Pioneira no serviço de assinatura de energia solar, Sun Mobi completa cinco anos e projeta dobrar volume de cidades atendidas

softelec
Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet.
Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet.

Imagem: Divulgação | Com expansão serviço no estado de SP, empresa quer ampliar o acesso à tecnologia fotovoltaica e empoderar os consumidores na gestão sustentável e eficiência energética

Dezembro de 2022 – A Sun Mobi, enertech pioneira no serviço de assinatura de energia solar no País a partir de usinas de geração remota, aposta no empoderamento dos consumidores brasileiros para gestão sustentável e eficiência energética. A empresa, que acaba de completar cinco anos de operação no mercado fotovoltaico, planeja dobrar a quantidade de cidades atendidas no País no próximo ano.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Com duas usinas fotovoltaicas localizadas nas cidades de Porto Feliz (SP) e Araçoiaba da Serra (SP), que estão conectadas no sistema de distribuição da CPFL Piratininga e atendem 27 cidades do Interior de São Paulo e Baixada Santista, a Sun Mobi, primeira empresa a desenvolver o modelo de geração compartilhada no Brasil, pretende expandir o serviço para mais 28 municípios paulistas, com a construção de mais um parque solar no estado. A proposta é garantir, sem investimento do consumidor, energia limpa e barata para clientes que não podem ou não pretendem instalar painéis solares nas edificações.

Segundo Guilherme Susteras, sócio da Sun Mobi, a expansão dos serviços de assinatura de energia solar vai levar mais competitividade às empresas a partir de redução de custos operacionais e aliviar o orçamento das famílias, que pagam uma das contas de luz mais caras do mundo.

“Por meio da combinação de investimento direto em usinas e viabilização de plantas por investidores independentes, a Sun Mobi seguirá sua trajetória de crescimento e inovação”, comenta. 

Foto: Guilherme Susteras e Alexandre Bueno, sócios da Sun Mobi.

Nos cinco anos de atuação, os dois empreendimentos em operação geraram de mais de 8,9 gigawatts-hora (GWh) de energia solar entregue aos consumidores do Estado de São Paulo que adotaram o modelo de assinatura na conta luz, garantindo uma economia da ordem de 10% em média para cada usuário.

Somados, os parques solares contam com um total de 5,4 Megawatts (MW) de potência instalada e abastecem, sobretudo, pequenos e médios negócios, como restaurantes, padarias, condomínios e demais empresas de comércio e serviços, além de consumidores residenciais.

A companhia fornece energia solar por assinatura para quase 400 unidades consumidoras do estado paulista e se consolidou como uma das referências no País em soluções e inovação para a democratização do acesso à tecnologia fotovoltaica.

“Esse tipo de contrato de fornecimento de energia solar tem crescido exponencialmente no País, impulsionado pela ausência de necessidade de investimento num sistema próprio de geração de eletricidade no telhado ou num pequeno terreno, além da facilidade do processo de adesão. É ideal para consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou ainda que não tenham condições de fazer investimentos próprios”, explica Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi.

Além da ausência de necessidade de investimento próprio num sistema de geração de energia em telhado ou num pequeno terreno, a empresa fornece uma série de tecnologias de inteligência artificial e eficiência energética para os assinantes, tais como um sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica, via aplicativo e desktop, instalado no quadro de luz do cliente, e o conhecido robô Clara para atendimento personalizado.

Trata-se de canal gratuito da empresa via chabot, que, além de atender e vender assinaturas de energia solar aos interessados, faz um trabalho de pós-venda com os atuais clientes e tira dúvidas sobre faturamento, economia na conta de luz, funcionamento do dispositivo de monitoramento, funções do aplicativo de controle e eventuais ajustes em contratos.

“O desenvolvimento de tecnologias inovadoras é o pilar principal do DNA da Sun Mobi, de ser uma empresa referência da economia digital com foco no cliente, a partir de soluções de eficiência energética e sustentabilidade”, conclui Alexandra Januário Susteras, sócia da companhia.

Linha do tempo

– 2016: Fundação da Sun Mobi
– 2017: Aporte dos investidores anjos na empresa
– 2017: Entrada em operação da primeira usina da Sun Mobi, a Maurício Valter Susteras, de 75 kW,
em novembro, em Araçoiaba de Serra (SP), primeira a ser financiada pela DesenvolveSP.
– 2017: Primeiro ciclo de venda concluído, com 12 clientes, todos com sensor instalado e acesso ao Aplicativo da Sun Mobi
– 2018: A Sun Mobi recebe Prêmio da DesenvolveSP pela contribuição para o Desenvolvimento da Economia Paulista
– 2018: Entrada em operação da expansão da usina de Araçoiaba da Serra (SP), em setembro
– 2019: início das obras da usina da Wanda Maria Bueno, de 1MW, em Porto Feliz (SP)
– 2019: Medalha Ecológica 2019, oferecida pela Prefeitura de Porto Feliz, na categoria Pessoa Jurídica, por ter se destacado como uma empresa preocupada com o meio ambiente, em junho
– 2020: entrada em operação da nova usina da Sun Mobi, de 1MW, em Porto Feliz, em fevereiro
– 2020: Plano de ajuda aos clientes mais impactados pela pandemia, com 100% de adimplência
– 2021: Entrada de novo sócio, a GET ENERGY TRADING
– 2021: Início das obras de expansão da usina Wanda Maria Bueno, em Porto Feliz (SP)
– 2022: Entrada em operação de 4MW da expansão do complexo de Porto Feliz (SP)
– 2022: Desenvolvimento da Clara, inteligência artificial para atendimento prospects e clientes

Desempenho ambiental em números

Sobre a Sun Mobi

Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. O sistema da Sun Mobi permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido.

Mais informações em:  Sun Mobi – Energia Solar por Assinatura.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!