ONU: Declaração Universal dos Direitos da Água, DHAS, ODS6 e Década da Água reforçam o compromisso global no Dia Mundial da Água

softelec
Foto: Manuel Darío Fuentes Hernández, Pixabay
Foto: Manuel Darío Fuentes Hernández, Pixabay

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin (MTB 0092611/SP) em colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

  • 1992: A ONU produziu e publicou em 22 de março de 1992 a Declaração Universal dos Direitos da Água, data que se tornou o Dia Mundial da Água.
  • 2010: O DHAS Direito humano à Água e ao Saneamento foi reconhecido como um direito humano pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 28 de julho de 2010, afirmando que a água potável e o saneamento são essenciais para a vida de todas as pessoas. .
  • 2015: O ODS6 faz parte da Agenda 2030 da ONU com metas claras para os Estados membros, para garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água e saneamento para todos.
  • 2018-2028: A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a década 2018-2028 como a Década Internacional para Ação, Água para o Desenvolvimento Sustentável, que começou no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2018, e termina no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2028.
PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – A água doce, em quantidade e qualidade suficientes, é essencial em todos os aspectos da vida e do desenvolvimento sustentável. Os direitos humanos de acesso à água e ao saneamento são amplamente reconhecidos pelos Estados membros da ONU.

Os recursos hídricos são intrinsicamente associados a todos os aspectos do desenvolvimento (por exemplo, à segurança alimentar, à promoção da saúde e à redução da pobreza), e são necessários para sustentar o crescimento econômico na agricultura, na indústria e na geração de energia, assim como para a manutenção de ecossistemas saudáveis (UN Water SDG6 Synthesis Report 2018).

De acordo com ONU, 25% da população mundial não tem acesso a água potável.

O acesso inadequado à água pode ter como causas as demandas crescentes, a má gestão, a degradação da água pela poluição e a exploração das águas subterrâneas. De acordo com as Nações Unidas, no mundo, uma em cada três pessoas ainda não tem acesso a água potável e mais da metade da população não tem acesso ao saneamento básico.

De acordo com a ONU, 46% da população global vive sem acesso a saneamento.

A Declaração Universal dos Direitos da Água é um documento produzido e publicado pela ONU em 22 de março de 1992, data que se tornou o Dia Mundial da Água. O documento foi elaborado pensando nas gerações futuras, ao acesso universal à água potável, considerando a conscientização sobre o consumo consciente da água, associando-se a isso a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Relatório Mundial da ONU sobre Recursos Hídricos: O Valor da Água

De acordo com a matéria do Trata Brasil que cita como fonte o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021: O Valor da Água:

  • Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em países em situação de estresse hídrico (United Nations, 2018).
  • Estima-se que 4 bilhões de pessoas vivem em áreas que sofrem grave escassez física de água por pelo menos um mês ao ano (Mekonnen; Hoekstra, 2016).
  • Cerca de 1,6 bilhão de pessoas enfrentam escassez “econômica” de água, o que significa que, embora a água possa estar fisicamente disponível, não existe infraestrutura necessária para que as pessoas tenham acesso a essa água (Comprehensive Assessment of Water Management in Agriculture, 2007).
  • A América Latina e o Caribe têm uma média de quantidade de água por habitante de cerca de 28 mil metros cúbicos por ano, o que é mais de quatro vezes a média mundial, de 6 mil m³/habitante/ano (FAO, 2016).
  • A proporção média de águas residuais que são tratadas com segurança é pouco abaixo de 40%. Cerca de um quarto dos trechos de rios na região são afetados por contaminação grave de patógenos. A principal fonte desse tipo de poluição é o esgoto doméstico (UNEP, 2016).
  • O Grupo de Recursos da Água 2030 (2030 Water Resources Group, 2009) concluiu que o mundo provavelmente vai enfrentar um déficit hídrico global de 40% até 2030, em um cenário “sem alterações” (business-as-usual).
  • Cerca de 80% de todas as águas residuais industriais e municipais são lançadas no meio ambiente sem qualquer tratamento prévio, com efeitos prejudiciais para a saúde humana e para os ecossistemas (WWAP, 2017).
  • Cerca de 380 bilhões de metros cúbicos de água podem ser recuperados dos volumes anuais de esgoto produzidos. Espera-se que esse tipo de reúso de água alcance 470 bilhões de metros cúbicos até 2030, e 574 bilhões até 2050 (Qadir et al., 2020).
  • Em 2030, o investimento em infraestrutura hídrica e saneamento deverá ser em torno de US$ 0,9 a 1,5 trilhão por ano, cerca de 20% da necessidade total para todos os tipos de investimento em infraestrutura (OECD, 2017b). Cerca de 70% desse investimento total em infraestrutura será no Sul global, com grande parcela em áreas urbanas de rápido crescimento (GCEC, 2016). Nos países desenvolvidos, grandes investimentos serão necessários para renovação e atualização.

Vale a pena ler de novo: Declaração Universal dos Direitos da Água

O documento, elaborado pela ONU, reúne 10 artigos de conscientização do valor da água, da sua preservação como bem vital e valioso do planeta:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão é plenamente responsável pela água nossa de cada dia.
  2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial da vida em todo ser vegetal, animal ou humano. Sem água não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano – o direito à vida, tal qual é estipulado no Artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  5. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  8. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

A água e o saneamento básico são recursos vitais e direitos humanos, cujos acessos são essenciais para a saúde, sustentabilidade ambiental e prosperidade econômica.

DHAS | Direito humano à Água e ao Saneamento

O DHAS (Direito humano à Água e ao Saneamento) foi elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010 com o objetivo de reconhecer e garantir a todos o acesso à água potável segura e ao saneamento básico. Essa iniciativa foi motivada pela crescente escassez de recursos hídricos no mundo e pela necessidade de se garantir o direito básico de ter acesso à água e ao saneamento. Alguns países já haviam reconhecido esse direito em suas legislações, mas a iniciativa da ONU buscou estabelecer um marco global para a promoção desses direitos.

  1. O DHAS obriga os governos a garantir que as pessoas possam desfrutar de água e saneamento de qualidade, disponíveis, aceitáveis, acessíveis e a preços acessíveis. 
  2. A acessibilidade da água considera até que ponto o custo da água se torna inibitório de tal forma que exige que se sacrifique o acesso a outros bens e serviços essenciais. Geralmente, uma regra geral para a acessibilidade da água é que ela não deve ultrapassar 3-5% da renda das famílias. 
  3. A acessibilidade da água leva em consideração o tempo gasto, a comodidade para chegar à fonte e os riscos envolvidos no trajecto até à fonte de água.
  4. A água deve ser acessível a todos os cidadãos, o que significa que a água não deve estar a mais de 1000 metros e deve estar dentro de 30 minutos. 
  5. A disponibilidade de água considera se o abastecimento de água está disponível em quantidades adequadas, confiáveis e sustentáveis.
  6. A qualidade da água considera se a água é segura para consumo, inclusive para beber ou outras atividades.
  7. Para a aceitabilidade da água, ela não deve ter nenhum odor e não deve ser de nenhuma cor.

Agenda 2030 da ONU: ODS6 – Água potável e Saneamento

Agenda 2030 da ONU | ODS6

O ODS6 reforça a Declaração Universal dos Direitos da Água, para garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água e saneamento para todos.

São muitos os desafios da ODS6 até 2030, como: melhorar a qualidade da água potável, reduzir poluições nos rios e represas, eliminar o descarte indevido de plásticos, resíduos químicos e materiais contaminantes nas águas, reduzir as águas residuais não tratadas pela metade e aumentar a segurança hídrica.

Como metas até 2030, o ODS6 quer alcançar:

6.1) O acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
6.2) O acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles que estão em situação de vulnerabilidade.
6.3) Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a libertação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo para metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e a reutilização, a nível global.
6.4) Aumentar substancialmente a eficiência no uso da água em todos os setores e assegurar extrações sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.
6.5) Implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.
6.6) Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas húmidas, rios, aquíferos e lagos.
6.a) Ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo extração de água, dessalinização, eficiência no uso da água, tratamento de efluentes, reciclagem e tecnologias de reutilização.
6.b) Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!