Brazil Water Week 2024: Fórum internacional online discute sobre Água e Saneamento no Brasil

softelec
A BRAZIL WATER WEEK (BWW 2024) – Semana da Água do Brasil será realizada de 03 a 07 de junho de 2024 em formato online. O tema central da BWW 2024 é "Água e Saneamento para o Desenvolvimento Sustentável".
A BRAZIL WATER WEEK (BWW 2024) – Semana da Água do Brasil será realizada de 03 a 07 de junho de 2024 em formato online. O tema central da BWW 2024 é "Água e Saneamento para o Desenvolvimento Sustentável".

Imagem: Divulgação | A BWW 2024 é uma plataforma online para elevar as discussões a impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e a implementação de soluções tecnológicas inovadoras, que possam transformar a gestão de águas, recursos hídricos e saneamento básico no Brasil e em outros países.

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2023 – O evento online Brazil Water Week – BWW 2024 (Semana da Água do Brasil) será realizada de 03 a 07 de junho de 2024, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Esta será a quarta edição do evento, que se firmou como o principal fórum internacional de discussão sobre Água e Saneamento no Brasil.

O tema central da BWW 2024 é “Água e Saneamento para o Desenvolvimento Sustentável”.

Durante cinco dias, o evento reunirá profissionais de várias partes do mundo, além das comunidades acadêmica e técnica do Brasil. A proposta é fomentar uma troca de experiências rica e diversificada, trazendo conhecimentos de diferentes realidades e destacando as melhores práticas brasileiras no cenário internacional.

O objetivo fundamental da BWW 2024 é contribuir para a discussão e melhoria dos serviços de água e esgoto, explorando a economia circular, soluções baseadas na natureza, questões ambientais e mudanças climáticas. Além disso, serão abordados os desafios, políticas públicas e as soluções tecnológicas existentes tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.

A estrutura do evento inclui 20 painéis de discussão, além de sessões especiais que ocorrerão nas semanas anteriores ao evento principal. Essas sessões especiais são oportunidades para aprofundar os temas mais complexos e preparar o terreno para as discussões principais. Cada sessão será uma oportunidade única para aprender, compartilhar e colaborar na busca por soluções inovadoras e sustentáveis.

PAINÉIS

1 – INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO UNIVERSAL

Será discutido o esgotamento sanitário e de como atender a todos; e como viabilizar políticas de universalização em áreas rurais (programas com fundos públicos, papel das concessionárias).
Coordenadoras: Juliana Almeida Dutra, Diretora de Projetos da Deep e Coordenadora da Câmara Temática de Prestação de Serviços da ABES e Marina Rodrigues, Coordenadora de Sustentabilidade na Aegea Saneamento e Coordenadora da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

2 – TRATAMENTO DE ESGOTO/ETES SUSTENTÁVEIS

O objetivo deste painel é trazer luz a um assunto muito estratégico para as empresas que atuam no setor saneamento, sejam elas nacionais ou internacionais, que é o tratamento de esgotos sanitários. Coordenadores: Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, Superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp e Gustavo Rafael Collere Posseti Gerente de pesquisa e inovação da Sanepar e Coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES

3 – ECONOMIA CIRCULAR E SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA ​

A Economia circular e as Soluções Baseadas na Natureza se relacionam diretamente pelos seus próprios conceitos. Portanto, serão refletidos, de forma comparativa, os modelos internacionais e brasileiros no âmbito desses temas, verificando lacunas e oportunidades existentes e, com isso, poder apontar estratégias para vencê-las.
Coordenadores: Josivan Cardoso, Gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) e Sérgio Ayrimoraes, Especialista em regulação da ANA e Cofundador do Instituto Reúso de Água

4 – REGULAÇÃO DO SETOR DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A universalização do acesso à água potável é crucial para o desenvolvimento sustentável e bem-estar social. O Marco Regulatório do Saneamento Básico estabelece diretrizes para melhorar os serviços de água e saneamento, especialmente em áreas rurais e comunidades de baixa renda urbanas. Para alcançar essa universalização, é necessário um esforço coordenado entre governos, setor privado, sociedade civil e agências reguladoras. Analisar a atuação dessas agências em áreas rurais e informais é fundamental para criar um ambiente regulatório que incentive investimentos e garanta que ninguém seja deixado para trás.
Coordenadores: Luiz Antonio de Oliveira Junior, Superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil na Arsesp e Marisa Guimarães, Coordenadora da Câmara Temática Nacional de Regulação e Tarifas da ABES.

5 – GESTÃO EFICIENTE ​

A gestão eficiente tornou-se fundamental para operadores de sistemas de abastecimento de água no Brasil, com o Novo Marco do Saneamento enfatizando a necessidade de eficiência operacional. A adoção de melhores práticas gerenciais e novas tecnologias não só reduz custos, mas também melhora o atendimento aos consumidores e preserva recursos hídricos. A gestão eficiente será discutida entre empresas, profissionais e acadêmicos, que colaboram para desenvolver soluções, com informações mais confiáveis e a transformação digital aprimorando operações.
Coordenadores: Luiz Roberto Gravina Pladevall, Sócio-Diretor da CPS Engenharia e Soluções e Presidente da ABES-SP e Marcelo Depexe, Assessor da Diretoria de Operações da Sanepar e Coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES.

6 – COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

A intensificação da cooperação internacional no setor de água é a razão primordial da existência da Brazil Water Week. Este tema focará nos aspectos específicos da cooperação para difusão de conhecimento e assistência técnica e na ação articulada entre associações e foros internacionais na promoção da agenda da água.
Coordenadores: Alceu Guerios Bittencourt, Presidente Nacional da ABES e Marcel Costa Sanches, Secretário-Geral da ABES e Superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp

7 – FINANCIAMENTO DO SETOR DE SANEAMENTO

Quase quatro anos após a implementação do novo marco legal de saneamento no Brasil, ainda persistem desafios significativos, especialmente na universalização dos serviços de água e esgoto e na eficiência da drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. Este painel discutirá formas de viabilizar os investimentos necessários, abordando mecanismos de financiamento, fontes de recursos, ambiente legal e regulatório, além da participação pública e privada. A discussão será enriquecida com experiências nacionais e internacionais, visando ampliar o conhecimento e inspirar ações que promovam a universalização e sustentabilidade sanitária e ambiental.
Coordenadores: Luis Eduardo Grisotto, Coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-SP e Diretor da Cobrape e Nelson Campos Lima, Diretor de Engenharia e Obras no DAEE – São Paulo

8 – MEIO AMBIENTE, MUDANÇA CLIMÁTICA E SEGURANÇA HÍDRICA

As mudanças climáticas têm um impacto significativo no setor de saneamento, afetando diretamente a vida das pessoas ao causar desabrigados, fome e migrações. Alterações nos padrões de precipitação resultam em conflitos de uso da água durante secas e desastres durante cheias, gerando disputas e prejuízos econômicos. Este painel visa discutir como as mudanças climáticas impactam o setor de saneamento e explorar soluções para mitigar esses efeitos. Serão abordados temas como a melhoria dos sistemas de informação e alerta, desenvolvimento de ferramentas de medição e previsão, construção de resiliência, e medidas para o uso racional da água.
Coordenadores: Mônica Porto, Professora Titular da Escola Politécnica da USP e Rafael Volquind, Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da ABES

A presença de especialistas internacionais e nacionais, a troca de experiências entre diferentes regiões e contextos e a apresentação de melhores práticas são alguns dos aspectos que tornam este evento imperdível.

A importância da BWW 2024 reside no seu papel de plataforma para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e a implementação de tecnologias inovadoras que podem transformar a gestão dos recursos hídricos e saneamento.

SERVIÇO

Brazil Water Week – BWW 2024

Quando? De 03 a 07 de junho de 2024
Formato: Digital, 100% online
Inscrição: Neste link.
Realização: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
Site oficial: https://brazilwaterweek.com.br

Patrocinadores:
SABESP, BID, CAESB, AEGEA, SANEPAR, GRUPO ÁGUAS DO BRASIL

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!