
📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.
Imagem: Divulgação | Pesquisa da empresa aponta que mais de 70% das expansões são feitas por integradores diferentes da instalação original
Julho de 2025 – A Solfácil, o maior ecossistema solar da América Latina, anunciou a ampliação de seu portfólio de financiamentos para incluir segundos sistemas solares. A nova oferta permite que clientes aumentem sua capacidade de geração — seja expandindo instalações existentes ou implementando um segundo sistema, ainda que o primeiro não tenha sido financiado pela Solfácil.
A linha de crédito é destinada a quem deseja ampliar a geração de energia solar, seja por meio da instalação de novos sistemas conectados à rede ou pela modernização de setups já existentes. A possibilidade de transformar sistemas convencionais em híbridos — com a adição de novos painéis, inversores e baterias — proporciona maior autonomia e eficiência no consumo de energia.
As expansões também podem ser utilizadas para compensar o consumo de energia em outros imóveis vinculados à mesma conta de concessionária, prática comum entre clientes que desejam abastecer casas de veraneio, imóveis para locação ou compartilhar energia entre propriedades.
O lançamento ocorre em um contexto de mudança no perfil de consumo. Pesquisa realizada pela Solfácil com 187 integradores parceiros revelou que mais de 70% das expansões são feitas por profissionais diferentes daqueles que realizaram a instalação original, indicando uma lacuna no relacionamento de longo prazo entre integradores e clientes.
Além disso, a pesquisa apontou que cerca de 12% do volume total de vendas já corresponde a expansões e segundos sistemas. No entanto, 32% dos integradores indicaram a falta de opções de crédito como a principal barreira para ampliar as vendas nesse segmento.
A nova linha de financiamento da Solfácil busca justamente mitigar essa limitação, oferecendo aos integradores uma ferramenta para retomar o relacionamento com antigos clientes, antecipar novas demandas e oferecer soluções completas — como ampliações, sistemas híbridos e armazenamento com baterias.
Segundo a pesquisa, o aumento da demanda por segundos sistemas está relacionado a tendências de modernização energética. Em 45% dos casos, a expansão foi motivada pela instalação de aparelhos de ar-condicionado; em 7%, pela aquisição de veículos elétricos. De acordo com a ABRAVA, o mercado de instalação de ar-condicionado cresceu quase 33% em 2024, enquanto, segundo a ABVE, as vendas de carros elétricos avançaram 89% no mesmo período.
“À medida que mais brasileiros eletrificam suas casas, é natural que aumentem sua capacidade solar para compensar o maior consumo de energia. A ampliação da nossa linha de financiamento busca apoiar os instaladores, facilitando o acesso a soluções completas para seus clientes finais — seja para quem quer expandir sua geração ou instalar um segundo sistema, com ou sem baterias”, explica Brian Korgaonkar, CPO da Solfácil.
A pesquisa também revelou uma lacuna no relacionamento entre integradores e seus clientes: mais de 70% das expansões de sistemas são realizadas por integradores diferentes daqueles que fizeram a instalação original. Esse dado evidencia que muitos profissionais encerram o contato após a instalação inicial, sem perceber o potencial em manter esse relacionamento ativo ao longo do tempo. O levantamento foi realizado com a participação de integradores de todo o Brasil.
Com o novo financiamento da Solfácil, os integradores ganham uma ferramenta para retomar esse vínculo, antecipar as novas necessidades dos clientes e oferecer soluções que acompanham a evolução da demanda energética — como ampliações, sistemas híbridos e armazenamento com baterias.
Sobre a Solfácil
A Solfácil é o maior ecossistema em soluções solares da América Latina, que conecta parceiros integradores às pessoas que desejam gerar energia por meio de uma fonte limpa, renovável e possível para todos os bolsos. A empresa foi fundada em 2018 e oferece financiamento, distribuição de equipamentos solares, sistema de monitoramento de energia solar, seguros, e programa de benefícios para integradores que desejam maximizar seus lucros. A empresa é investida pelos maiores fundos como QED Investors, SoftBank Group, Valor, Banco Mundial (IFC), entre outros, que já aportaram mais de 800 milhões de reais ao longo de três rodadas de capital. A Solfácil tem operação nacional e ao longo do seu período de atuação, já evitou a emissão de mais de 109 mil toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente à quantidade que mais de 248 mil árvores fariam ao longo de 20 anos.
Site oficial: https://solfacil.com.br
Imprensa