Arte e mudança climática se unem para convidar os recifenses a falar sobre o futuro da cidade

softelec
Foto: Antoine Guillas | Recife PE
Foto: Antoine Guillas | Recife PE

Imagem: Divulgação – Iniciativa LAIF | No contexto do Dia Internacional da Terra, a iniciativa LAIF está organizando uma ação cidadã: “Recife e você perante as alterações climáticas”

  • Nos dias 23 e 24 de abril, o trabalho do artista de arte urbana João Lelo servirá como um espaço de arte e reflexão para sensibilizar o público para a necessidade de enfrentarmos o aquecimento global.
  • Os cidadãos que visitarem o Museu do Cais do Sertão poderão intervir no seu trabalho e deixar as suas ideias, sonhos e sugestões sobre como querem que Recife seja em 2030, em relação às alterações climáticas.
  • A iniciativa LAIF Cities and Climate Change, financiada pela UE e implementada pela AFD e CAF, promove o desenvolvimento sustentável, com baixo teor de carbono e resistente ao clima nas cidades da América Latina.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Recife, abril de 2022 – Nos dias 23 e 24 de abril, acontecerá um evento na cidade do Recife, no Museu do Cais do Sertão, convidando os recifenses a refletirem sobre sua própria cidade, sua relação com o meio ambiente e como eles veem sua cidade em 2030.

Assim, sob a premissa “Sua cidade e você diante da mudança climática, como você quer que Recife seja em 2030?” e com o apoio do Departamento de Serviços Municipais e Gestão Ambiental do Município, todos são convidados a propor mudanças que gostariam de fazer, para tornar a cidade mais sustentável.

Esta ação está enquadrada dentro da iniciativa LAIF sobre Cidades e Mudanças Climáticas, que visa promover o desenvolvimento sustentável, de baixo carbono e resistente ao clima nas cidades da América Latina. A iniciativa internacional é financiada pela União Europeia e implementada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina – e se concentra na implementação de projetos de prevenção, mitigação e adaptação às mudanças climáticas em cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru para aumentar a conscientização e o conhecimento na região sobre as questões climáticas, bem como para fortalecer as capacidades para uma implementação mais eficaz das políticas públicas.

Para o evento na cidade de Recife, João Lelo será o colaborador, artista carioca autodidata. Mais conhecido por seu trabalho de arte urbana, que realiza desde 1999.

Sua produção abrange murais, pinturas, desenhos, gravuras, vídeos e mais recentemente esculturas e objetos. Suas obras têm como característica as composições dos animais e pessoas, escolhidos por terem uma simbologia interessante e que possam ser retratados de forma sintética, representados pela interação de formas chapadas, texturas e padrões, alguns criados e desenvolvidos pelo artista, outros reaproveitados de algum material encontrado. Seus trabalhos já foram exibidos em exposições e publicações no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Áustria, Grécia e África do Sul. E seus murais podem ser vistos por todo o mundo, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde ele tem seu estúdio atualmente.

Para mais informações sobre o evento e a iniciativa: https://bit.ly/3vtMw4a

Sobre o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina

A CAF é uma instituição financeira multilateral que apoia o desenvolvimento sustentável de seus países acionistas e a integração regional, composta atualmente por 19 países da América Latina, Caribe e Europa. Seus associados são Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, República Dominicana, Equador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Espanha, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.

Site oficial: https://www.caf.com/pt/

Sobre a Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD

A AFD é uma instituição pública do governo francês, que financia projetos de desenvolvimento a longo prazo há mais de 70 anos para combater a pobreza e contribuir para o crescimento econômico e social sustentável e para a preservação do meio ambiente.

Site oficial: https://www.afd.fr/pt/page-region-pays/brasil

Sobre a União Europeia

A UE é uma associação econômica e política de 27 países europeus que delegaram parte de sua soberania a instituições comuns para tomar decisões democraticamente sobre assuntos de interesse comum. A UE promove ativamente os direitos humanos e a democracia, e tem as metas mais ambiciosas do mundo para a redução das emissões e para combater a mudança climática.

Site oficial: https://european-union.europa.eu/index_pt

Sobre a prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife tem trabalhado de forma coordenada, integrada e em parcerias locais e internacionais para mitigar os impactos da mudança climática na cidade. Para reduzir a emissão de CO2 até 2050, a gestão tem investido em várias iniciativas que constam nos Plano de Adaptação Setorial do Recife (PASR), no Plano Local de Ação Climática e no Plano Diretor do Recife. Todas as ações são acompanhadas pela plataforma MOCLIMA – Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas e visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como adaptar a cidade às consequências da mudança climática.

Site oficial: http://www2.recife.pe.gov.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!