Recorde: líder na fabricação de pás eólicas conquista marca histórica no tratamento e reutilização de efluentes

softelec
Foto: Divulgação | Aeris Energy conquista marca histórica no tratamento e reutilização de efluentes
Foto: Divulgação | Aeris Energy conquista marca histórica no tratamento e reutilização de efluentes

Imagem: Divulgação | Desde 2022, a Aeris não utiliza água potável para realização de corte e furação de pás, duas de suas principais atividades operacionais

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2024 – A Aeris Energy, a principal produtora de pás eólicas da América Latina, conquistou uma marca histórica no tratamento e destinação de seus efluentes no último ano. Após ter a construção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) finalizada em 2022, e operando ainda em fase de testes, a companhia conseguiu tratar internamente cerca de 55.000 m³ de efluentes em 2023.

Todos os resíduos tratados foram utilizados para irrigação de mudas em áreas verdes e de reflorestamento mantidas pela companhia, conforme padrão estabelecido pela legislação vigente do assunto. Os efluentes tratados também foram destinados para umectação de vias, sendo uma medida importante para minimizar e controlar a dispersão de material particulado, como areia, e nas operações de descarga em sanitários.

“Uma de nossas premissas em relação à nossa atuação no Ceará é a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico, aliados à manutenção e preservação da fauna, flora e demais biossistemas locais. Sendo assim, reverter os efluentes gerados por meio de nossas operações faz parte de uma estratégia de negócio que beneficia o meio ambiente, a partir do Nordeste, mas não limitado a ele, uma vez que os efeitos daqui impactam as metas do clima de forma global”, comenta Alan Victor Chaves, Especialista Socioambiental da Aeris Energy.

Desde 2022, a Aeris não utiliza água potável para realização de corte e furação de pás, duas de suas principais atividades operacionais, que antes consumiam cerca de 900 m³ de água por ano. Atualmente, a empresa reutiliza a água proveniente da limpeza de filtros, sendo também destinada para a irrigação de áreas verdes.

Sobre a Aeris Energy

Com fábricas localizadas estrategicamente em uma das melhores regiões para a geração de energia eólica no mundo, no Ceará, a Aeris Energy é líder na fabricação de pás para aerogeradores na América Latina, e uma das maiores produtoras no mercado mundial. Fundada em 2010, a empresa foi idealizada por um grupo de engenheiros oriundos do setor de aeronáutica, que vislumbraram o potencial de crescimento da energia eólica na matriz energética brasileira e a demanda cada vez maior por soluções sustentáveis no mercado de energia.

A Companhia possui atualmente mais de 4 mil colaboradores, que atuam na sede administrativa e em duas plantas localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de Caucaia/CE. Sua localização estratégica facilita não apenas o recebimento de insumos, mas amplia a competitividade nas exportações, que em 2022 foram responsáveis por cerca de 7,4% de toda a receita líquida da empresa. Com um portfólio que inclui grandes empresas multinacionais fabricantes de aerogeradores, a Aeris Energy atua sob o conceito Built-to-spec — produção voltada a atender as necessidades técnicas específicas de seus clientes, desenvolvendo o estado da arte em processos de produção. Por meio da divisão Aeris Service, a empresa também presta serviços de manutenção e reparo para todos os modelos de pás e torres eólicas no Brasil e nos Estados Unidos.

Site oficial: https://www.aerisenergy.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5343 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!