Economia circular: saiba como funciona a logística reversa da Samsung para o descarte adequado de eletrônicos

Economia circular: saiba como funciona a logística reversa da Samsung para o descarte adequado de eletrônicos

Imagem: Divulgação Samsung | Veja como a destinação correta desses resíduos faz toda a diferença no cuidado com o meio ambiente

São Paulo, outubro de 2021 – O descarte de aparelhos eletrônicos é um fator de grande importância para a saúde das pessoas e do meio ambiente. Pensando nisso, a Samsung conta com o Re+, um programa de reciclagem que oferece descarte gratuito e ecologicamente correto aos consumidores da marca.

Saiba como essa e outras iniciativas ecológicas da companhia contribuem para a conscientização das pessoas e adoção de práticas mais sustentáveis, e como utilizá-las:

  1. Dispositivos de pequeno porte

Nas lojas e assistências técnicas autorizadas da Samsung em todo o Brasil existem urnas de coleta para itens de pequeno porte, como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores. Ao depositar esses objetos na urna, o proprietário do aparelho deve preencher e assinar um termo, garantindo que está ciente e de acordo com o descarte ambientalmente correto pela Samsung, seguindo os requerimentos da legislação vigente. O termo pode ser obtido através do canal log.reverse@samsung.com.

  1. Produtos de médio e grande portes

Já os consumidores interessados em descartar produtos de médio e grande portes, como refrigeradores, máquinas de lavar, aparelhos de ar condicionado e televisores, devem entrar em contato pelo e-mail log.reverse@samsung.com, informando sua localização e o tipo de produto que deseja descartar. A partir dessas informações, a Samsung define a forma mais apropriada para descarte do produto, podendo indicar o ponto de coleta mais próximo à casa do consumidor quando se tratar do recebimento de produtos de médio porte ou, no caso de produtos de grande porte, agendar a coleta do produto diretamente na casa do consumidor.

  1. Cuidados antes do descarte

Antes de descartar qualquer aparelho tecnológico, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, o consumidor deve transferir seus dados para outro dispositivo e apagá-los completamente do aparelho. Em caso de celulares e smartphones, também é importante remover o chip da operadora e o cartão de memória. Essa prática é importante porque todos os dados armazenados nos aparelhos descartados serão destruídos no processo de reciclagem dos objetos.

Conheça o processo de reciclagem

Crédito: Divulgação

Para garantir a destinação adequada dos materiais descartados, a Samsung conta com prestadores de serviços altamente qualificados e devidamente licenciados pelos órgãos ambientais competentes. Depois de retirados nos pontos de coleta, os dispositivos passam por um rígido processo de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes, para que as matérias-primas sejam reinseridas na cadeia produtiva.

Desde o início do Programa Re+ no Brasil, a Samsung já coletou toneladas de equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte por meio das urnas em suas lojas, na casa dos consumidores e, também, de partes e peças danificadas de produtos que passam pela assistência técnica da empresa.

Além do Re+, a Samsung participa de Sistemas de Logística Reversa coletivos, que promovem ações conjuntas com outros fabricantes para aumentar o acesso a pontos de coleta de lixo eletrônico em todo o País. Para saber mais acesse www.abree.org.br e www.greeneletron.org.br.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Site oficial: https://www.samsung.com/br/

Crédito:
Imprensa | Samsung

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3167 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!