A irrigação como agente mitigador da seca no sul do Brasil

softelec
Netafim, uma solução de irrigação eficiente, criada por agricultores para agricultores.
Netafim, uma solução de irrigação eficiente, criada por agricultores para agricultores.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2023 – A estiagem que afeta o sul do Brasil, levou 44 municípios do Rio Grande do Sul a decretarem estado de emergência, com prejuízos na casa dos milhões na agricultura, tendo em vista que essa região é grande produtora de grãos. 

A seca é um fenômeno antigo e cíclico, que o ser humano deve buscar conviver e buscar alternativas que mitiguem os seus danos. Como exemplo de como lidar com a seca, temos Israel, localizado no oriente médio, que nos ensina uma grande lição: é possível produzir mais com menos, em um ambiente de seca extrema através da irrigação localizada.

Israel se tornou exportador desta tecnologia para o mundo inteiro, onde através de mangueiras com emissores de alta tecnologia, fornecem água e nutrientes de maneira localizada e na quantidade ideal para a planta, sem desperdício.

Essa tecnologia se chama irrigação por gotejamento.

O gotejamento transformou a realidade de regiões áridas em todo o mundo, como por exemplo o vale do são Francisco e Mossoró no Rio Grande do Norte, grandes polos exportadores de frutas. Nestas regiões a pluviosidade é muito baixa durante o ano, sendo praticamente impossível produzir dependendo exclusivamente da chuva. 

Esta tecnologia por gotejamento pode ser utilizada com outras tecnologias de monitoramento do solo, como tensiômetros e estações meteorológicas, que proporcionam um ajuste mais fino da quantidade de água a ser ofertada à planta.

A estação meteorológica fornece dados como a evapotranspiração, que é a quantidade de água que o solo perdeu pela evaporação, tendo também a transpiração, que é quantidade de água que a planta perdeu, necessitando assim repor essa água de acordo com a fase fenológica da cultura.

Os tensiômetros auxiliam no fornecimento da informação da quantidade de água disponível no solo para a planta, servindo como ferramenta de quando se deve irrigar. Com essas informações fornecidas, o agricultor tem em mãos a escolha de quando irrigar e fertirrigar, utilizando os insumos e recursos naturais de forma mais precisa, produzindo com mais qualidade.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural

Site oficial: https://www.netafim.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!