Neoenergia e governo do Ceará assinam memorando para desenvolvimento de estudos de geração de energia eólica offshore no estado

softelec
Imagem: Divulgação | Neoenergia
Imagem: Divulgação | Neoenergia

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2024 – A Neoenergia e o governo do Ceará assinaram um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para o desenvolvimento de estudos conjuntos que incentivem projetos de geração de energia eólica offshore no litoral cearense. Esse já é o quinto acordo de cooperação firmado pela Neoenergia para o desenvolvimento da geração eólica offshore no país. A companhia está conduzindo estudos para avaliar a viabilidade de implantação de projetos eólicos em alto-mar nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A assinatura foi realizada em 25/6, na sede do governo do Ceará, o Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença do Diretor de Hidráulica e Offshore da Neoenergia, Marcelo Lopes; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; e de demais autoridades do estado e executivos da empresa.

Marco regulatório

Marcelo Lopes defendeu que o primeiro passo para o avanço do mercado de energia eólica offshore no Brasil é a definição de um marco regulatório.

“Precisamos de regras claras e consistentes para desenvolver a cadeia industrial com valor agregado e a valorização de atributos socioambientais da fonte. Somente com a criação das regras teremos segurança jurídico-regulatória e previsibilidade para os investidores”, afirmou.

Segundo o executivo, a parceria com o governo do Ceará está alinhada à estratégia da Neoenergia:

“É importante que o Brasil se prepare para a geração de novas fontes de energia renovável que vai evoluir no longo prazo. O pioneirismo da Neoenergia foi fundamental para tornar a eólica onshore uma realidade no país. Acreditamos que o surgimento de novas tecnologias para geração de energia limpa nos levará ao caminho mais seguro para uma transição energética justa e sustentável”, completou Marcelo Lopes.

“O Ceará tem um grande potencial para a geração de energias renováveis e, diante disso, o governo do estado tem colaborado para a consolidação de investimentos que impulsionarão o desenvolvimento de negócios voltados para a geração de energia limpa. O projeto da Neoenergia, empresa líder no setor elétrico, para produção de energia eólica offshore, contribui, de forma significa, com o processo de diversificação sustentável do portfólio energético do estado, aproveitando a grande capacidade dos ventos marítimos. A iniciativa reduz as emissões de CO2 , além de gerar empregos e impulsionar o crescimento econômico na região”, finalizou Elmano de Freitas, governador do Ceará.

Sobre a Neoenergia

Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,4 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,3 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,6 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

Site oficial: https://www.neoenergia.com

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5337 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!