Nextracker lança o Half the Sun, um programa global de bolsas de estudos para mulheres em energia solar

softelec

Imagem: Divulgação | A iniciativa será em parceria com a Solar Energy International (SEI), ao longo de 3 anos, para promover a participação feminina e não binária no setor

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Nextracker ™- líder de mercado em tecnologia para o aumento de rendimento de sistemas fotovoltaicos e de rastreadores solares– e a Solar Energy International (SEI), fornecedora líder mundial de treinamento técnico em energia renovável, anunciaram hoje a sua parceria para lançar o Half the Sun, um programa global de bolsas de estudo para apoiar mais mulheres a ingressarem no mercado de mão de obra do setor de energia solar fotovoltaica.

Mulheres continuam a ser gravemente sub-representados na indústria solar, apesar do consenso de que um local de trabalho diversificado faz todo o sentido para os negócios inteligentes.

De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), as mulheres respondem por apenas 28% dos empregos em Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática (STEM) na indústria solar global. Essa disparidade de gênero decorre em grande parte da falta de treinamento e de oportunidades de networking.

O nome da bolsa de estudos “Half the Sun” se inspira no Prêmio Pulitzer Nicholas D. Kristof e no famoso livro de Sheryl WuDunn, Half the Sky, que traz narrativas de desafios que se transformaram em oportunidades. Visto que as mulheres representam metade da população mundial, o programa Half the Sun tem como objetivo fomentar o aumento da participação feminina e não binária para 50%, ou metade da força de trabalho da indústria de energia solar.

Divulgação

O programa de bolsas de estudo Half the Sun é voltado a necessidades reais, pois visa enfrentar a falta de diversidade de gênero no setor, ampliando os caminhos para o acesso à indústria tendo em vista a promoção da próxima geração de mulheres e profissionais solares não binários. Ele concederá assistência financeira para o treinamento profissional na forma de bolsa de estudos às candidatas que buscam educação nas áreas de STEM.

Em função da estimativa de que a força de trabalho da indústria global de energia renovável deva crescer para quase 30 milhões de pessoas até 2030, o Half the Sun pode ajudar a diversificar essa força de trabalho com os seus candidatos.

Anualmente, durante três anos, o programa fornecerá a 10 alunas uma bolsa integral para um curso de treinamento solar da SEI com duração de seis semanas. Para melhor servir as comunidades e mercados globais que a Nextracker atende, as seguintes regiões receberão duas bolsas cada: Europa, Estados Unidos, a região MEIAT (Oriente Médio, África, Índia e Turquia); Austrália e Ásia-Pacífico; e América Latina. Aberto a mulheres e indivíduos não binários, os candidatos devem ter obtido um diploma nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) ou área de concentração relacionada.

Divulgação

A partir da data em que os prêmios serão anunciados, as bolsistas da Half the Sun terão acesso aos membros regionais da rede Nextracker Women’s Network com o objetivo de garantir e dar continuidade à carreira, à construção de sua rede de relacionamento networking e à orientação individual. Isso se alinha com a missão da Rede Feminina Nextracker de unir, promover e inspirar a diversidade no local de trabalho por meio de redes sociais, oportunidades educacionais e desenvolvimento profissional. As beneficiadas terão acesso à rede dos profissionais da Nextracker para fazerem a ponte de colocação profissional no setor solar. Também lhes será oferecida uma plataforma para discutir e compartilhar experiências no local de trabalho, que vão desde os desafios do exercício de suas funções durante a maternidade nas suas funções até os desequilíbrios de gênero no local de trabalho.

Devido à nossa história de 30 anos promovendo cursos educacionais e treinamento em energia solar, as vencedoras do prêmio poderão esperar aprender o básico sobre energia fotovoltaica e estabelecer uma sólida base para uma carreira em energia fotovoltaica”, disse Elizabeth Sanderson, Diretora Executiva da SEI.

“Estamos ansiosos para apoiar os objetivos de diversidade, equidade e inclusão da Nextracker, ao oferecermos um treinamento educacional de classe mundial e de ponta à força de trabalho solar da próxima geração. Essas parcerias corporativas, como a bolsa Nextracker Half the Sun, ajudam a indústria como um todo a ser tão diversa, inovadora e próspera quanto o possível.”

“A bolsa Half the Sun ajudará o desenvolvimento profissional dos premiados e o seu potencial acesso ao mercado de trabalho do setor de energia solar“, disse Kristan Kirsh, VP de Marketing Global da Nextracker. “A SEI tem um histórico de 30 anos de treinamento de milhares de indivíduos da força de trabalho solar global e tem acompanhado as melhores práticas curriculares on-line e presenciais. A Nextracker tem muito orgulho de fazer essa parceria e estimular ainda mais a nossa Rede NX de Mulheres com este programa voltado à ação para uma força de trabalho mais diversificada.”

Sobre Nextracker

Nextracker é uma empresa líder na transição de energia renovável. Fornece uma tecnologia de sistema fotovoltaico que é essencial para aumentar o rendimento, melhorar a experiência e os serviços estratégicos que têm como objetivo alcançar maximizar a eficiência das usinas solares.

Site: https://www.nextracker.com/

Sobre a SEI

Por mais de 30 anos, a Solar Energy International (SEI) tem se dedicado a treinar a força de trabalho global no setor de energia solar.

Crédito:
Imprensa | Nextracker

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!