Voith assume compromisso de aumentar taxa de reciclagem para 90% até 2030

softelec
O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global.
O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global.

Imagem: Divulgação

  • Como uma das principais fornecedoras de tecnologia do setor papeleiro, Voith participa da iniciativa 4evergreen.
  • No Fiber Technology Center (FTC) da Voith, especialistas da empresa colaboram com outros membros da aliança para desenvolver e testar a reciclabilidade de papéis-embalagem.
  • Por meio de seu programa de sustentabilidade “Papermaking for Life”, Voith assumiu o compromisso de aumentar a taxa de reciclagem para 90% até 2030.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Heidenheim, Alemanha | Dezembro de 2022 – Como uma das principais fornecedoras de tecnologia do setor papeleiro, há um ano que a Voith participa da aliança 4evergreen. Criada pela Confederação Europeia da Indústria do Papel (CEPI), a iniciativa estabeleceu o compromisso de aumentar a taxa de reciclagem de embalagens de papel para 90% até 2030, entre outras metas.

A otimização da reciclagem de fibras e o fortalecimento da economia circular são premissas fundamentais para aumentar a sustentabilidade do setor papeleiro. Entre outros benefícios, a reciclagem de fibras fixa CO2, conserva recursos e economiza custos. No entanto, para aumentar ainda mais as taxas de reciclagem, o setor papeleiro precisar desenvolver inovações.

Foi isso que motivou a Voith a participar do grupo de trabalho de “Inovação” da aliança 4evergreen. Nesse grupo, os especialistas da empresa oferecem a experiência adquirida no Fiber Technology Center (FTC) da Voith para aprimorar o processo de reciclagem. Ao otimizar os agregados, processos e configurações, o setor quer garantir a reciclagem até dos materiais mais difíceis de reciclar, maximizando assim o aproveitamento das fibras.

“A sustentabilidade é um dos pilares da Voith. É por isso que incluímos a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% no nosso programa de sustentabilidade ‘Papermaking for Life’”, diz Bernd Güldenberg, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Voith Paper.

“Temos o prazer de oferecer o nosso conhecimento de décadas no setor papeleiro para a aliança 4evergreen. Com isso, ajudamos a expandir a gama de aplicações das embalagens de papel, além de continuar aumentando a sua taxa de reciclagem. Junto com outros membros da aliança, estamos trabalhando para desenvolver papéis-embalagem sustentáveis e recicláveis.”

Em uma primeira etapa desse trabalho, o laboratório da Voith está analisando mais de 10 variantes de papéis-barreira escolhidos pelos membros da 4evergreen. A análise ainda está em andamento. Concluída essa etapa, a Voith desenvolverá e testará conceitos para otimizar ainda mais os sistemas de preparação do papel recuperado usados pelos membros da 4evergreen.

Güldenberg acrescenta:

“Os novos papéis precisarão oferecer todas as funções desejadas, como a proteção de alimentos. Além disso, as novas tecnologias desenvolvidas deverão garantir que os papéis sejam totalmente recicláveis, oferecendo a possibilidade de reciclagem e reutilização não só das fibras, mas também dos materiais residuais e do revestimento.”

Colaboração entre todo o setor

No total, 100 das principais empresas que participam da cadeia de valor do setor estão colaborando em diferentes projetos na aliança 4evergreen. A CEPI fundou a iniciativa 4evergreen em 2019 como uma resposta à crescente demanda dos consumidores por uma maior sustentabilidade das embalagens de papel.

A aliança é integrada por fabricantes de papel e papelão, recicladores, produtores e conversores de embalagens, produtores de alimentos e bebidas, varejistas de alimentos, fornecedores de materiais e tecnologia, classificadores e coletores de resíduos de papel, bem como institutos de pesquisa.

Além do grupo de trabalho “Inovação”, outros grupos estão definindo importantes diretrizes para o setor papeleiro europeu. Esses trabalhos envolvem não só a avaliação da reciclabilidade, mas também o projeto de embalagens de papel que proporcionem maior reciclabilidade. Por fim, os membros também estão desenvolvendo recomendações para melhorar os sistemas de coleta e a separação dos resíduos de papel, com o objetivo de otimizar a separação e assim garantir a melhor gestão dos fluxos de recicláveis. Para saber mais, acesse: https://4evergreenforum.eu/ .

Programa de sustentabilidade ‘Papermaking for Life’

Com o lançamento do programa de inovação e desenvolvimento ‘Papermaking for Life’, a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que abrem as portas para processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis. O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel.

Outra área de foco são as operações das próprias unidades mundiais da Voith. Saiba mais sobre as inovações da Voith Paper na área de sustentabilidade: Innovation – Papermaking for Life | Voith

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem mais de 20.000 colaboradores, gera € 4,2 bilhões em ven-das e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedor completo para a indústria papeleira, oferece a mais ampla gama de tecno-logias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte.

O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Site oficial: Innovation – Papermaking for Life | Voith

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!