ABHIC, Sapiens Parque e Fotovoltaica da UFSC buscam parcerias para projetos de hidrogênio

softelec
Imagem de uma renderização 3D de um tanque de hidrogênio moderno para energia renovável.
Imagem de uma renderização 3D de um tanque de hidrogênio moderno para energia renovável.

Imagem: Divulgação | As entidades realizaram, na sexta-feira (10), um workshop no auditório do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina com o objetivo de buscar parceiros para o projeto de pesquisa e desenvolvimento lançado pela ANEEL

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2024 – A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC), o Sapiens Parque e o Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC) realizaram no dia (10/5), um workshop para buscar parcerias para o projeto “Hidrogênio no contexto do setor elétrico brasileiro”, de autoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), referente à chamada de número 023/2024.

A iniciativa trata do cadastramento de projetos apoiados pelo PDI (Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) desenvolvido pela Agência, que contemplem a inserção de sistemas de produção de hidrogênio renovável de forma integrada e sustentável.

O workshop, denominado “Prospecção de Parcerias para Projeto de P&D ANEEL 023/2024”, foi realizado no auditório do laboratório da Fotovoltaica/UFSC, no Sapiens Parque. Além de buscar parcerias para o projeto, o evento promoveu também uma discussão com especialistas sobre as oportunidades emergentes no campo do hidrogênio, especialmente no contexto do projeto.

De acordo com Sérgio Costa, fundador e presidente da ABHIC e um dos participantes do evento, “é essencial unir esforços e conhecimento em prol do desenvolvimento da cadeia de hidrogênio no Brasil. Por meio de eventos como esse, é possível conectar empresas, o poder público e especialistas no tema para buscar viabilizar projetos desse segmento”.

O evento contou com uma programação composta por apresentações que abordaram temas como os desafios e as perceptivas para uma articulação internacional, os aspectos científicos e tecnológicos, além das questões comerciais, legais, e regulatórias do hidrogênio, entre outros assuntos relevantes do setor.

O workshop proporcionou, ainda, uma visita técnica com a visão detalhada das instalações do Laboratório de Hidrogênio Verde do Fotovoltaica/UFSC, oferecendo assim uma oportunidade para os participantes conhecerem suas capacidades e recursos dedicados às iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.

O laboratório conta com eletrolisadores para a produção de hidrogênio verde, alimentados pelos sistemas fotovoltaicos integrados na própria edificação que abriga o laboratório. O hidrogênio verde produzido é utilizado para a produção de amônia verde e geração de energia através de células a combustível. Toda a água utilizada no processo é proveniente da água da chuva captada pelo laboratório.

Assim, o prédio do laboratório é por sí só também um equipamento, pois abriga os equipamentos de produção de H2 e NH3 verdes, ao mesmo tempo em que capta nas suas coberturas e fachadas toda a água e a energia elétrica para estes processos energointensivos.

Participaram do workshop:

  • Sérgio Augusto Costa, presidente da ABHIC,
  • Eduardo Vieira, presidente do Sapiens Parque,
  • Frederico Taves, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque e diretor técnico da ABHIC, 
  • Karla de Paulo, Diretora Financeira da ABHIC, 
  • Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina,
  • Ricardo Rüther, professor e coordenador do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC),
  • Lucas Nascimento, pesquisador da Fotovoltaica/UFSC,
  • Maíra Mallmann, pesquisadora da Fotovoltaica/UFSC, e
  • João Tanan, diretor de Operações da Cerumar Capital.

Sobre a ABHIC

A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão implementar e otimizar as condições de mercado, tecnológicas e regulatórias necessárias para o desenvolvimento do hidrogênio e dos combustíveis sustentáveis no Brasil.

A ABHIC representa não somente as empresas de Hidrogênio Verde, mas também as organizações que atuam com Hidrogênio Cinza, Marrom e Azul, ou seja, as empresas que utilizam hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis, mas que são comprometidas em realizar a transição energética para a economia sustentável por meio do Hidrogênio Verde.

A entidade é parceira da Associação Alemã de Hidrogênio e Células de Combustível (DWV), a qual tem atuado por uma indústria sustentável de Hidrogênio desde 1996 na Alemanha, o maior mercado consumidor de Hidrogênio no mundo.

Site oficial: https://www.abhic.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!