Dos memes à onça-pintada: mercado de arte digital ganha projeto inédito da AMPARA Silvestre

Organização lançará 10 mil imagens virtuais exclusivas, cuja venda reverterá em apoio à proteção animal.
Organização lançará 10 mil imagens virtuais exclusivas, cuja venda reverterá em apoio à proteção animal.

Imagem: Divulgação | Organização lançará 10 mil imagens virtuais exclusivas, cuja venda reverterá em apoio à proteção animal. Modelo Isabeli Fontana é madrinha da iniciativa.

Arremates com valores na faixa dos milhões são comuns quando se tratam de renomadas obras de arte. Mas, recentemente, tem chamado atenção a compra de imagens que estão somente no mundo virtual, incluindo memes negociados por impensáveis R$ 20 milhões.

De olho nessa tendência, que utiliza a tecnologia NFT (token não-fungível), a AMPARA Silvestre terá seu trabalho beneficiado por meio da venda de uma coleção de artes digitais inspiradas na onça-pintada, animal ameaçado de extinção que recebe apoio da organização tanto na reintrodução na natureza quanto na oferta de condições adequadas aos que precisam viver em cativeiro.

Ainda considerado novo pela maior parte da população brasileira, o mercado de criptoativos conta com projetos em todo mundo em que um percentual da venda é repassada às causas sociais. Novidade no Brasil, o lançamento da venda virtual de imagens, que beneficiará a AMPARA com 40% do valor de cada arte, é feito em parceria com o Yoshie Lab Design.

Juntos, criaram o projeto PowerJags, uma coleção de 10 mil NFTs que estarão à venda no dia 14 de novembro no site https://www.powerjags.io .

A soltura de Ousado, onça-pintada vítima dos incêndios florestais no Pantanal que foi socorrida pela equipe de resgate de fauna da AMPARA Silvestre com queimaduras de segundo grau nas patas, é uma das grandes inspirações do projeto.

“A notícia sobre o retorno de Ousado à natureza correu o mundo emocionando muita gente. Então, decidimos criar uma ‘soltura digital’ dos NTFs em seu lançamento, como uma forma de destacar a importância dos projetos de reintrodução dos animais em seu habitat natural“, afirma Marina Yoshie, diretora do Yoshie Lab Design.

A tecnologia NFT é usada para vender produtos digitais autorais como imagens, músicas, vídeos, filmes, mensagens de redes sociais e os famosos memes.

“Você compra um número que representa uma imagem, mas você não sabe qual imagem será. No nosso trabalho de campo, libertamos as onças de caixas de transporte para voltarem ao seu habitat após se recuperarem. No projeto, quando a soltura acontecer, no dia seguinte da compra, você saberá qual é o desenho da sua onça“, explica a vice-presidente da AMPARA, Marcele Becker.

O coordenador geral do PowerJags, Junior Camargo, diz que as NFTs serão vendidas por um preço que, se convertido da moeda virtual, gira em torno de R$ 520. Para comprar, os interessados em ajudar a causa deverão ter ou abrir uma conta em corretora de criptomoeda, em um processo semelhante ao de um banco virtual e, ao depositar dinheiro, o valor será convertido para a uma moeda digital.

Serão permitidas compras de até 20 artes de onças por pessoa, cada uma tem um desenho exclusivo – e pode ser que o comprador tenha a sorte de receber uma mais rara, como a onça preta. Com a carteira na corretora, a AMPARA poderá fazer o caminho inverso e converter a moeda digital para a real para investir em suas ações no Brasil.

“Estamos procurando pessoas interessadas na causa que, por meio do seu amor pelos animais e pela preservação, acabarão criando uma comunidade dentro do PowerJags. Estamos abertos para tirar dúvidas sobre as compras. Além de ajudar a AMPARA, a pessoa deve perceber que também estará investindo, já que as NFTs podem se valorizar e serem vendidas por um valor maior que o adquirido”, observa Camargo.

A modelo Isabeli Fontana é a madrinha do projeto PowerJags. Apaixonada por causas de defesa do meio ambiente, ela apoia o trabalho da AMPARA e contribuirá com a divulgação do projeto em suas redes sociais.

“Saber que a AMPARA terá uma parte significativa de suas vendas realmente me tocou, porque as ações de preservação da onça-pintada necessitam de um aporte financeiro muito robusto. Essa é, portanto, uma nova forma muito bem-vinda de buscar recursos para defender a natureza“, comenta Isabeli.

Sobre a AMPARA AMBIENTAL

Em atividade desde 2010, A AMPARA Animal é a maior organização de proteção animal do país e atua pela defesa dos direitos e respeito aos animais.

Site: http://www.amparoambiental.com.br

Crédito:
Imprensa | Ampara Animal

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3423 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!