Veolia Brasil gera 12,4 MW de energia limpa a partir dos Centros de Gerenciamento de Resíduos que opera

softelec
Foto: Divulgação | Veolia Brasil gera 12,4 MW de energia limpa a partir dos Centros de Gerenciamento de Resíduos que opera
Foto: Divulgação | Veolia Brasil gera 12,4 MW de energia limpa a partir dos Centros de Gerenciamento de Resíduos que opera

Imagem: Divulgação

  • Queima do biogás obtido de matéria orgânica move três usinas da companhia, em SP e SC, disponibilizando energia elétrica por meio do Mercado Livre
  • A gestão de portfólio e representação na CCEE é realizada pela Migratio Energia
Publicidade
Publicidade
STADLER

Setembro de 2024 – A Veolia Brasil está transformando resíduos em eletricidade e comercializando esta produção no Mercado Livre de Energia com o apoio da Migratio Energia. A capacidade gerada pela empresa é suficiente para atender o equivalente a uma cidade de 42 mil habitantes. As usinas situadas nos Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGRs), operados pela empresa, estão localizadas em Iperó (SP), Guarulhos (SP) e Biguaçu (SC). Juntas geram 12,4 MW de energia.

A Veolia Brasil é referência global na geração de energia a partir de biogás proveniente da decomposição dos resíduos, e tornou-se em uma das líderes no segmento no país. Seus três Centros de Gerenciamento de Resíduos (nome técnico dos aterros sanitários), recebem e tratam, ao todo, 2,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e industriais por ano. A energia elétrica gerada é comercializada, principalmente, para as empresas sediadas nos três municípios.

Descarbonização

Alinhado aos objetivos de descarbonização da Veolia, a companhia vem avançando em um plano robusto para a redução de emissões e valorização energética do biogás.

“Nos nossos Centros de Gerenciamento de Resíduos, além das usinas termelétricas, temos implementado sistemas centralizados (flares) para a queima de gás não utilizado no processo de geração de energia e estamos com vários projetos de biometano em curso”, conta João Mosciatti, gerente técnico dos Centros de Gerenciamento de Resíduos e Operações das Usinas Termelétricas da Veolia Brasil. “Com essas ações, a Veolia busca atingir a sua meta de redução de 70% de suas emissões nos CGRs até 2027, ao mesmo tempo que cresce sua atividade de geração de energia local e verde”, complementa.

O investimento nas usinas foi de R$ 80 milhões e as estruturas implantadas têm como objetivo obter máxima eficiência em geração de energia. Em cada passo desse processo, a Veolia contou com a participação e a assessoria técnica, operacional e comercial da Migratio Energia, que também é responsável pela representação das três plantas na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e pela gestão dos contratos de compra e venda de energia elétrica gerada pelos aterros no Ambiente de Contratação Livre.

De acordo com Mosciatti, as três usinas, ao coletar o biogás produzido pelos resíduos produzem energia limpa. “A implementação dessas tecnologias, com excelência operacional, contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a promoção da economia circular”, pontua.

Estas usinas representam uma solução eficaz e sustentável para a gestão de resíduos orgânicos, oferecendo benefícios ambientais significativos e vantagens econômicas e operacionais para as municipalidades e empresas proprietárias dos aterros.

Parceria

Para o gerente técnico da Veolia, a Migratio é um parceiro estratégico da empresa para o seu segmento de valorização energética dos resíduos nos CGRs.

“A Migratio nos oferece suporte regulatório e operacional, com inteligência de mercado para comercialização da energia gerada por biogás”, pontua.

Na prática, a gestão energética realizada pela Migratio envolve várias dimensões. A começar pela sua assessoria na elaboração da estratégia de compra de energia a longo prazo e pela intermediação com as distribuidoras locais e fornecedores de energia. O escopo de trabalho inclui, por exemplo, a análise preliminar de viabilidade de projetos de eficiência energética e geração de energia.

Os serviços da Migratio abrangem ações desde a interlocução com fornecedores do projeto para elaboração do cronograma de implantação, à elaboração do cronograma regulatório e seus impactos nas obras. A Migratio também atua no apoio na obtenção dos orçamentos das linhas de distribuição e subestação e a obtenção do registro da usina perante a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A lista compreende, também, a solicitação de enquadramento do projeto ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi).

Apoio especializado na comercialização de energia

As usinas se integram às redes elétricas locais e a energia produzida é vendida às empresas e comercializadoras de energia por meio do Mercado Livre de Energia. Esse aspecto permite uma importante redução nos custos de transmissão e evita os impactos ambientais normalmente decorrentes da geração centralizada.

“A venda da energia é realizada, na sua grande maioria, por meio da modalidade PPA (contratos de três anos), mas também em SPOT (curto prazo) numa porcentagem menor”, detalha o gerente técnico da Veolia.

Apoio técnico e regulatório

Hélio Lima, sócio-diretor da Migratio Energia, informa que Migratio e a Veolia já trabalham juntos há mais de cinco anos. A Migratio é uma referência nacional na venda de energia proveniente dos aterros sanitários, tendo atuado como uma das principais consultorias regulatórias e comerciais desse setor.

“Além da Veolia, nosso time já assessorou mais de 40 projetos nessa fonte de geração para os principais grupos nacionais e estrangeiros que atuam nesse segmento, totalizando mais de 145 MW de potência instalada,” explica Fábio Saldanha, também sócio-diretor do Grupo Migratio. A empresa possui forte conhecimento dos mercados regulados e voluntários de créditos de carbono internacionais. “Esperamos continuar atuando em conjunto com a Veolia, contribuindo para tornar mais acessível a energia a partir do biogás e para um mundo cada vez mais sustentável,” conclui Saldanha.

Dados da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) indicam que o Brasil apresenta o maior potencial energético de biogás do mundo: 43,2 bilhões de Nm3 por ano, potencial capaz de suprir quase 40% da demanda nacional de energia elétrica, ou para substituir 70% do consumo brasileiro de diesel.

Sobre a Veolia no Brasil

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.

Site oficial: https://www.veolia.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5712 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!