SCGÁS abre sua primeira chamada pública para aquisição de biometano

softelec

Imagem: Divulgação | Propostas podem ser enviadas até 16 de dezembro; Diversificação de supridores e expansão ao interior catarinense são alguns dos objetivos da Companhia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – A Companhia de Gás de Santa Catarina publicou sua primeira chamada pública para o recebimento de propostas de fornecimento de biometano, que podem ser enviadas até o dia 16 de dezembro de 2022.

O edital de Biometano CPBio 2022 irá contribuir com o crescimento do mercado em sua área de concessão e permitirá a ampliação da diversificação do seu portfólio de supridores. Essa medida também deve gerar um estímulo ao mercado de biometano, observando os fatores de viabilidade econômica, regulatória e operacional para disponibilização aos seus usuários.

O biometano

Proveniente da decomposição de matéria orgânica, o biometano é um energético renovável que está entre as apostas do mercado catarinense para o futuro. Este combustível se origina da purificação do biogás, insumo abundante no Estado. Além de promover a sustentabilidade, o energético poderá auxiliar no desenvolvimento econômico local, agregando sustentabilidade, eficiência energética e tecnologia.

Em Santa Catarina, a SCGÁS apoia iniciativas de geração e produção de biometano através de diversas ações e estudos. Um levantamento realizado em 2009 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a concessionária demonstrou que o potencial de geração de metano na geografia catarinense é de cerca de 2.918.107 m³/dia.

O valor é 41% maior do que o volume de gás natural consumido em todo o Estado em julho desde ano, podendo abastecer 54.685 residências com consumo médio de 200 KWh/mês.

Interiorização da rede de distribuição

Além da possibilidade de ser injetado na malha de distribuição, o aproveitamento do Biometano poderá ser um grande vetor de interiorização do gás.

Os resíduos da agropecuária ou de aterros sanitários de municípios distantes da rede de transporte tornam-se insumo para a produção do Biometano. Isso facilitaria a construção de uma rede estruturante para garantir a produção local e traria oportunidades de negócios para a região.

Para saber mais sobre o edital de Biometano CPBio 2022, acesse o site oficial da SCGÁS.

Crédito:
Imprensa | SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!