Dia Mundial do Meio Ambiente: 3 soluções que contribuem para a preservação dos recursos naturais

softelec
Foto: Dia Mundial do Meio ambiente
Foto: Dia Mundial do Meio ambiente

Imagem: Divulgação l A data reconhecida pela ONU em 1972 busca conscientizar a sociedade para promover práticas que levam ao desenvolvimento mais sustentável

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2024 – O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 05, foi estabelecido em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo. Desde então, muitas soluções e iniciativas tem surgido para mitigar problemas atuais e prevenir impactos futuros. Elas vão desde plantas de reciclagem, usinas autossustentáveis a tecnologia para produção de biomassa de reflorestamento.

Conheça algumas abaixo:

1. Planta automatizada de reciclagem

A Flacipel, é um exemplo da utilização de tecnologia para o tratamento de resíduos no Brasil. Com capacidade de processamento de 300 toneladas por dia, separa os materiais por cor e tipo, além da extração de metais ferrosos e não ferrosos. Para isso, ela conta com uma gama de separadores mecânicos e ópticos, além de eletroímãs e separadores para não ferrosos. A automatização dos processos não aumenta apenas a eficiência, mas também garante a qualidade do que vai retornar à cadeia de produção.

“Somos a maior empresa de separação mecanizada da América Latina e liderança dentro do segmento no Brasil. Ao longo dos anos nos especializamos no sistema de parcerias com indústrias, shoppings, hotéis e hipermercados, realizando todo o processo da coleta seletiva e reaproveitamento os materiais destes locais. Além disso, somos responsáveis pela gestão de 30% de todo resíduo coletado na Grande São Paulo”, conta Silvio Urias, sócio-diretor do Grupo Multilixo.

2. Tecnologia para produção de biomassa de reflorestamento

A reciclagem de madeira é considerada uma das frentes vitais para a preservação das florestas brasileiras, uma vez que, a cada tonelada produzida de cavaco, deixa-se de cortar, aproximadamente, seis árvores adultas. Esse cavaco reciclado, também é uma importante fonte para geração de energia limpa e renovável.

3. Usina de biometano 100% autossustentável

Em crescimento no país e com diversas possibilidades de aplicação, o biometano além de contribuir para a neutralidade de carbono também possibilita a substituição de combustíveis provenientes de fontes não renováveis (petróleo, carvão mineral ou gás natural), por combustível limpo. Uma iniciativa recente nesse sentido foi o desenvolvimento de uma usina 100% autossustentável pelo Grupo Multilixo. Visando aproveitar o biogás sem deixar de lado o compromisso com as práticas sustentáveis que fazem parte do DNA da empresa, eles instalaram no local um gerador movido a biogás com capacidade de 1,2 MW. Com ele, a usina não precisa de energia externa para operar, utilizando o próprio biogás produzido no aterro.

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!