Empresa brasileira já transformou 1 bilhão de litros de lixiviado, líquido altamente contaminante, conhecido como chorume, em água de reuso destinada a retornar ao meio ambiente!

softelec

Quem já ouviu falar sobre chorume?

Chorume é o nome popular dado àquele líquido de cheiro forte, que vem da decomposição de matéria orgânica dos resíduos. Tecnicamente, chamam de lixiviado. Este líquido é altamente carregado de metais pesados e alta carga de nitrogênio amoniacal (razão do cheiro forte).

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

É de extrema importância que este lixiviado seja tratado corretamente, e não diluído de forma incorreta no meio ambiente. Este lixiviado pode infiltrar-se no solo, principalmente de aterros sanitários, contaminando solo e subsolos, lençóis freáticos, córregos e rios, e assim por diante.

A empresa LTM BRASIL tem realizado um trabalho magnifíco no Brasil. A empresa nasceu de uma divisão em 2016 do grupo Hera Europa, com mais de 30 anos no mercado de operações de resíduos classe I e II e tratamento de lixiviados por toda Europa e América Latina.

ROTA TECNOLÓGICA ATRAVÉS DA OSMOSE REVERSA, LTM BRASIL TRABALHANDO PARA CONSERVAÇÃO DO MEIO- AMBIENTE

A LTM BRASIL já possui várias instalações em funcionamento pelo Brasil. Impressões de algumas plantas já instaladas: duas no estado do Rio Grande do Sul, duas no Pará e uma no estado de Santa Catarina.

“A contaminação pelo lixiviado pode gerar doenças graves em seres-humanos e levar a morte de inúmeros outros seres vivos, especialmente peixes. Através da nossa tecnologia de osmose reversa, a LTM BRASIL realiza a purificação do lixiviado, este efluente contaminante, lançando ao meio-ambiente 99,8% de pureza após seu processo”, diz Marcelo Viegas, supervisor comercial e operacional no Brasil.

“Hoje, estamos comemorando a purificação de 1 bilhão de litros de lixiviado tratado, retornando ao meio-ambiente água de reuso limpa e retornável ao meio-ambiente. Trabalhamos para conscientizar os aterros sanitários que tem solução para poupar e preservar o meio-ambiente. A LTM BRASIL está fazendo a sua parte!”, diz Marcelo Viegas.

Visita do CEO da Espanha ao Brasil à instalação. Da esquerda para direita: Gustavo Baldissera presidente grupo CETRIC, Luis Oreja diretor químico LTM medio-ambiente da América Latina. Diego Molinet, engenheiro químico do grupo CETRIC, Marcelo Viegas supervisor da LTM BRASIL, Loana Defevari engenheira química grupo CETRIC e Valmir Baldissera, sócio e diretor do grupo CETRIC.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5044 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!