ZF implementa projeto de reciclagem de embalagens plásticas em sua unidade de Limeira, São Paulo

softelec
Foto: ZF - Unidade Industrial de Limeira, São Paulo
Foto: ZF - Unidade Industrial de Limeira, São Paulo

Imagem: Divulgação

  • Projeto permitiu a redução de quase seis mil quilos de CO2.
  • Cerca de 39 mil quilos de plásticos que seriam descartados gerando resíduos, transformaram-se em mais de quatro mil unidades de novas embalagens reutilizáveis de alto padrão e qualidade para uso no fluxo logístico.
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2024 – A ZF implementou o Projeto de Reciclagem de Embalagens Plásticas transformando embalagens plásticas obsoletas e quebradas em novas embalagens reutilizáveis. As embalagens obsoletas foram transformadas em matéria-prima para novas embalagens que atendem aos padrões da ZF. A cada cinco quilos de sucata gerou-se um quilo de novas embalagens reutilizáveis, com custos adicionais apenas para frete e manuseio.

A iniciativa ocorre na unidade industrial de Limeira, São Paulo, e está em linha com as metas ambientais da empresa, que incluem total neutralidade climática até 2040 e redução de 80% nas emissões de CO2 nas instalações da ZF até 2030 (em relação a 2019) para os escopos 1 e 2 e reduzir 40% do escopo 3 até 2030. O projeto teve início em dezembro de 2023 e foi finalizado em junho de 2024, com um impacto positivo em toda a operação e fluxo logístico da empresa. Um dos pontos de maior destaque do projeto é a redução significativa da emissão de cerca de seis mil quilos de CO2.

No total foram reciclados cerca de 39 mil quilos de plásticos que seriam descartados e se transformaram em mais de quatro mil novas embalagens reutilizáveis de alto padrão e qualidade. Além disso, houve a liberação de 500 metros quadrados de área que seriam necessários para armazenar as embalagens obsoletas, que seriam descartadas.

Divulgação | ZF

“Este impacto ambiental positivo é um testemunho do compromisso da ZF com a sustentabilidade, pois trata-se de uma forma eficiente de minimizar desperdícios e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis”, diz Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul.

O projeto destaca-se pelo impacto ambiental positivo, enfatizando a redução de CO2 e a reutilização de materiais reciclados, contribuindo para a sustentabilidade.

Sobre a ZF

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente a montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos.

Com os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica, propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste.

Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de 46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países.

Site oficial: https://www.zf.com

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5348 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!