Santa Catarina amplia coleta de óleo lubrificante usado com novo Centro de Coleta em Biguaçu

softelec
Instalação de Centro de Coleta que pertence à Lwart Soluções Ambientais auxiliará Santa Catarina a amplificar rerrefino de óleo lubrificante
Instalação de Centro de Coleta que pertence à Lwart Soluções Ambientais auxiliará Santa Catarina a amplificar rerrefino de óleo lubrificante

Imagem: Divulgação | Foram mais de 28 milhões de litros coletados em 2021. Entretanto, estima-se que outros 5,4 milhões sejam descartados indevidamente.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2022 – O óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente, caso seja descartado de forma irregular. Para se ter uma ideia, um único litro de óleo lubrificante usado, também conhecido como OLUC, é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

Os óleos lubrificantes são utilizados principalmente no setor automotivo e em máquinas e equipamentos industriais.

Durante o uso, os aditivos que compõem o óleo lubrificante se degradam e esse óleo perde suas funções e desempenho, tornando-se óleo lubrificante usado e contaminado. Desta forma, a coleta e o rerrefino desse óleo contribui diretamente para o crescimento sustentável e evita a contaminação de recursos naturais.

Neste sentido, Santa Catarina aumentou a coleta de óleo lubrificante usado nos últimos anos. Atualmente, o volume coletado representa 5,1% do total de OLUC coletado no País. Somente em 2021, foram 28,6 milhões de litros de OLUC coletados e levados para o rerrefino, de acordo com dados do SIMP (Sistema de Informações de Movimentação de Produtos), vinculado à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Se por um lado é uma notícia a se comemorar, por outro há um desafio de aumentar esse volume, uma vez que se estima que 5,4 milhões de OLUC sejam descartados de forma incorreta.

Legislação

A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.

No Estado de Santa Catarina o trato com resíduos sólidos segue a regra geral. Além de orientar os geradores quanto à correta destinação e armazenamento, será necessário avaliar novas ferramentas de controle e fiscalização, o que é comum em todos os estados brasileiros.

Empresa brasileira inaugura centro de coleta no Estado

Um dos fatores que contribuirá para aumentar o volume de coleta de OLUC no Estado de Santa Catarina é a instalação de um Centro de Coleta autorizado pela ANP. A base fica localizada na grande Florianópolis, no Centro Industrial e Comercial de Biguaçu/SC – CICOBI, no bairro Beira Rio e pertence à Lwart Soluções Ambientais, empresa 100% brasileira e referência mundial no setor de rerrefino. Com esse novo centro de coleta, a empresa aumenta a capilaridade e passa a atender clientes em mais municípios com maior agilidade e flexibilidade.

A Lwart possui o maior número de bases na região sul, sendo cinco pertencentes à empresa das 13 autorizadas pela ANP para coleta de OLUC.

A partir da instalação do centro de coleta em Biguaçu, à medida que se amplia o volume de coleta de OLUC no estado, estima-se que novos empregos sejam gerados. Mais do que isso, contribui para movimentar a economia e os negócios voltados para sustentabilidade na região.

Considerando o País inteiro, em 2021, foram coletados no Brasil mais de 565 milhões de litros de óleo lubrificante usado em diferentes fontes geradoras, como postos de combustíveis, oficinas, concessionárias e industrias nos mais variados setores, do agronegócio à mineração. A instalação de novas bases, como a da Lwart, aumenta a capilaridade de coleta de OLUC no Brasil.

Qual o destino correto de todo esse óleo? Rerrefino é a solução!

O óleo lubrificante é composto por uma grande parcela de óleo mineral, que recebe aditivos para melhoria do seu desempenho. Este óleo mineral presente na sua composição não se degrada durante o uso nas máquinas e motores. E por isso é possível, por meio do processo de rerrefino, separar o óleo mineral contido no óleo lubrificante usado dos demais componentes, como água, aditivos degradados e outros tipos de óleo e combustíveis, recuperando-o incontáveis vezes.

Geração de divisas para o País. O rerrefino é responsável por evitar parte da importação desse do óleo mineral, garantindo uma economia de divisas ao País na ordem de US$ 300 milhões por ano, uma vez que o Brasil não é autossuficiente na produção de óleos básicos.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010) Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

Sobre Lwart Soluções Ambientais

“Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comercias e industriais. A Lwart Soluções Ambientais possui duas plantas, sendo uma para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), e outra especializada em resíduos sólidos, localizada em Piracicaba (SP), bem como 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos.”

Mais informações em https://www.lwart.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5041 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!