WWF-Brasil lança versão atualizada da Calculadora de Pegada Ecológica

softelec
Calculadora de Pegada Ecológica

Imagem: Divulgação | Ferramenta mede o impacto ambiental dos padrões de consumo para o planeta; nova versão traz uma roupagem mais moderna e intuitiva, com perguntas fáceis para identificar a pegada deixada no consumo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Você já pensou qual marca você está deixando no meio ambiente? Se o seu estilo de vida poderia ser mais sustentável? Por incrível que pareça, pequenos hábitos podem ter um grande impacto sobre a saúde da Terra. Mas, como saber o quanto nossos hábitos de consumo afetam o planeta? Para responder essa pergunta, o WWF-Brasil atualizou e está relançando uma página com interface moderna e intuitiva, com perguntas fáceis sobre alimentação, moradia, consumo de energia e uso de transporte. Ao analisar o que fazemos em nosso dia a dia, a calculadora informa qual a pegada que estamos deixando sobre o planeta.

A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo sobre os recursos naturais. Cada Pegada Ecológica de um país, de uma cidade, de uma empresa ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida.

Em outras palavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar.

No site, é possível mensurar quantos planetas seriam necessários para cada pessoa, se ela mantiver as ações inseridas no questionário; qual seria o seu dia de sobrecarga (conceito utilizado para indicar a data que o consumo anual de recursos naturais chega no limite); a comparação da sua pegada com a de outros países e as possíveis soluções para a problemática.

A Pegada Ecológica pode ser usada por pessoas e empresas e, principalmente, pelos professores como instrumento de conscientização. A iniciativa está inserida no contexto do aumento da temperatura do planeta, que requer maior controle de emissões de gases poluentes, com o intuito de manter o planeta com temperatura segura para as próximas gerações.

“Diante da emergência da crise climática, os hábitos de consumo precisam ser repensados e readequados. Não é seguro continuarmos a destruição do planeta para mantermos padrões de vida que colocam em risco o futuro das próximas gerações. A calculadora da pegada ecológica é um ótimo material educativo para deixar mais palpável este assunto, muitas vezes abstrato”, afirma Giselli Cavalcante, analista de engajamento do WWF-Brasil.

A iniciativa é apoiada pela Aegea, líder no setor privado de saneamento e parceira do WWF-Brasil em um projeto de restauração na região da Cabeceiras do Pantanal, que também está em um movimento de engajar seus colaboradores a terem um estilo de vida mais sustentável.

Outras empresas também são convidadas a utilizar o site para verificar como estão consumindo e buscar medidas para reduzir seu impacto. “Certamente as marcas que uma empresa deixa na natureza são muito maiores que a de uma pessoa. Por isso, é indispensável que elas também se comprometam a deixar um planeta mais sustentável para o futuro. Já existem medidas compensatórias e mitigadoras que podem ser adotadas,” ressalta Giselli.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que desde 1996 atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.

Site oficial: https://www.footprintcalculator.org/sponsor/wb/wb_pt

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5043 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!