Fábrica da Schneider Electric é reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como exemplo de sustentabilidade

softelec
©2022, Schneider Electric
©2022, Schneider Electric

Imagem: Divulgação | Empresa agora conta com cinco unidades reconhecidas pelo Fórum, localizadas na França, China, nos Estados Unidos, Índia e Indonésia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento e automação de energia, anuncia que sua fábrica em Le Vaudreuil (França) foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) como um farol de sustentabilidade, ou seja, um caso de sucesso no quesito meio ambiente.

O FEM só concedeu seis títulos em todo o mundo até o momento, sendo esta a segunda vez que a Schneider Electric o obtém. No ano passado, a fábrica de Lexington, Kentucky (Estados Unidos) também foi reconhecida.

Além da distinção na sustentabilidade, a empresa conta com títulos de “Advanced Lighthouse”, igualmente concedidos pelo FEM. A fábrica de Hyderabad, na Índia, é a quinta a receber o reconhecimento, juntamente com as demais da Schneider localizadas na França, na China, nos Estados Unidos e na Indonésia.

Os faróis de sustentabilidade do Fórum Econômico reconhecem as melhores práticas globais de tecnologias da quarta Revolução Industrial na manufatura. Isso demonstra como as empresas podem desbloquear novos níveis de sustentabilidade e eficiência em suas operações e soluções, obtendo maior competitividade operacional e, ao mesmo tempo, melhor gestão ambiental para um futuro mais limpo e sustentável.

A fábrica de Le Vaudreuil é um exemplo de como o poder dos dados pode gerar resultados positivos de sustentabilidade. O local teve sensores de Internet das Coisas Industrial (IIoT) implementados e conectados às plataformas digitais. A visibilidade desses novos dados permitiu o gerenciamento otimizado de energia para reduzir o consumo do recurso em 25%, o desperdício de material em 17% e as emissões de CO2 em 25%.

A unidade está equipada com uma estação de reciclagem de água de rejeito conectada a análises de nuvem monitoradas por Inteligência Artificial (IA) que prevê e processa fluxos, levando a uma diminuição de 64% no uso de água.

A fábrica de Hyderabad, que confecciona produtos de missão crítica, utiliza as soluções EcoStruxure IIoT da Schneider Electric para capacitar a equipe a tomar decisões aprimoradas e mais rápidas para obter melhores resultados.

Análises preditivas e prescritivas, aprendizado profundo de IA e tecnologias integradas da quarta Revolução Industrial são aproveitadas para atender às demandas dos clientes em constante mudança, resultando em aumento de 54% no crescimento dos negócios. A eficiência de fabricação acresceu 9%, enquanto as falhas em campo foram reduzidas em 48% e o tempo de espera em 67%.

“Nosso investimento em tecnologia é impulsionado por nosso compromisso com os clientes, a sustentabilidade e a melhoria dos resultados de negócios”, diz Mourad Tamoud, vice-presidente executivo de Cadeia de Suprimentos Global da Schneider Electric.

De acordo com ele, este último reconhecimento do FEM fornece evidências convincentes para a implantação rápida e extensa desse tipo de tecnologia – há benefícios significativos de sustentabilidade, agilidade e resiliência para os fabricantes.

“Como um parceiro confiável para a digitalização e a sustentabilidade, estamos sempre procurando melhorar e aprimorar nossa cadeia de suprimentos para os clientes e a sociedade”, complementa Tamoud. “Nunca esquecemos que são nossas pessoas que estão fazendo isso acontecer, e é por isso que investimos no desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos digitais como parte de nossa visão de pessoas e investimento em nossos funcionários”, finaliza.

Em colaboração com a McKinsey & Company, o Fórum Econômico Mundial lançou a Global Lighthouse Network em 2018 para reconhecer os fabricantes que lideram o crescimento da quarta Revolução Industrial. Essas empresas demonstram como as operações digitais criam ganhos de produtividade e eficiência para permitir o crescimento sustentável diante de interrupções e desafios generalizados.

Sustentabilidade no Brasil

No Brasil, a Schneider Electric possui um Centro de Distribuição Inteligente para a região da América do Sul. Inaugurado em 2019 e certificado como um edifício zero carbono em 2020, o principal foco da unidade é promover o uso racional dos recursos naturais do planeta. Localizado em Cajamar (SP), a expectativa é que, até 2022, o local se transforme em uma smart factory. Com isso, se espera uma redução de pelo menos 30% na utilização de recursos como água e energia. A instalação é alimentada por fontes de energia renovável, o que possibilita evitar a emissão de 130 toneladas de gás carbônico por ano nas operações.

O Centro de Distribuição Inteligente de Cajamar também acaba de ser reconhecido, junto com a fábrica da Schneider Electric em Eusébio (CE), como uma unidade “Waste to Resource”. O selo, criado pela empresa, indica que as instalações estão demonstrando práticas robustas de gestão de resíduos, o que resulta em uma taxa exemplar de desvio de resíduos ao aterro. No ano de 2021, em ambos os locais, mais de 99% dos resíduos não perigosos foram desviados do aterro sanitário, e menos de 10% dos resíduos foram revertidos em energia.

A fábrica em Eusébio é responsável pela produção de estabilizadores, módulos isoladores, no-breaks e acessórios como extensões e banco de baterias. A unidade conta com um programa de remanufatura de no-breaks usados e tem se fortalecido cada vez mais na gestão consciente de energia e outros recursos naturais.

Programa Strive

As fábricas de Hyderabad e Le Vaudreuil e o centro de distribuição em Cajamar fazem parte da iniciativa global de fábrica e centro de distribuição inteligente da Schneider Electric, que abrange cerca de 300 fábricas e centros de logística em mais de 40 países. Essa ação – parte do programa Strive da empresa – visa enfrentar o desafio fundamental da sustentabilidade, aumentando a rentabilidade e a eficiência.

Strive (Sustainable, Trusted, Resilient, Intelligent, Velocity and Efficiency) é a próxima evolução da transformação da cadeia de suprimentos da Schneider Electric para ser a cadeia de suprimentos mais ágil, inovadora, global e centrada no cliente.

  • Sustentável – implementar projetos para construir cadeias de suprimentos circulares e neutras em carbono, preservando a biodiversidade local.
  • Confiável e Resiliente – fortalecer sua resiliência por meio de multi-sourcing e garantir que não haja um único ponto de falha em suas linhas de produção. Aproveitando a tecnologia, é possível criar uma experiência altamente personalizada para os clientes e garantir qualidade superior no uso e visão de ponta a ponta de suas operações.
  • Inteligente – prevenir e automatizar para obter uma cadeia de suprimentos altamente flexível e orquestrada remotamente.
  • Veloz e eficiente – aproveitar a forte presença regional, a mentalidade ágil e os parceiros de fornecimento.

O programa faz parte da visão da Schneider Electric de que a eletrificação e a digitalização são ferramentas essenciais na luta contra as mudanças climáticas. Essa convicção levou à classificação recente da empresa como a 4ª no Top 25 do Gartner Supply Chain de 2021.

Sobre a Schneider Electric

O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade.

Chamamos isso de “Life Is On”.

Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.

Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.

Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.

Site oficial: https://www.se.com/br/pt/

Crédito:
Imprensa | Schneider Electric

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!