Geração de energia solar em parque aquático representa diminuição de 338 mil toneladas de gás carbônico ao ano

softelec

Imagem: Divulgação | Preservação da natureza e futuro de novas gerações faz parte do projeto de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O cuidado com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações através da sustentabilidade foram os principais motivos que levaram o parque aquático Thermas Water Park São Pedro (SP) a investir em uma usina solar fotovoltaica.

Projetada e implantada para usar com eficiência os recursos naturais causando o menor impacto possível ao meio ambiente, ela faz com que o parque deixe de emitir mais de 338 mil toneladas de gás carbônico por ano, o equivalente ao ciclo de oxigênio (fotossíntese) de mais de 2.500 árvores.

Crédito: Divulgação

Abrigada em uma área de 12.000 metros quadrados, a usina tem capacidade para produção de 1.146.000 kW-h/ano, o que significa 60% do consumo próprio que o parque utiliza de energia. Esta energia produzida pelo parque seria suficiente para abastecer 10 casas que gastam 350 kW-h/mês por quase 30 anos, o que representa uma economia pelo tarifário atual da companhia de energia em mais de 1 milhão de reais para estas famílias juntas.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Com tantas melhorias e com objetivo de manter a responsabilidade socioambiental, o projeto de ampliação com a segunda usina solar fotovoltaica já está previsto, o que garantirá o triplo do volume em sua capacidade de produção de energia, já visando a expansão do parque com mais infraestrutura, segurança e diversão, que inclui nova fachada, nova portaria de acesso, estacionamentos com cancelas automatizadas e uma praça gastronômica com espaço para shows e eventos na área externa do parque aquático. Além da entrega no segundo semestre de 2022 da primeira fase do Thermas São Pedro Resort, projeto imobiliário turístico do Grupo J. Andrade com a WAM Brasil e a ABL Prime, e contam com uma das mais conceituadas empresas de construção do país, a MPD Construtora.

Mais sustentabilidade

Outra ação de sustentabilidade dentro do complexo é o Centro de Reciclagem, construído em local apropriado e com máquinas exclusivas, onde todo material coletado é embalado adequadamente para o descarte correto.

Ele foi criado com o objetivo de reduzir o impacto dos resíduos produzidos pelo parque e reinserir os materiais recicláveis para serem aproveitados como matéria-prima na indústria conhecida como de transformação. Pratos, latinhas de refrigerantes, talheres e copos descartáveis são alguns dos materiais recolhidos pela equipe de limpeza do parque e direcionados ao centro que é equipado para triagem de materiais como plástico, papel e aço.

Sobre o parque

A cerca de 180 km da capital paulista, o Thermas Water Park São Pedro (SP) é um dos parques aquáticos mais completos do Brasil, que traz inúmeras opções de serviços para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, recreação infantil, diversão, alegria, hospedagem, e milhões de litros de águas, inclusive quentes, para aproveitar o ano todo.

Com reconhecimento internacional, foi apontado entre os 10 parques mais visitados da América Latina pela Themed Entertainment Association (TEA). É no Thermas Water Park que está localizada a maior Piscina de Ondas do Estado de São Paulo, com 1.300 metros quadrados de área construída, 2,6 milhões de litros de água e com 16 níveis de ondas.

O parque ainda conta com o maior Parque Infantil da América Latina. São 8.000 metros quadrados divididos em área baby (com brinquedos para crianças de até 6 anos), área infantil (para crianças de 7 a 12 anos) e o Rio Lento para todas as idades. Para ajudar mamães e papais, a área infantil conta com playground, banheiro da família, fraldários, espaço para amamentação, e uma área especial com gazebos e atendimento vip para as famílias que buscam mais privacidade.

Os visitantes do Thermas Water Park podem usufruir também de diversas atrações com complexo de piscinas, incluindo a rampa de boias; os quilômetros de toboáguas em formatos reto e caracol; o Free Fall, que possui incríveis 12 metros de queda livre; a exposição do Mundo Pré-Histórico e a Fazendinha do Vô Bráulio.

Crédito: Divulgação

Em sua estrutura, o parque possui restaurantes, lanchonetes, sorveteria, lojas de conveniência, locação de armários, estacionamento, enfermaria e segurança aquática.

Idealizado no início da década de 90 pelo Grupo J. Andrade, o Thermas Water Park de São Pedro (SP) oferece diversas atrações durante todo o ano. Numa área de 4 milhões de metros quadrados – sendo quase 70 mil metros quadrados de construção -, com milhões de litros de água espalhados por 19 piscinas, o complexo turístico tem como diferencial o fácil acesso a partir de importantes centros urbanos e rodovias, e localizado a menos de uma hora do Aeroporto Internacional de Viracopos e aproximadamente duas horas de São Paulo capital.

Serviço

O Thermas Water Park São Pedro fica na Rodovia Geraldo de Barros – SP 304 – Km 189 – Fazenda Limoeiro. Mais informações pelo (19) 3181-2111, 3481-0900 ou www.thermas.com.br.

Crédito:
Imprensa | Thermas Water Park São Pedro

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!