Vinícola Principe Corsini recebe certificação de sustentabilidade italiana VIVA

softelec
Foto: Esterno, Villa 2
Foto: Esterno, Villa 2

Imagem: Divulgação | Programa do Ministério da Itália promove práticas sustentáveis do setor; Rótulos da vinícola são comercializados no Brasil com a curadoria de Domno Wines

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2024 –A renomada vinícola italiana Principe Corsini, reconhecida pelos pilares de respeito à natureza e alta qualidade de seus vinhos, os quais são importados para o Brasil com a curadoria da Domno Wines, do Grupo Famiglia Valduga, celebra uma importante conquista: a certificação VIVA. Desde 2011, o programa VIVA, do Ministério do Meio Ambiente e Segurança Energética italiano, promove a sustentabilidade do setor vitivinícola do país.

Ele representa o padrão público para medir e melhorar o desempenho de sustentabilidade da viticultura na Itália.

No VIVA, são analisados dados do ar, da água, da vinha e do território. A aplicação destes quatro indicadores, desenvolvidos com base nos principais padrões e normas internacionais, e a utilização dos “Planos de Melhoria” previstos no programa permitem aos produtores desenvolver estratégias eficazes de redução dos impactos gerados, melhorando o desempenho sustentável do negócio. Além disso, as vinícolas conseguem avaliar a utilização ideal dos recursos.

Para o consumidor, o certificado proporciona um sistema transparente e rastreável para verificar a sustentabilidade do vinho e o compromisso dos produtores, na esfera ambiental e socioeconômica.

“Além da qualidade, um dos critérios que se sobressaem na curadoria de Domno Wines é a convergência dos valores da vinícola com os do Grupo Famiglia Valduga. A certificação VIVA para Principe Corsini reforça o compromisso da marca com práticas sustentáveis, que são tão importantes para nós”, comenta Eduardo Valduga, diretor do Grupo Famiglia Valduga.

Principe Corsini é propriedade de uma das mais antigas e prestigiadas famílias nobres italianas, que possuem seus vinhedos localizados na charmosa região da Toscana. As vinhas singulares da vinícola são uma verdadeira expressão do território de origem.

Le Corti Chianti Classico Docg

Um dos vinhos em destaque da Principe Corsini é o Le Corti Chianti Classico Docg. Elaborado com as varietais 95% Sangiovese, 2,5% Canaiolo e 2,5% Colorino, este tinto italiano, de coloração vermelho rubi, teve 12 meses de maturação em barris de carvalho francês de 5.000 e 2.700 litros.

Foto: Garrafa Principe Corsini Le Corti, 2009

O vinho apresenta aromas que mesclam groselha, cereja e geleia de framboesa, com toques florais,  que lembram violeta com nuances de nozes. No paladar, é equilibrado e agradável, com boa estrutura. Apresenta um final frutado e com agradável frescor. Foto: Garrafa Principe Corsini Le Corti, 2009

Sobre Domno Wines

Fundada em 2008, na cidade de Garibaldi, coração da Serra Gaúcha, a Domno Wines pertence à Famiglia Valduga, grupo com quase 150 anos de história e tradição. Em seu portfólio estão 38 vinícolas – de oito países – e 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos. Um dos grandes diferenciais da importadora é a cautelosa escolha de seus produtores, que possuem valores convergentes aos do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e valorização do relacionamento.

Sobre o Grupo Famiglia Valduga

Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto pelas empresas Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage.

Casa Valduga é a vinícola que está entre as 10 principais do país e conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno Wines, importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero, marca de espumantes reconhecida pelo seu DNA inovador a partir de rótulos com designers modernos e combinações únicas no mercado. A Ponto Nero conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa.

Casa Madeira, por sua vez, disponibiliza sucos de uva kosher, orgânico, integral e enriquecido com fibras – sem adição de conservantes, açúcar ou água –, sucos varietais, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas especiais, transformando-as em experiências únicas, percorrendo o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro. Por fim, Vinotage é a marca de cosméticos e bem-estar do grupo, responsável pela formulação de produtos diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva.

A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.

Site oficial: https://www.casavalduga.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5026 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!