Cerca de 25 mil pessoas já visitaram o Espaço Economia Circular do Plástico entre 2023 e 2024

softelec
Imagem: Divulgação | Cerca de 25 mil pessoas já visitaram o Espaço Economia Circular do Plástico entre 2023 e 2024
Imagem: Divulgação | Cerca de 25 mil pessoas já visitaram o Espaço Economia Circular do Plástico entre 2023 e 2024

Imagem: Divulgação | Parceria entre o Movimento Plástico Transforma e o Museu Catavento tem como objetivo mostrar a importância da destinação correta dos resíduos plásticos para o desenvolvimento da economia circular

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2024 – O espaço Economia Circular do Plástico, promovido pelo Movimento Plástico Transforma, está instalado no segundo andar do Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Entre janeiro e março deste ano o Museu já recebeu mais de 78 mil visitantes, sendo, desse total, 2 mil participantes de grupos agendados para a visitação do espaço. Já em 2023, o público agendado para o espaço foi de aproximadamente 22 mil pessoas durante o ano inteiro.

Inaugurado em dezembro de 2022 com a proposta de promover uma experiência interativa que resulte em uma nova percepção sobre o plástico, a economia circular e a reciclagem, a iniciativa integra as exposições de longa duração do Museu. O espaço reúne desde informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, como também jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular e a reciclagem.

“O aprendizado adquirido, não apenas pelas crianças, mas também para adolescentes e adultos que as acompanham durante a visitação, pode ser aplicado em atividades diárias resultando no descarte adequado dos resíduos plásticos, auxiliando no sustento de catadores, cooperativas e empresas que trabalham para dar vida nova ao plástico reciclável.” explica Mariana Cardoso, integrante do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma.

Para a realização das atividades, o espaço conta com ambientes diferentes que estimulam a aprendizagem em formatos variados. Confira abaixo algumas das atrações disponíveis:

  •  Holograma: uma cientista apresenta o conceito do plástico, como o material surgiu, qual a principal matéria-prima do plástico, além de exemplificar algumas aplicações do material.
  •  História dos plásticos: é a história propriamente dita. O espaço conta como os plásticos foram criados e o desenvolvimento dos diversos tipos ao longo dos anos.
  •  Evolução dos plásticos: nesta área é possível observar a transformação do plástico em produtos, além de mostrar produtos que antes eram em outros materiais e a substituição por plástico, além de aplicações na medicina e na indústria química.
  •  Ciclo do consumo e descarte conscientes: o espaço mostra a importância do descarte consciente, da logística reversa, ciclo da distribuição, consumo, ou seja, mostrar qual é a lógica da economia circular.
  •  Jogo: neste módulo são testadas as habilidades das crianças para distinguir quais são os resíduos plásticos na esteira da cooperativa.
  • Além das exibições, no centro do espaço, a projeção em uma maquete 3D detalha todo o caminho percorrido por um produto plástico, desde a fabricação, passando pelo consumo e descarte até o retorno à fábrica para ser transformado em um novo produto com o material reciclado.

Serviço

Espaço Economia Circular do Plástico – Museu Catavento
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Preço: R$ 18 (inteira) ou R$ 9 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.
Adquira seu ingresso: https://www.museucatavento.org.br
Tour 360º: https://tour360.meupasseiovirtual.com/051158/186662/tourvirtual

Sobre o Movimento Plástico Transforma 

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas.

Site oficial: https://www.plasticotransforma.com.br

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Cataento Cultural e Educacional, foi inaugurado em março de 2009 e já recebeu mais de 7 milhões de visitantes. São mais de 200 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade) e cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir itens de acervo como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Site oficial: http://www.museucatavento.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5338 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!