Como reciclar resíduos considerados ‘não recicláveis’?

softelec
A TerraCycle é uma empresa líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade.
A TerraCycle é uma empresa líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade.

Imagem: TerraCycle – Lixo Não Reciclável | Empresa líder global em soluções de reciclagem e plataforma de reuso explica como reciclar itens que geralmente não são aceitos em programas convencionais

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Janeiro de 2023 – A reciclagem é uma das boas práticas apresentadas para reduzir a quantidade de resíduos que vai para os aterros, e abrange uma grande diversidade de materiais possíveis de serem transformados novamente em matéria-prima. No entanto, existem alguns resíduos que vão diretamente para o lixo devido a sua complexidade.

Pouco se fala sobre quais aspectos separam os resíduos “recicláveis” dos “não recicláveis”.

A verdade é que essa classificação se dá basicamente por questões econômicas. A reciclagem se inicia com a coleta destes materiais, seguida pelo transporte, manuseio, armazenamento e, por fim, a etapa final que envolve o processamento.

Quando o custo deste processo é inferior ao valor adquirido com a comercialização da matéria-prima reciclada, é possível realizar algum lucro, logo, o resíduo poderá ser considerado “reciclável”, é o caso dos papelões e das latinhas de alumínio. Porém, quando o resultado financeiro dessa equação é negativo, os resíduos entram automaticamente para a lista dos “não-recicláveis”.

No Brasil, existem muitos catadores, em grande parte, por necessidade de sobrevivência. Certos produtos e embalagens descartados não se apresentam como uma opção viável de coleta por demandarem um esforço que não se traduz em retorno financeiro e, por conta disso, acabam sendo rejeitados.

A TerraCycle, líder global em soluções de reciclagem e plataforma de reuso, torna possível reciclar exatamente os itens que são desprezados pelos agentes de reciclagem (catadores e cooperativas). “Isso é possível quando empresas como fabricantes e/ou varejistas entram na equação e passam a custear, tanto a logística reversa quanto o processamento dos produtos e embalagens que foram colocados no mercado, e que se tornaram resíduo no final de seu ciclo de vida”, aponta Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento da empresa.

Os especialistas da TerraCycle analisam os materiais e desenvolvem processos para reciclar itens difíceis, transformando-os em matéria-prima para posterior reintrodução no ciclo produtivo. Para Renata, é muito importante que as pessoas adotem ações conscientes sobre os resíduos gerados em seu cotidiano.

“Com a TerraCycle, você pode reciclar diversos tipos de resíduos costumeiramente rejeitados pelas cooperativas, tais como cápsulas de café, esponjas de cozinha, instrumentos de escrita, brinquedos, entre outros”, explica.

No entanto, Renata convida os consumidores a irem além. “Um passo importante para quem deseja reduzir a sua ‘pegada ambiental’ é estabelecer planos e metas individuais de redução do lixo gerado e incentivar pessoas próximas a fazerem o mesmo. A primeira e mais importante medida consiste na aplicação diária dos 5R ‘s, respeitando a seguinte ordem: Repense, Recuse, Reduza, Reuse e, por fim, Recicle tudo o que for possível”, finaliza.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é uma empresa inovadora de gestão de resíduos que atua em 21 países com a missão de Eliminar a Ideia de Lixo®. É líder global em soluções únicas de reciclagem, conteúdo reciclado, e reuso e faz parcerias com empresas, comunidades e consumidores para contribuir com a transformação de uma economia linear para circular.

No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.

Site oficial: https://www.terracycle.com/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!