Lançamento de campanha global para combater as alterações climáticas através da reconfiguração dos sistemas alimentares mundiais

softelec

Imagem: Divulgação Plant Based Treaty | Ação terá lugar junto dos governos locais de quase 100 cidades em todo o mundo para encorajar líderes a apoiarem o Plant Based Treaty

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Ativistas de todo o mundo apelam hoje aos governos para que coloquem os sistemas alimentares na vanguarda do combate à crise climática.

A campanha por um ‘Plant Based Treaty‘ irá criar uma pressão contínua para que os líderes negociem um acordo global que trave o impacto da agricultura animal no planeta.

Estão ocorrendo ações em cerca de 100 cidades e câmaras municipais em todo o mundo, incluindo Manchester, Bristol, Amsterdã, Lisboa, Roma, Los Angeles, Cidade do México, Toronto, Seul, Mumbai e Ancara para encorajar os líderes a assinar o Tratado. Aproveitando este apoio das bases, a campanha irá trabalhar para chegar a 10 milhões de indivíduos, 10.000 organizações, 10.000 empresas e 50 cidades para apoiar o tratado até 2023, antes do Global Stocktake of the Paris Agreement (GST). Várias celebridades de renome deram o seu apoio ao tratado, incluindo Moby, Leona Lewis e Sophie Aldred.

Em Portugal conta com o apoio de André Silva, antigo porta-voz e deputado do PAN. Novos nomes de importância serão anunciados nos próximos dias.

O Tratado insta os líderes a negociar um acordo global em torno de três princípios:

  • Renunciar – acabar com a alteração do uso da terra, degradação de ecossistemas ou deflorestação para fins de agricultura animal.
  • Redirecionar – levar a cabo uma transição ativa dos sistemas agrícolas de base animal para sistemas alimentares estritamente de base vegetal.
  • Restaurar – recuperar ecossistemas chave e reflorestar a terra.

Após o Acordo de Paris de 2015, países celebraram um pacto para limitar o aquecimento global em menos de 2°C – e de preferência a 1,5°C – acima dos níveis pré-industriais. Embora a redução da utilização de combustíveis fósseis seja uma forma importante de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, por si só não é suficiente para cumprir este objetivo juridicamente vinculativo. O Plant Based Treaty chama a atenção para os efeitos da produção de carne, lacticínios e ovos, que estão provocando emissões de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, três grandes gases de efeito estufa. Os peritos dizem que a redução de emissões de metano é provavelmente a única forma de evitar aumentos de temperatura acima de 1,5°C, e a maior chance para abrandar o aquecimento entre agora e 2040.

O artista internacional Moby disse: “Como a produção de carne e laticínios é uma das principais causas da emergência climática, é evidente que não podemos resolver a crise climática sem nos basearmos em plantas. A mudança é imperativa, e eu apoio o Plant Based Treaty, para os animais, o planeta e a saúde humana”.

Anita Krajnc, Coordenadora de Campanha Global para o Plant Based Treaty, afirmou: “O sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) deixa claro que é mais crítico do que nunca reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e identifica as dietas baseadas em plantas como um método chave para conseguir isso. Com a nossa temperatura global fixada em 3°C, a menos que tomemos medidas urgentes, é a imperativo que promovamos a sensibilização para a forma como os nossos sistemas alimentares – e a agricultura animal em particular – estão a contribuir para a crise climática“.

E também:

“Com apenas cinco anos para inverter os piores efeitos das alterações climáticas, a manutenção do status quo já não é uma opção. É tempo de mudar para uma economia baseada em plantas para inverter os danos que causamos ao ambiente, e para promover uma sociedade mais saudável”.

Indivíduos, organizações, empresas e cidades podem subscrever o Tratado, enviando o seu apoio por e-mail para endorse@plantbasedtreaty.org ou visitando PlantBasedTreaty.org.

Finalidade – Acerca do Plant Based Treaty

O Plant Based Treaty foi elaborado para colocar o sistema alimentar na vanguarda do combate à crise climática. Tendo como modelo o popular Fossil Fuel Treaty, este Plant Based Treaty visa travar a acelerada degradação generalizada dos ecossistemas causada pela pecuária e promover uma mudança para dietas vegetais sustentáveis e mais saudáveis.

Instamos cientistas, indivíduos, grupos, empresas e cidades a apoiarem este chamado à ação e a pressionarem os governos nacionais a negociar este Tratado Internacional.

Para mais informação visitar:
Site oficial: https://plantbasedtreaty.org/
Instagram: https://www.instagram.com/plantbasedtreaty  
Twitter: https://twitter.com/Plant_Treaty
TikTok: https://www.tiktok.com/@plantbasedtreaty
Facebook: www.facebook.com/PlantBasedTreaty

Crédito:
Imprensa | Plant Based Treaty

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!