Energia eólica: Evonik e EnBW firmam mais um contrato de fornecimento de energia de longo prazo do parque eólico offshore ‘He Dreiht’

softelec

Imagem: Divulgação

  • Contratos de Compra de Energia (PPAs) deverão cobrir mais de um terço da necessidade energética da Evonik na Europa
  • Mais 50 MW serão adicionados aos 100 MW de energia eólicas offshore já contratados da EnBW
  • Próximo passo para a redução das emissões de CO2
PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Fevereiro de 2023 – Ainda mais energia eólica do Mar do Norte: A Evonik ampliou a sua cooperação com a EnBW e firmou um segundo contrato de compra de energia elétrica do planejado parque eólico offshore He Dreiht‘. Um primeiro contrato de compra de energia (PPA) já foi concluído para a aquisição de 100 MW no ano passado. O segundo contrato agora acrescenta mais 50 MW. Com esse acréscimo, a empresa de especialidades químicas estima poder cobrir mais de um terço de sua necessidade energética na Europa a partir de 2026. O prazo da segunda parcela também é de 15 anos.

“A ampliação da cooperação com a EnBW representa o passo seguinte em nosso propósito de reduzir de maneira significativa a nossa dependência dos combustíveis fósseis e suas flutuações de preços”, diz Christian Kullmann, CEO da Evonik. A Evonik anunciou a primeira parcela do PPA com a EnBW em novembro de 2022. Outros contratos de fornecimento de eletricidade verde diretamente dos produtores estão no estágio de planejamento. “Estamos determinados a aumentar a participação da eletricidade verde em nosso mix energético e, dessa maneira, reduzir ainda mais as emissões de gases do efeito estufa“, acrescenta Kullmann.

“Estamos construindo o parque eólicoHe Dreiht‘ com dinheiro levantado no mercado e não com financiamento público. Contratos de compra de energia de longo prazo são a maneira correta de ampliar a capacidade renovável“, explica Georg Stamatelopoulos, membro do conselho da EnBW. “Os PPAs se estabeleceram como instrumento importante da transição energética. Por essa razão é ainda mais importante que as intervenções do estado no mercado não constituam soluções permanentes. Isso poderia surtir um impacto negativo na disposição de investir e acabar dificultando a ampliação adicional da capacidade renovável. Estamos muito satisfeitos por poder apoiar a Evonik na redução das emissões de CO2 com um pacote adicional de energia eólica offshore. Ao fazer isso, estamos gradualmente contribuindo para a descarbonização da indústria”, acrescenta.

“No ano passado, registramos um aumento significativo de consultas de empresas de médio e grande porte”, diz Stamatelopoulos. “Isso demonstra haver um interesse considerável entre as empresas em usar PPAs para perseguir de maneira consistente as suas próprias metas de sustentabilidade. Esta é uma contribuição significativa para a transição energética, que só conseguiremos realizar juntos”.

“Já hoje 27% da eletricidade adquirida externamente pela Evonik no mundo inteiro já provém de fontes renováveis. As duas parcelas de PPAs asseguradas com a EnBW aumentarão de maneira significativa esse número para cerca de 50%”, diz Thomas Wessel, integrante da diretoria executiva responsável por sustentabilidade na Evonik. “Ao mesmo tempo, a cooperação vai reduzir as emissões do escopo 2 da Evonik, ou seja, as emissões atribuíveis à eletricidade adquirida externamente, em 150.000 toneladas de CO2 ao ano”, informa Wessel.

O parque eólico de ‘He Dreiht‘ será construído a cerca de 90 km de Borkum, a noroeste, e a cerca de 110 km de Helgoland, a oeste, e deverá iniciar suas operações no final de 2025. Em 2017, a EnBW garantiu o contrato na primeira licitação offshore na Alemanha com proposta de zero centavo, inaugurando uma nova tendência no mercado offshore. O parque eólico offshore em construção sem subsídio do estado é, atualmente, um dos maiores projetos de transição energética da Europa. Turbinas com uma potência de 15 megawatts estão definidas para serem usadas pela primeira vez. A EnBW planeja tomar a decisão final de investimento ainda no primeiro trimestre de 2023.

Sobre a EnBW

Com mais de 26.000 colaboradores, a EnBW é uma das maiores empresas de energia da Alemanha e da Europa. A empresa abastece cerca de 5,5 milhões de clientes com eletricidade, gás e água, além de serviços e produtos nas áreas de infraestrutura e energia. A ampliação das energias renováveis é um alicerce na estratégia de crescimento e um foco dos investimentos. A EnBW investirá cerca de quatro bilhões de euros na ampliação da capacidade de energia eólica e solar entre 2021 e 2025. Até o final de 2025, mais da metade do seu portfólio de geração deverá consistir em energias renováveis. Além disso, a ampliação das energias renováveis é uma parte importante da Agenda de Sustentabilidade da EnBW à medida que a empresa caminha para a neutralidade climática até 2035.

A EnBW esta ativamente envolvida em questões de PPA na Alemanha desde o princípio. Em 2019, a empresa firmou o primeiro PPA do gênero na Alemanha com a Energiekontor. Em dezembro de 2021, anunciou o primeiro contrato de fornecimento com a Fraport AG para 85 megawatts de eletricidade do parque eólico offshore ‘He Dreiht’. Em 2022, seguiram-se a Evonik com 100 MW e a Salzgitter com 50 MW.

Site oficial: https://www.enbw.com/

Sobre a Evonik

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2021, registrou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,38 bilhões de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Cerca de 33.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro.

Site oficial: http://www.evonik.com.br/
Redes sociais:
https://www.facebook.com/Evonik/
https://www.instagram.com/evonik.brasil/
https://www.youtube.com/EvonikIndustries
https://www.linkedin.com/company/evonik
https://twitter.com/Evonik_BR

Ressalva:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função das mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!