Inovações em rede e novas oportunidades de mercado em energias renováveis impulsionaram The smarter E Europe

softelec
©Solar Promotion
©Solar Promotion

Imagem: Divulgação | Tradução e Edição por Simone Horvatin – O evento, que aconteceu em Munique, na Alemanha, de 19 a 21 de junho de 2024, reuniu mais de 3.000 expositores e dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo.

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Munique, AlemanhaJunho de 2024 – A The smarter E Europe 2024, maior plataforma europeia para o setor de energia, foi um grande sucesso, batendo recordes de participação e interesse. Mais de 3.000 expositores de 55 países apresentaram suas últimas inovações para um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por dia. Aproximadamente 110.000 profissionais do setor de 176 países visitaram a feira, participando de conferências e eventos paralelos que também bateram recordes de público.

A feira demonstrou o enorme potencial das energias renováveis e consolidou-se como referência global para o setor.

O evento enviou uma mensagem clara e positiva: fornecer eletricidade às pessoas e ao setor econômico a partir de fontes de energia renováveis, 24 horas por dia, 365 dias por ano, é possível tanto tecnologicamente, quanto economicamente. As tecnologias necessárias já estão disponíveis no mercado, e as economias globais de escala estão levando a uma queda nos preços, em vários segmentos dos setores envolvidos. De fato, um espírito de otimismo pode ser sentido em todas as indústrias e setores.

Todos os envolvidos estão altamente motivados a unir forças e impulsionar a transição energética. Este ano, foi dada especial atenção à rede inteligente intersetorial, ao aumento da digitalização e flexibilização da infraestrutura energética, à contínua dinâmica de crescimento do mercado global de energias renováveis e eletromobilidade, bem como ao boom nos sistemas de armazenamento de energia com baterias elétricas.

Para que a transformação em direção a uma economia neutra em carbono seja o mais abrangente, eficiente e suave possível, todos os atores dependem de condições políticas e administrativas favoráveis. Durante sua visita à exposição, Stefan Wenzel, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha, prometeu o contínuo apoio de seu Ministério e expressou seu otimismo em relação ao futuro.

“Estou impressionado com o progresso e o poder inovador da indústria. Os expositores apresentando produtos fotovoltaicos, baterias e soluções de armazenamento, e soluções digitais combinadas demonstraram vividamente que já temos tecnologias para um fornecimento de energia 100% renovável, e que isso também é financeiramente viável”, disse ele.

“O governo está criando as condições necessárias para acelerar o desenvolvimento dessas tecnologias e sua introdução no mercado. Com o Pacote Solar 1, demos recentemente mais um passo importante nessa direção. Agora, precisamos implementar o Ato da Indústria Net-Zero o mais rápido possível, para que possamos nos tornar mais resilientes e tornar a Europa mais independente do ponto de vista tecnológico, energético e estratégico”, conclui Stefan Wenzel.

A presença de várias celebridades destacou a importância do evento. Figuras políticas conhecidas e até estrelas de Hollywood marcaram presença no The smarter E Europe – entre elas, o ex-Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon e a vencedora do Oscar, ativista climática e atriz Cate Blanchett. Eles estavam presentes como parte da “We Choose Earth Tour 2024”, organizada pela empresa portuguesa de utilidades EDP, que ocorreu no âmbito da conferência The smarter E Europe.

Organizadores expressam satisfação

Os organizadores do The smarter E Europe também destacaram o crescimento dinâmico da indústria.

“O fato de termos mais uma vez quebrado nossos próprios recordes em termos de número de expositores e visitantes é um sinal claro de que a transição energética ganhou um impulso considerável nos últimos anos e continua a crescer. Este ano mostrou-nos que a visão de um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana, está tomando forma e se tornando realidade. Nossos expositores e visitantes levarão essa mensagem ao mundo e continuarão a impulsionar a transição energética em seus respectivos países”, disse Markus Elsässer, CEO da Solar Promotion GmbH, que organiza o The smarter E Europe ao lado da Freiburg Wirtschaft Touristik und Messe GmbH & Co. KG (FWTM).

“A descarbonização da indústria e da vida em geral é um desafio global que só pode ser enfrentado se todos trabalharmos juntos”, acrescentou Hanna Böhme, CEO da FWTM.

“Mais uma vez, o The smarter E Europe em Munique criou uma plataforma significativa para reunir talentos, inovadores e empreendedores de todo o mundo, todos ansiosos para se encontrar, compartilhar, negociar e inspirar uns aos outros. A inspiração que este evento gerou e espalhou nos ajudará em nossa jornada em direção ao mundo energético de amanhã.”

Sobre a The smarter E Europe

A The smarter E Europe é um dos eventos mais importantes do setor de energias renováveis ​​na Europa. O evento ocupou 19 pavilhões de exposição e uma área externa de 206.000 metros quadrados. As conferências e eventos paralelos atraíram mais de 2.500 participantes de todo o mundo. O evento de 2024 foi mais uma vez um grande sucesso, e demonstrou o crescente interesse em soluções de energia limpa e sustentável.

The smarter E Europe  engloba:

SAVE THE DATE: A próxima edição da The smarter E Europe acontecerá em Munique de 7 a 9 de maio de 2025.

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5348 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!