Complexo Pacaembu terá investimento de aproximadamente R$ 70 milhões em solução de energia sustentável

softelec
Foto: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - por Paula Marina Castro | Flickr
Foto: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - por Paula Marina Castro | Flickr

Imagem: Divulgação | Parceria entre a concessionária Allegra Pacaembu e CPFL Soluções prevê painéis solares, cogeração, geradores de emergência e baterias

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – O processo de modernização do Complexo Pacaembu, iniciado em 2021, contará com iniciativas inovadoras e sustentáveis da CPFL Soluções — empresa do Grupo CPFL, para o novo sistema elétrico. Com investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, o projeto terá tecnologias aplicadas para a redução do consumo, geração própria e equipamentos preventivos para os casos de interrupção do fornecimento de energia e/ou picos de consumo.

“Somos a única empresa do País capaz de fornecer as soluções em energia que o Pacaembu espera há anos. O Complexo já nasce novo e moderno. Vamos desde a revitalização elétrica, passando pela melhora da infraestrutura — com sistemas de climatização, aquecimento da piscina, carregadores de carros elétricos até fornecimento de geradores, para citar alguns exemplos. Tudo com segurança e eficiência”, diz Flávio Souza, diretor comercial da CPFL Soluções.

O complexo terá a instalação de 2 usinas fotovoltaicas e uma usina de mini cogeração a gás natural — que produz energia a partir do aquecimento de água da piscina e de chuveiros dos vestiários do Complexo. Iniciativas que, juntas, vão gerar 1.670 MWh no ano, provenientes de fontes limpas. Serão 210 ton.CO2/ano deixando de ser emitidos.

Quatro geradores e dois bancos de bateria vão garantir o fornecimento de energia em caso de falha na rede externa que, além de serem acionados em caso de emergência, vão suportar picos de consumo e evitar oscilações.

Para a climatização, que contará com ar-condicionado central para todo o Complexo, o sistema que será instalado terá equipamentos de ponta como chillers, bombas e torres de resfriamento, que possuem alto rendimento e eficiência.

O projeto da CPFL Soluções prevê ainda um sistema de monitoramento inteligente com alarmes remotos, painéis de visualização e dez carregadores para veículos elétricos.

“A partir da parceria com a CPFL, o Pacaembu irá contar com uma solução energética inovadora e sustentável, que garantirá o fornecimento de energia para todo o Complexo, mesmo em caso de queda na rede de distribuição. Teremos, por exemplo, geração de energia solar para suprir parte do consumo interno, reduzindo nosso consumo da rede de distribuição. Tudo foi pensado para garantir a melhor experiência aos que vierem visitar o Pacaembu, seja para assistir jogos de futebol, participar de eventos ou utilizar os equipamentos do clube poliesportivo, como a piscina, as quadras de tênis e o ginásio poliesportivo”, afirma Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

Equipamentos

  • Duas usinas solares fotovoltaicas, de 250kWp no total, para gerar aproximadamente 270 MWh/ano.
  • Uma usina de cogeração, que irá aquecer a piscina olímpica e fornecer água quente ao EDM, gerando ainda 1.400 MWh por ano.
  • Dois bancos de baterias com um total de 1.000 MVA para evitar oscilações de energia e prover em caso de emergência.
  • Central de climatização de 1.850 TR, sendo como um ar-condicionado central para o todo o complexo.
  • Quatro geradores de emergência com potência total de 4,7 MVA, para gerar a própria energia em caso de falta da rede externa.
  • 47 painéis de média tensão, com 19 transformadores, para receber energia da rede e distribuir para todo complexo.
  • Sistema de Monitoramento inteligente de todas as soluções acima, com alarmes remotos e painéis de visualização
  • Dez carregadores de veículos elétricos

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Site oficial: https://www.cpfl.com.br/

Crédito:
Imprensa | CPFL Energia

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4937 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!