Indra reforça compromisso com a sustentabilidade e adianta metas de redução de emissões em uma década

softelec
Foto: Divulgação | Indra reforça compromisso com a sustentabilidade e adianta metas de redução de emissões em uma década
Foto: Divulgação | Indra reforça compromisso com a sustentabilidade e adianta metas de redução de emissões em uma década

Imagem: Divulgação | Empresa acelera jornada de descarbonização, se compromete a neutralizar emissões em operações próprias até 2030 e estabelece compromisso de se tornar net zero até 2040

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2024 – A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, tornou públicos, neste mês de junho, seus esforços e conquistas voltados à redução do impacto das mudanças climáticas e à proteção do meio ambiente. Baseada em premissas científicas, a companhia adiantou em uma década suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), renovou e ampliou a certificação ambiental ISO 14001 e elaborou um plano de transição climática, ao mesmo tempo ambicioso e realista, pensado para que todas as atividades da empresa estejam comprometidas com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que levem em conta a mitigação das consequências do aquecimento global e a preservação dos ecossistemas.

“Aqui na Indra, temos procurado nos conscientizar sobre a importância de reforçarmos nosso compromisso com o meio ambiente. Sabemos que inovação e tecnologia são essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável. Por isso, temos investido em soluções para ajudar nossos clientes nesse sentido, com produtos cada vez mais ecoeficientes, sistemas capazes de tornar os setores de transportes e tráfego aéreo menos poluentes, além de utilizarmos IA para facilitar a transição para uma economia descarbonizada e pautada pela proteção dos recursos naturais”, afirmou Manuel Ausaverri, chief strategy officer (CSO) da Indra e chefe de Sustentabilidade da companhia.

Considerada a empresa de tecnologia mais sustentável do mundo pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade, além de líder na luta contra as mudanças climáticas, de acordo com o Carbon Disclosure Projetc, a Indra assumiu os objetivos climáticos estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2020, de acordo com metas mensuráveis e cientificamente comprovadas (SBTi). Com isso, a companhia se comprometeu a reduzir em 50% suas emissões decorrentes do consumo de energia, até 2030, além de alcançar o nível ‘net zero’ até 2040, estendendo suas iniciativas de descarbonização a toda a sua cadeia de valor, a fim de tornar-se completamente neutra em carbono até 2050.

Graças às suas mais recentes ações implementadas, a Indra conseguiu reduzir suas emissões próprias em 26%, em um intervalo de apenas quatro anos. Com isso, a empresa pôde adiantar em dez anos suas metas de descarbonização, tornando possível a diminuição de todas as emissões de sua cadeia de valor para o nível mais próximo do zero (‘net zero’), até 2040.

Assim, a companhia pretender alcançar a neutralidade não apenas por meio de medidas de compensação de carbono, mas pela transformação efetiva de suas próprias operações.

Entre as iniciativas que permitiram à Indra avançar em sua jornada rumo a descarbonização, estão:

  • melhoria da eficiência energética;
  • utilização de 88% de fontes energéticas verdes;
  • políticas de teletrabalho;
  • precificação interna de carbono, que considera o fator CO2 em processos de tomada de decisão;
  • contratação de fornecedores ambientalmente responsáveis, com base no cálculo das suas emissões;
  • e aplicação de critérios de ecodesign, visando à redução do impacto ambiental dos produtos da empresa.

Em 2024, a Indra também voltou a figurar na lista das principais empresas europeias que mais reduziram suas emissões de GEE, elaborada pelo Financial Times e pela empresa de pesquisa Statista. No ranking, a companhia foi classificada como a empresa número um da Europa em redução de emissões e ficou em primeiro lugar entre as organizações espanholas do setor de tecnologia.

Certificação ISO 14001

Recentemente, a Indra também renovou sua certificação de gestão ambiental ISO 14001, que abrange os principais centros de produção e escritórios da empresa, incluindo suas instalações na Espanha, Reino Unido, Itália, Portugal, Colômbia, Brasil e Peru, além das 29 empresas do grupo alocadas em sete países e 100% das instalações fabris espanholas. Com renovação do ISSO 14001, fica comprovado que 81% dos mais de 57 mil colaboradores da Indra e da Minsait espalhados pelo mundo trabalham em locais ambientalmente certificados. Já na Espanha, em específico, esse percentual chega à marca de 96%.

A obtenção da certificação é condicionada por uma auditoria realizada pela Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR), que atesta o cumprimento da legislação ambiental global, bem como a aplicação de boas práticas, com elevados padrões de exigência em tópicos como emissões de GEE, consumo de energia, gestão de resíduos, uso da água e conscientização ambiental dos colaboradores.

A empresa renovou ainda o seu certificado do Regulamento Europeu EMAS (Sistema de Ecogestão e Auditoria) para sua sede em Alcobendas, ao norte de Madri, e obteve certificação de Pegada de Carbono (ISSO 14604) das principais companhias do grupo.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais companhias globais de defesa, indústria aeroespacial e tecnologia, além de líder em transformação digital e TI na Espanha e América Latina, por meio de sua filial Minsait. Seu modelo de negócio está baseado em uma oferta integral de produtos próprios de alto valor e com elevado componente de inovação, que a tornam o parceiro tecnológico para a digitalização e para as operações-chave de seus clientes em todo o mundo. A sustentabilidade faz parte de sua estratégia e de sua cultura, para responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No fechamento do exercício de 2023, a Indra teve receitas de 4,343 bilhões de euros, mais de 57 mil profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Site oficial: https://www.indracompany.com/pt-br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5344 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!