ter um grande desconto, podendo economizar o valor de mais de uma conta de luz por ano”.

5) A energia solar compartilhada é confiável

A energia é enviada da fazenda solar para a concessionária, que fará a conversão desse crédito para o consumidor, que continuará recebendo energia com o mesmo padrão que recebia anteriormente. A diferença é que a origem dessa energia é limpa, sustentável e mais barata. 

Sobre a Juntos Energia 

A Juntos Energia tem como fundadores José Otávio Bustamante e Rodrigo Protázio. O projeto nasceu a partir de um trabalho acadêmico de um curso criado pelas universidades de Harvard e MIT. Ao final do curso, 400 protótipos foram submetidos, e o modelo de painel solar híbrido criado por José Otávio acabou entre os 20 selecionados para aprofundarem a prototipação ao Prototype Camp do MIT. E foi através da troca com outros especialistas em geração de energia que o empreendedor decidiu criar um projeto baseado no modelo de negócio atual da empresa, focando no serviço de compartilhamento de energia. O projeto venceu uma série de premiações e recebeu aceleração, mentoria e investimentos. Em 2021, foi comprada pelo fundo de private equity americano Alothon Group e Elétron Energy, uma das maiores geradoras de energia elétrica e de gás natural do Brasil.

Site oficial: https://juntosenergia.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!